Confira algumas práticas sustentáveis para adotar no seu cotidiano e contribuir diretamente para o futuro da sociedade e do planeta
A cada dia que passa, o planeta precisa mais da nossa ajuda para que o meio ambiente seja preservado. E, por ser uma situação que nós, seres humanos, criamos, é nosso dever trabalhar para reverter a situação. Neste sentido, existem muitas práticas sustentáveis que, certamente, vão contribuir para um futuro melhor em todos os aspectos.
Economizar e reaproveitar água, reciclar o lixo, reduzir o uso de plástico, descartar óleo corretamente e diversas outras atitudes contam muito nessa hora. Apesar de parecerem simples, se cada família fizer a sua parte, certamente teremos um futuro glorioso para viver.
Sendo assim, separamos diversas práticas sustentáveis para introduzir na sua rotina. Faça sua parte, adotando cada uma delas e vamos, juntos, contribuir para um mundo melhor. Quer conhecer essas boas práticas? Então leia o conteúdo até o final!
Práticas Sustentáveis #1: Reciclar todo o lixo
A reciclagem de lixo ainda é extremamente tímida no Brasil, dado o potencial que essa ação poderia ter. Atualmente, segundo estimativas da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), apenas 3% do lixo produzido no país é reciclado. O potencial para reciclagem, estima-se, beira os 30%.
Assim, com mais de 80 milhões de toneladas geradas por ano, poderíamos fazer muito mais pela reciclagem do que é feito hoje. Mesmo que os órgãos oficiais possam ter uma parcela de responsabilidade por não criarem políticas públicas eficientes para trabalhar este tema, também é dever da sociedade fazer a sua parte.
Assim, o programa de reciclagem deve começar dentro de casa, com a separação do lixo por tipos. Plásticos, metais, orgânicos e papéis devem ser organizados em grupos distintos e identificados corretamente. Feito isso, é hora de procurar uma maneira sustentável de descartar os resíduos. Isso pode ser realizado em cooperativas de reciclagem presentes na maioria das cidades.
Práticas Sustentáveis #2: Reduzir a produção de lixo
Apesar de a reciclagem de lixo ser uma das boas práticas sustentáveis existentes, parte do problema dos resíduos pode, em muitos casos, ser resolvido na origem. A diminuição do consumo de plásticos, por exemplo, é uma atitude importante na luta pela preservação do meio ambiente.
Mas existem outras atitudes, além da redução do plástico, para aplicar no dia a dia. Assim, algumas mudanças na rotina são importantes para isso:
- Leve sacolas de tecido (as famosas ecobags) para carregar as compras no mercado;
- Para refrigerantes, opte por vasilhames retornáveis;
- Evite produtos descartáveis;
- Faça a compostagem dos alimentos orgânicos em casa;
- Opte pelo recebimento eletrônico de correspondências, sempre que possível;
- Se for usar plástico, dê preferência aos biodegradáveis;
- Compre e consuma apenas o necessário, sempre de forma consciente.
Práticas Sustentáveis #3: Proteger a água
Mais uma das práticas sustentáveis que muita gente conhece, mas pouco aplicam no dia a dia. Nesse quesito, algumas ações para economizar água são importantes para a conservação dos rios, mares e nascentes que dão vida ao planeta.
O uso consciente é o segredo. Para isso, podemos:
- Tomar cuidado com o tempo que passamos no banho;
- Reduzir o máximo possível as descargas no banheiro;
- Lavar a louça com menor volume de água;
- Evitar limpar o quintal com jatos d’água, dentre outras diversas práticas que não são assim tão complicadas de aplicar na rotina.
Além disso, também é importante tomar cuidado para não poluir, sem querer, esse recurso tão importante para todos. Assim, evite descartar óleo de cozinha, de motor ou produtos químicos nocivos diretamente na água. Existem métodos corretos para se desfazer deles sem poluir a natureza. Uma rápida pesquisa pela internet vai te informar qual é a ONG ou empresa mais perto da sua casa que realiza a coleta desses resíduos.
Mesmo que você não saiba, nesse momento, como economizar ou não poluir a água, é importante ter a preocupação com os recursos hídricos para, rapidamente, achar alternativas a fim de protegê-lo.
Leia também: Mobilidade Urbana: 07 benefícios que você pode aplicar e melhorar sua vida
Práticas Sustentáveis #4: Reduzir o uso do carro
Uma última ação no grupo de práticas sustentáveis vai para a redução da emissão de gases nocivos gerados pelos veículos. Para que isso aconteça, como podemos imaginar, é preciso minimizar o uso dos automóveis urgentemente.
Uma possibilidade é trocar os veículos motorizados por transportes mais sustentáveis, como as bicicletas e patinetes elétricos. Outra alternativa viável é utilizar mais o transporte público, principalmente trens e metrôs, nas cidades onde isso é possível. Mais uma opção é andar com o veículo cheio, o que dispensa a necessidade de cada pessoa andar sozinha no seu carro – e reflete na quantidade de gás poluente gerado.
Para aqueles que têm condições de deixar o veículo em casa na maioria dos dias, é possível fazer essa troca com uma vantagem bem interessante para as finanças. Ao contratar o seguro do carro na modalidade Pay Per Use, o motorista só será cobrado, além da mensalidade, pelos quilômetros que rodar.
Com esse incentivo, é possível reduzir a dependência do automóvel, manter as contas saudáveis no fim do mês e, de quebra, contribuir para a preservação do meio ambiente através da redução dos gases poluentes na atmosfera. Portanto, faça uso do que trouxemos aqui e ajude a criar um futuro melhor para todos!