Auto

Carro ferveu: saiba o que fazer e como evitar

Compartilhe em:

carro ferveu o que fazer

Entenda quais atitudes tomar quando sabe que o seu carro ferveu 

Não é incomum ver em alguns acostamentos, motoristas que estão com problemas pois o carro ferveu.

Mesmo que nunca tenha acontecido essa situação com você, é importante saber como lidar com esse tipo de problema, já que os carros estão propensos a passarem por problemas na estrada.

É claro que pode ser super estressante ter que lidar com um carro que ferveu. Mas não é  tão complicado quanto parece.

Porém, é preciso ter cuidado, uma vez que o superaquecimento do veículo pode causar outros diversos danos a outras peças.

Por que o carro ferveu?

Pode haver muitos motivos para um carro superaquecer. Assim, mesmo com a inovação dos veículos, é preciso estar atento à temperatura dele.

É importante que o motor trabalhe na média de 90°C e 100°C. Quando passa dessa temperatura, como consequência, ele não consegue aguentar. Assim, o carro irá ferver.

O motor por si só já trabalha em temperaturas mais elevadas, pois ele é movido por combustão. No final das contas, a causa para um superaquecimento é a falta de refrigeração, lubrificante ou apenas pelo calor excessivo. 

Quando se utiliza um lubrificante velho ou de baixa qualidade, é possível que ele rompa o filme de óleo entre as peças. Isso poderá gerar um aquecimento maior, além do desgaste que as peças sofrerão.

Congestionamento

Algumas pessoas acreditam que somente quando se dirige em alta velocidade é que o resultado será de um carro que ferveu. Porém, é muito comum enxergar um carro com superaquecimento nos trânsitos das cidades.

O movimento de andar e parar não ajuda na refrigeração do motor, além de contar com o aquecimento do asfalto, que em dias mais quentes, contribui bastante para o motor do veículo ferver.

Portanto, é preciso ter um bom cuidado com o sistema de arrefecimento do seu carro. Assim, você evita esse tipo de situação nas estradas.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Sistema de arrefecimento, o que é?

Quando se liga o carro, diversos processos acontecem para que ele funcione. Dentre tantas “explosões” por conta da queima de combustível, as temperaturas aumentam e o sistema de arrefecimento do carro começa a trabalhar.

Esse sistema funciona para que as peças não sejam derretidas ou comprometidas com as altas temperaturas. 

Para que a refrigeração ocorra de maneira correta, é preciso utilizar um bom líquido de arrefecimento. Ou seja, a mistura de uma água desmineralizada e aditivo de arrefecimento, feito exclusivamente para uso automotivo.

Muitos motoristas usam a água da torneira como saída. Porém,  por conter cloro, os componentes do carro serão prejudicados, uma vez que o contato deles resultará em ferrugem.

A dica é nunca utilizar água de torneira ou água de poço como líquido, pois se vazar em algumas peças do carro, ele irá ferver.

O sistema de arrefecimento possui alguns componentes que são de extrema importância. Entre elas, estão o radiador – que é o responsável pela troca de calor que resfria o carro – e o ventilador – que garante que o radiador esteja recebendo ar suficiente para a troca de calor.

Outros componentes são:

  • Reservatório de expansão, que garante que a pressão do líquido do sistema esteja em níveis adequados;
  • Bomba d’água, que bombeia todo o líquido para o sistema de forma segura;
  • Válvula termostática, que controla o fluxo do líquido de todo o sistema de arrefecimento em função da necessidade do motor.

O carro ferveu! O que fazer?

Se o seu carro ferveu, a primeira coisa a se fazer é estacionar em um local seguro e desligar o motor. Não deve-se insistir em dirigir enquanto o seu motor já está superaquecido para evitar acidentes mais sérios.

Evite mexer no carro enquanto ele estiver quente. Espere até ele estar totalmente frio! É importante que você obedeça essas duas regras.

Depois da espera, verifique se é possível abrir o capô do carro sem problemas e observe como está o líquido no reservatório de expansão.

Porém, é aconselhável contar com seu plano de seguro auto ou chamar um guincho para te auxiliar. Ligar o carro para dirigir de novo não é uma opção.

Enquanto isso, verifique se a válvula termostática está travada, se a bomba d’água está vazando, se o ventilador está funcionando. Veja também se o radiador se encontra entupido e observe o funcionamento do cabeçote (responsável pelo fechamento dos cilindros).

Lembre-se de nunca abrir a tampa do reservatório quando ela ainda estiver quente. Além disso, não coloque água gelada no reservatório, já que o choque térmico só irá piorar a situação.

As consequências de um motor que ferveu podem variar. Porém, num pior cenário, se o motor continuar funcionando mesmo fervendo, uma retífica não salvará. Assim, a troca inteira do motor precisará ser feita.

Como evitar que o carro ferva

Para evitar que esse tipo de situação ocorra, você pode manter alguns cuidados. Alguns exemplos são:

  • Sempre manter os níveis de líquido do sistema de arrefecimento corretamente;
  • Cuidados com o funcionamento da válvula termostática;
  • Não usar água pura no radiador;
  • Manter a limpeza no sistema de arrefecimento;
  • Ficar de olho na bomba d’água.

Lembrando que é de extrema importância manter regular a manutenção periódica, para manter o bom funcionamento do veículo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...