Bateu o carro e agora está sem saber o que fazer para resolver a situação? Entenda que atitudes tomar nesse caso e esclareça dúvidas sobre o assunto.
Você estava rodando com seu carro por aí e, de repente, bastaram poucos segundos de distração para que uma confusão se iniciasse. Os pneus cantando anunciaram o que viria em seguida: uma colisão.
“Bati meu carro!”, uma voz na sua cabeça concluiu, depois de um solavanco. “O que vou fazer agora?”.
Se você não faz a menor ideia de como agir nesse tipo de situação, respire fundo e continue lendo. Aqui estão reunidas algumas instruções que vão te ajudar a evitar ainda mais problemas em caso de acidentes.
Mantenha a calma e evite agir no calor da emoção
A primeira coisa que você deve evitar é piorar ainda mais a situação. Para isso, controle o impulso de bater boca com os demais condutores envolvidos, tirar satisfação ou procurar culpados.
Chore, conte até 10 se for preciso e, só então, comece a pensar nos próximos passos.
Estacione o carro o quanto antes em um local seguro
Se o acidente aconteceu em uma via movimentada, a primeira coisa a fazer é, se possível, conduzir o veículo até o acostamento. Afinal, além de aumentar o risco de causar um outro acidente, obstruir a via pública após acidente sem vítimas é uma infração média.
Veja o que diz o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro:
“Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito: Infração – média; Penalidade – multa.”
Sinalize a área do acidente para evitar outro acidente
Outra recomendação do próprio Código de Trânsito Brasileiro é sinalizar o local do acidente, ainda que o veículo já tenha sido removido da via.
Para posicionar o triângulo da melhor maneira, use a regra de 1 metro de distância para cada km/h de velocidade da via. Ou seja, o limite de velocidade é 60 km/h? Então, posicione a sinalização a 60 metros da parte traseira do veículo.
“Bati meu carro e não tenho triângulo, o que fazer?”
Está sem o triângulo? Xiii….
Nesse caso, a recomendação do site do Detran MS é usar galhos de árvore. Mas, prepare os bolsos, pois trafegar sem o triângulo é infração gravíssima com multa.
Confira se há vítimas precisando de atendimento médico
O próximo passo é verificar o tamanho do prejuízo do carro – e, principalmente, das pessoas envolvidas (se houver). Perceba se você não está sentindo nenhuma dor, confira se não há ferimentos em seu corpo ou no das outras pessoas. A integridade física vem em primeiro lugar.
Nesse caso, ao reparar que há vítimas precisando de atendimento, ligue imediatamente para o serviço de emergência. Veja alguns telefones úteis:
- SAMU (ambulância) 192
- Bombeiros 193
- Polícia Militar 190
A ligação é gratuita e você não precisa ter créditos no celular para pedir socorro.
Evite conversar sobre o acidente com a outra parte envolvida
No calor do momento, a primeira atitude de muitos condutores é a de procurar culpados. A recomendação é: evite fazer isso.
Evite entrar em detalhes, procurar culpados ou assumir qualquer responsabilidade sobre o acidente enquanto conversa com os condutores envolvidos. Memorize bem o que aconteceu, analise a situação e reserve qualquer comentário aos policiais, médicos e à seguradora.
Ninguém mais.
Colete os dados das pessoas e automóveis envolvidos no acidente
Uma coisa que todo mundo sabe que precisa fazer, mas que acaba esquecendo, é coletar os dados dos condutores e automóveis envolvidos na batida de carro. Mas se você chegou até aqui, irá se lembrar de fazer isso.
Hoje em dia, com os celulares e suas câmeras tecnológicas é ainda mais fácil fazer isso. Basta fotografar tudo e pronto.
Mas se você não estiver com o celular à mão no momento do acidente, anote tudo:
- Nome do condutor;
- Endereço;
- Telefone para contato.
- Endereço do acidente;
- Como foi que aconteceu;
- Horário.
- Veículo(s) envolvido(s);
- Placa.
Também tire fotos dos veículos e de como eles ficaram após a batida, ok?
Entre em contato com o seguro para acionar assistência
Para acionar o seguro auto Pay Per Use após um acidente, basta que o segurado acesse o aplicativo, entre em contato no número de telefone indicado para o ocorrido e siga as instruções para a abertura do sinistro. É rápido e fácil, como deve ser.
Abertura de Sinistros: Para regiões metropolitanas, ligue (11) 3004-9815.
Para demais regiões, 0800 54 51 168.
Assistência 24h: 0800 705 0101.
Assistência de Vidros: 0800 705 0101.
“Bati meu carro, vou ter que pagar franquia?”
O pagamento da franquia será feito em caso de perda parcial para reparo do carro segurado, mas somente se o prejuízo no carro segurado for maior do que o valor da franquia.
Vale lembrar que em caso de perda total ou atendimento de terceiros, não há franquia.
“Como funciona a cobertura de terceiros?”
Se você bateu o carro e há terceiros envolvidos no acidente, no momento do aviso de sinistro junto à seguradora, conte a situação e informe os dados do terceiro que será atendido. Assim, será gerado um número de sinistro para que o(s) terceiro(s) realizem a sua própria abertura de sinistro e sejam devidamente atendidos.
“Bati meu carro e foi perda total, quanto tempo leva para que eu receba o pagamento?
O prazo estipulado pela SUSEP é de 30 dias corridos a contar da data de entrega de todos os documentos solicitados.
Se sofrer um acidente envolvendo o seu carro já é ruim, imagina só como deve ser passar por tudo isso sem a proteção de um seguro auto. Caso você ainda não tenha um seguro da Thinkseg, conheça agora a solução seguro auto Pay Per Use e venha para o lado inovador e 100% digital da força!