Thinkseg
Sustentabilidade
Auto

Fazer a manutenção do seu carro ajuda a manter a camada de Ozônio

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
camada de ozônio

Veja como a manutenção adequada do seu carro pode proteger a camada de ozônio e ainda preservar o meio ambiente!

Ouvimos falar de muitas maneiras pelas quais podemos ajudar o meio ambiente hoje em dia: usando menos eletricidade, combustíveis renováveis, reciclando, dependendo menos do transporte privado, entre diversas outras opções. 

Raramente, entretanto, consideramos como nosso próprio veículo pessoal está afetando o meio ambiente. A sua responsabilidade como condutor não acaba quando você compra seu automóvel e contrata um seguro auto.

A manutenção regular do veículo pode fazer uma grande diferença no que diz respeito à impressão digital do carbono. 

Por exemplo, se a pressão do pneu for mais baixa do que o necessário, significa que o motor usará mais energia para mover o carro. Isso porque há mais atrito ou resistência entre as bandas do pneu e a estrada. 

Parece um conceito bastante simples. Porém, estranhamente, a maioria das pessoas nunca pára para pensar nessas coisas e nas implicações mais amplas de suas ações (ou a falta delas). 

Sendo esse o caso, aqui estão quatro maneiras de ajudar a camada de ozônio e o meio ambiente executando algumas verificações de manutenção e desempenho de rotina. Confira!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

1 – Manutenção do motor

Quando seu motor funciona com eficiência máxima, ele reduz a poluição. Troque o óleo regularmente. Verifique os filtros de ar. E preste atenção a essa luz de verificação do motor! 

Você pode precisar de um ajuste ou suas velas de ignição podem precisar ser trocadas. Verifique o manual do proprietário para saber o que você deve fazer e quando.

Sempre que possível, faça visitas periódicas a um mecânico de confiança e veja com está a situação do seu motor. Quanto antes os problemas forem identificados, melhor!

2 – Descarte corretamente óleo e bateria

Se você gosta de fazer a manutenção do seu próprio carro, certifique-se de ter um plano para o óleo usado e a bateria descarregada. Algumas estações de serviço e muitas lojas de peças de automóveis aceitam óleo de motor usado. 

Quanto à bateria, você pode deixar a velha para trás, onde comprou a nova. Você também deve ter cuidado com derramamentos. 

Mesmo um pouco de óleo ou anticongelante pode causar grandes problemas para o meio ambiente. Eles podem poluir fontes de água e envenenar animais selvagens e animais de estimação. Se não tiver certeza de onde deixar os fluidos e baterias usados ​​do seu veículo, você pode ligar para o município local para descobrir.

3 – Pressão do pneu

Os pneus mal calibrados são inimigos invisíveis da camada de ozônio, sabia?

Certifique-se de que seus pneus estão devidamente inflados de acordo com as especificações do fabricante. Os pneus vazios requerem mais energia para se mover e manter a velocidade, o que faz com que o motor trabalhe mais – e você queima mais combustível. 

Algumas pesquisas apontam que a calibragem incorreta pode aumentar o consumo em até 20%!

Além disso, pneus com pressão alta ou baixa demais também podem encurtar sua vida útil, o que significa que você terá que substituí-los mais cedo. 

Portanto, manter os pneus calibrados pode ajudar a evitar danos ao carro e ao meio ambiente.

manter camada de ozônio

4 – Cuide do ar condicionado

Existem algumas partes do seu veículo que devem ser deixadas para os profissionais. Seu ar condicionado é um deles. 

Os condicionadores de ar usam hidrofluorcarbonos que são perigosos para o meio ambiente. 

É importante garantir que esses produtos químicos prejudiciais não vazem para a atmosfera e agridam a camada de ozônio

O AC do seu carro também emite calor no ar, o que contribui para o aquecimento global e efeito estufa. E faz com que seu carro use mais energia. Use o ar-condicionado do carro somente quando for absolutamente necessário.

Seus hábitos de direção também afetam o meio ambiente

Além da manutenção adequada do carro, ser sábio sobre como e quando usa o veículo é outra forma de ajudar a proteger o meio ambiente. Isso inclui:

Ficar no limite de velocidade

Dirigir em alta velocidade não só o coloca em maior risco de acidentes e lesões, como também gasta muito mais gasolina e causa maior desgaste dos pneus. 

Isso também desativa os sistemas de motor, transmissão, suspensão e direção do veículo. 

Usar o piloto automático do seu veículo é uma ótima maneira de manter um ritmo constante. Essa atitude garante que você não esteja queimando quantidades desnecessárias de combustível ou emitindo muito gás para o ar.

Descartar adequadamente os materiais de manutenção

Se você deseja fazer a manutenção do seu próprio veículo, lembre-se de utilizar técnicas adequadas de descarte e reciclagem. 

Você deve prestar atenção especial ao descarte correto da bateria e de quaisquer fluidos do motor com os quais esteja lidando. Isso inclui fluidos como óleo, anticongelante e fluido de direção e freio.

Fazer menos viagens e sair com pouca bagagem

Se você tem tarefas para fazer ou outros negócios para cuidar, tente eliminar tudo em uma viagem, em vez de ir para um local e voltar para casa todas as vezes. Isso diminui o seu impacto ambiental significativamente e também economiza dinheiro usando menos combustível por viagem. 

Você também deseja garantir que não haja itens desnecessários em seu veículo que possam aumentar seu peso total. Isso pesará mais em seus pneus e fará com que o motor queime mais gasolina para funcionar.

Inclusive, pode ser muito útil para sua carteira e para o meio ambiente (principalmente para a camada de ozônio) usar o transporte público. Ou,  pelo menos, tente revezar com caronas com as pessoas, em vez de cada um levar seu carro para o trabalho todos os dias. 

Se você quiser proteger o meio ambiente, siga estes conselhos apresentados no artigo de hoje. Lembre-se de que a manutenção básica do veículo ajudará no bem-estar geral do seu carro, mas também ajudará o meio ambiente.

Controlar o que entra e sai do seu veículo também é umas das responsabilidades de todos que possuem um automóvel.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Porsche ou BMW? Conheça empresas que oferecem planos de aluguéis de carros de luxo por uma hora ou meses
Você é louco por marcas de carros famosas, porém não tem condições de estacionar um modelo de luxo, um...
O que é e como funciona o cartão de combustível
Quem tem ou administra frotas de veículos, sejam elas pequenas, médias ou grandes, já deve ter ouvido falar no...
Rodas grandes: desempenho ou só estética?
Não dá para negar que um belo jogo de rodas faz toda a diferença no carro. Prova disso é...
A cor do seu carro pode afetar o preço do seu seguro?
Uma das partes mais legais de comprar um modelo zero quilômetro é poder escolher a cor do carro. Muito...
12 que você não pode deixar de ter dentro do carro
Foi-se o tempo em que se levava apenas luvas no porta-luvas. Não que elas não sejam importantes (já experimentou...
Dez documentários sobre sustentabilidade para você refletir
Não é de hoje que nossos hábitos têm impactado o meio ambiente e prejudicado o planeta. Apesar de todos...