Auto
Atualidades

Inovação em carros: fique por dentro das tendências automotivas

Compartilhe em:

Se você gosta de estar sempre por dentro de tudo o que há de novo no mercado automotivo, confira quais são as últimas tendências de inovação em carros

O que você espera do futuro do mercado automotivo? Carros voadores a preço popular? Super máquinas que se transformam em robôs? Talvez isso ainda esteja um pouco distante, mas algumas tendências de inovação em carros listadas neste post certamente vão te surpreender.

Por isso, se você gosta desse assunto, continue lendo. Descubra 4 tendências que prometem transformar a forma como compramos e utilizamos nossos automóveis em um futuro não tão distante.

Showroom digital: esqueça as visitas pessoais e conheça tudo através do seu computador ou celular

Será possível? Showroom digital? Como assim?

Se tem uma coisa que a pandemia tem despertado no mercado é a capacidade de adaptação. Basta observar a quantidade de pessoas que precisaram transformar a própria casa em um ambiente de trabalho. E, para boa parte delas, a coisa toda tem fluído muito bem.

Há, inclusive, empresas que optaram por abolir o escritório físico completamente, tamanha a adaptabilidade dos colaboradores. 

Tudo isso para falar que a primeira tendência de inovação em carros segue o ritmo de fazer coisas de casa, no conforto do lar. 

Segundo especialistas, é possível que daqui para frente, empresas apostem em lives, transmitidas em sites e/ou redes sociais, para mostrar o seu showroom de automóveis aos clientes.  

Além das lives, é certo que as estratégias de marketing digital tendem a ganhar cada vez mais força, mesmo após o fim da quarentena e isolamento social. 

Segundo uma pesquisa da Criteo, empresa de mídia programática, 56% dos brasileiros compraram online pela primeira vez durante o período da pandemia. E, ainda, 94% pretendem continuar com o hábito.

Conclusão: a era digital está cada vez mais viva – e tende a continuar nesse ritmo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

SmartCars: carros cada vez mais inteligentes

Projeções tecnológicas mostrando inovação em carros.

Se você for uma pessoa nascida nos anos 90, ou até antes, vai se lembrar do tempo em que para ouvir uma música no carro era preciso carregar um porta-cds. Ou ficar refém das estações de rádios locais (tempos mais analógicos, mas que também tinham o seu encanto). 

Acontece que de lá pra cá muita coisa já mudou. Hoje, é possível, dentre outras coisas:

  • Atender o telefone via bluetooth;
  • Conectar o celular uma plataforma de streaming para ouvir qualquer música;
  • Acessar a assistente virtual do sistema operacional do smartphone;
  • Acessar as redes sociais;
  • Ativar o GPS por comando de voz;
  • Enviar mensagens de texto sem precisar tirar os olhos da direção.

Hoje, tudo isso já acontece. Já é realidade. Não resta dúvidas de que a tendência é que os carros evoluam cada vez mais. Com a integração da IoT (Internet das coisas), é provável que num futuro próximo você possa pedir comida via delivery de dentro do seu próprio carro. 

Enquanto espera, o próprio sistema ajusta a temperatura interna do veículo, aciona a abertura de mesas portáteis e coloca para tocar a sua playlist “hora do jantar”.

Isso é o que chamo de inovação em carros. Já pensou?

Pay Per Use: carros por assinatura

Outra tendência que já é uma realidade e que tende a crescer cada vez mais é a de carros por assinatura. Funciona assim: o usuário escolhe o carro, seleciona o período que deseja utilizar e pronto, faz o pagamento usando o seu cartão de crédito. É o famoso sistema de pagamento Pay Per Use.

Uma empresa brasileira que oferece o serviço de carros por assinatura disponibiliza planos de 12 a 24 meses para pessoas físicas, com mensalidade fixa. 

Diferente dos nossos pais e avós que enxergavam na posse de um veículo um símbolo de status, os mais jovens seguem questionando esse pensamento. Com isso, não só o uso de serviços que oferecem motoristas por aplicativo têm crescido, como também outras alternativas de mobilidade.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Hypeness, 62% dos millennials (pessoas nascidas entre início da década de 1980 até, aproximadamente, o final do século) não pensam em comprar carros.

Saúde: configurações focadas no bem-estar do motorista e passageiros

Mais uma vez citando a pandemia, esse período, sem a menor dúvida, tem despertado a atenção de muita gente para a importância dos cuidados preventivos. Afinal, no grupo de risco do novo coronavírus estão as pessoas que sofrem de obesidade e outras comorbidades, algumas evitáveis com a adoção de hábitos saudáveis.

Sendo assim, uma das tendências de inovação em carros consiste em, cada vez mais, equipar os automóveis com funções adicionais que facilitem, de alguma forma, os cuidados com a saúde. 

Por exemplo, dispositivos de bafômetro instalados de fábrica, purificadores de ar interno para combater microorganismos, detectores capazes de medir o nível de poluição do ar externo, entre outras coisas.

Essas são só algumas das tendências de inovação em carros. Qual delas mais te agrada? Qual seria mais útil na sua rotina? Seja qual for, o importante é não descuidar da segurança do seu veículo. Para isso, mantenha um seguro auto Pay Per Use sempre ativo.

Se você ainda não conhece o seguro mais inovador do mercado, vem conhecer a cobertura!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...