Seguro
Auto

Como é calculado o Seguro Auto por Km?

Compartilhe em:

seguro

Quilometragem é fixa no seguros convencionais

Nos seguros convencionais, o segurado informa a quilometragem média que percorre diariamente durante o questionário sobre o perfil de uso. Assim, a precificação é feita em cima deste dado. Quanto mais a pessoa roda, maior o risco e mais caro o seguro. Entretanto, caso você reduza sua quilometragem em um mês, quinzena ou semana, o custo do seguro continuará igual, pois ele foi definido no ato da contratação.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

No seguro pago por uso, você paga só quando roda

Já no seguro pago por uso é diferente. Ao fazer a contratação, o segurado faz uma assinatura do serviço por um valor fixo, como em serviços de streaming. A grande vantagem é que o preço da mensalidade final será de acordo com o tanto que o cliente rodar, pois há um adicional por quilômetro rodado.

Funciona assim: o segurado fecha a contratação com a assinatura fixa e paga alguns centavos por cada quilômetro que rodar. Se rodar pouco, paga menos. Se rodar mais, o valor mensal do seguro sobe. Para aqueles que rodam pouco ou utilizam o carro e outros modais como metrô, trem, ônibus, bicicleta ou carona, é certeza de economia.

Como é feita a medição da quilometragem?

No caso do Pay Per Use da Thinkseg, a medição da quilometragem é feita por meio de telemetria. Ao contratar o serviço, o segurado precisa baixar o aplicativo da Thinkseg e ele será o responsável pela contagem. 

O app consegue distinguir a maneira como o segurado se locomove: se com o carro segurado, de ônibus, metrô ou qualquer outro meio de transporte. Ou seja, a cobrança por quilômetro só será realizada quando o veículo indicado na apólice estiver em movimento. 

Caso o celular fique sem bateria ou sem cobertura de conexão, não tem problema. Se for necessário, a Thinkseg pode solicitar o envio da foto do seu odômetro pelo app para apurar as diferenças e sempre cobrar o valor correto.

O app Pay Per Use também ajuda a dirigir melhor

A telemetria presente no app Pay Per Use também consegue analisar a forma como o motorista conduz o carro, registrando velocidade, aceleração, uso dos freios, comportamento em curvas, utilização do celular. Com os dados, o aplicativo dá dicas de como melhorar a condução.

Como é feita a cobrança do Pay Per Use Thinkseg?

Como dito acima, o Pay Per Use é um serviço com formato parecido com o dos aplicativos de streaming, como Netflix, YouTube, Spotify, entre outros. O valor fixo da assinatura mais a quantidade de quilômetros rodados são debitados no cartão de crédito todos os meses.

Assim como nesses serviços, é possível cancelar e contratar o seguro Pay Per Use quando quiser, via app e sem burocracia. Mensalmente, é enviado um e-mail com uma proposta para continuidade do seguro Pay Per Use. Caso não tenha interesse em continuar,  o cancelamento é sem multas.

Existe perfil ou classe de bônus?

Ao contratar o seguro, um breve questionário deve ser respondido para que o perfil de uso do segurado seja traçado. São necessárias poucas informações do condutor e do automóvel que será segurado. Já a classe de bônus ainda não está disponível no seguro Pay Per Use Thinkseg.

Como são as coberturas do Pay Per Use Thinkseg?

O seguro é completo e as coberturas são feitas pela Mapfre, uma das maiores seguradoras do mundo. Elas são as mesmas de um seguro de carro convencional: 

  • Colisões;
  • Perda total;
  • Roubo e furto;
  • Incêndio;
  • Alagamentos;
  • Objetos transportados pelo veículo;
  • Cobertura para terceiros;
  • Assistência 24 horas completa (inclusive a residência), entre outras. 

Pelo app Pay Per Use da ThinkSeg, o cliente tem todas as informações do seu seguro, quantos quilômetros já usou no mês, além de acesso a assistência 24 horas e outras funcionalidades. Outra vantagem é a possibilidade de fazer a contratação e a vistoria do carro pelo próprio celular, sem necessidade de ligações ou atendimento pessoal. Rápido, objetivo e direto.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...