Auto

7 dicas para prolongar a vida útil do seu carro

Compartilhe em:

vida útil do carro

Saiba quais são os maiores cuidados para estender a vida útil da bateria do carro e dos demais utensílios 

Para ter um bom conforto, todo motorista sabe que deve investir em cuidados com o carro. Isso inclui saber como manter a vida útil da bateria do carro, limpeza e revisão sempre em dia.

Muitas vezes esse investimento pode pesar no bolso caso a troca de peças seja frequente. Por isso, é interessante manter alguns hábitos para que a qualidade e conforto sejam prolongados.

O que é a vida útil de um automóvel?

O termo “vida útil de um carro” é utilizado para a determinação do tempo de funcionamento das peças que os compõem. 

Entretanto, a qualidade e durabilidade dessas peças podem variar de acordo com a marca do carro e dos produtos colocados nele. Por conta disso, é preciso manter um cuidado com o que você irá incluir no seu automóvel.

Cada peça tem um tempo para funcionar. A vida útil da bateria do carro, por exemplo, pode durar alguns anos se for tratada da forma certa.

A substituição dos equipamentos do carro pode ser menos ou mais frequente, dependendo dos cuidados do motorista.

O valor das peças pode ser variado. Se as mesmas a serem trocadas forem importadas, o preço será mais alto.

Para garantir que a vida útil do seu carro aumente, separamos sete dicas de cuidados – internos e externos – que devem ser mantidos diariamente.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

prolongar vida útil do carro

1. Mantenha a limpeza e a manutenção do veículo em dia

É de extrema importância que as peças do carro estejam sempre em bom estado para garantir uma melhor funcionalidade.

Um bom exemplo é o motor que, se for bem limpo, não causará danos em outras partes do carro – como a mangueira e os rolamentos.

Lembre-se de manter a revisão do seu automóvel em dia. Os mecânicos muitas vezes podem enxergar problemas que podem passar despercebidos.

2. Tome cuidado ao lavar o motor

Por mais que a limpeza seja de extrema importância, é também inegável que é preciso cuidado na hora de realizá-la.

Lembre-se de que o motor não deve ser lavado quando quente, uma vez que o choque térmico pode acabar comprometendo as partes metálicas da peça.

3. Cuide da bateria do seu carro

Para conseguir aumentar a vida útil da bateria do carro é necessário cuidado para que não se desgaste.

Portanto, não se esqueça de desligar outros equipamentos que também exigem de sua força para funcionar, como o ar condicionado, rádio e faróis. 

Caso seja necessário a utilização dos meios elétricos com o carro desligado, procure usar com o menor tempo possível.

Com esses cuidados, a bateria do seu automóvel pode ganhar uma maior durabilidade.

4. Sempre que possível, coloque o motor para funcionar

Se você fica muito tempo longe do seu veículo, é normal que ele demore para ligar, já que a bateria está em um modo stand by.

Quando ligado, a bateria funciona com mais eficiência. Sendo assim, é importante que o carro funcione pelo menos uma vez por semana, evitando que a vida útil do seu carro se desgaste com mais rapidez.

5. Use peças que sejam de alta qualidade

No que diz respeito aos equipamentos do carro, sempre é interessante investir nos que darão uma diferença positiva para o seu bolso.

Peças de boa qualidade no mercado podem proporcionar maior conforto para os motoristas e menos dores de cabeça.

Além de aumentar a vida útil da bateria do carro, a segurança para viagens – longas ou curtas – também possui menor gasto.

6. Troque o óleo regularmente e confie em combustível de qualidade

A troca do óleo é um hábito que deve ser mantido, uma vez que o óleo ajuda o motor a se livrar de impurezas, dando melhor funcionamento para o mesmo.

Alguns motoristas optam por utilizar a famosa “completada” no óleo. Esse termo é utilizado para tratar de um complemento de um óleo já utilizado.

Entretanto, é necessário ter cuidado na escolha dessa opção. Verifique se o produto utilizado é o mesmo que irá para o motor, já que as propriedades manuais devem estar alinhadas para evitar sujar a peça.

O combustível também tem ligação direta com o motor. Por isso, é interessante investir em um produto de qualidade, já que é ele que irá garantir que o veículo circule da melhor forma possível.

Se o combustível não for bom, há perigo do carro desligar repentinamente e até mesmo no aumento do consumo de gasolina.

7. Fique de olho no alinhamento e calibragem dos pneus

Sempre que puder, verifique e faça o alinhamento do seu carro. Ele garante que o veículo fique com a direção muito mais precisa, correndo menor risco de perda de controle e mais conforto na hora de dirigir.

Quando desalinhado, o carro pode causar danos até mesmo para o motor, já que ele precisa se forçar mais para funcionar. Isso pode levar ao desgaste prematuro da peça.

Aproveite o momento para verificar como estão os pneus e calibrá-los. Se os pneus se encontram murchos, significa que a pressão está baixa e o atrito com o solo aumenta.

Portanto, lembre-se de sempre ficar de olho na pressão de todos os pneus.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...