Thinkseg
Mobilidade

Mobilidade Urbana: 07 benefícios que você pode aplicar e melhorar sua vida

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Soluções de mobilidade urbana

Para que todas as vantagens desse sistema sejam efetivadas, todos nós devemos contribuir para a construção de uma cidade mais ativa e menos estressante

A palavra sustentabilidade é bem conhecida por nós, certo? Ela é amplamente utilizada para tratar de questões relacionadas às melhorias no uso de insumos não renováveis.

Em outras palavras, um contexto sustentável é aquele onde há um equilíbrio entre forças naturais, sociais e econômicas de uma sociedade. Por aí você já deve ter percebido que seu alcance é extraordinário e sua aplicabilidade abre infinitas possibilidades.

Vamos pensar, por exemplo, no transporte sustentável. Esse termo é utilizado para definir todas as estratégias que objetivam melhorar a vida nas cidades e garantir que a gente possa ir e vir com mais dignidade, sem deixar de lado o meio ambiente.

Uma das formas de garantir o fluxo mais assertivo nas cidades é a inserção de práticas e soluções de mobilidade urbana. Vamos falar sobre ela?

1. Foco nas pessoas

Em um mundo onde tudo é comercializável e gira em torno de lucros e expansão de empresas, existe uma atitude tendenciosa em focar a mobilidade em produtos. Mas, essa ideia está completamente equivocada.

Soluções de mobilidade urbana devem focar nas pessoas. Isso quer dizer que, ao optar por um ou outro meio de deslocamento, você deve levar em consideração os impactos que isso causará em você e nos outros usuários que irão compartilhar o mesmo trajeto. Assim, é possível pensar no aspecto menos prejudicial para todos.

2. União de forças para resolver questões práticas

Outro grande benefício da mobilidade urbana é que ela tem a capacidade de atrair e agregar o trabalho de diferentes áreas de atuação.

Trata-se de um contexto colaborativo para criar soluções para todos, sem distinção. Por isso, envolve áreas como arquitetura, antropologia, marketing, seguradoras de veículos, sistemas de informação e outros setores podem unir forças para fornecer um modelo de deslocamento mais viável.

3.  Um convite para se relacionar com a cidade de outras maneiras

Os desafios da mobilidade urbana nos convidam para uma apropriação do espaço urbano diferenciada. O percurso feito por meio de caminhadas, bicicletas, patinetes ou por meio de sistemas de compartilhamento de veículos, por exemplo, faz com que a gente expanda nossa percepção e passe a ver a cidade de outra forma.

Isso contribui para a retomada do conceito de redes colaborativas, uma vez que os integrantes da comunidade fortalecem o espírito de coletividade. As atividades de deslocamento baseadas em redes de troca e colaboração despertam a vontade de promover melhorias concretas para a rua, o bairro e a cidade onde vivemos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

4. Melhor qualidade do ar

Não é novidade para ninguém que carros, ônibus, caminhões e outros meios de transporte que funcionam por meio da queima de combustível prejudicam o planeta Terra. Eles emitem gases que provocam o efeito estufa e colaboram para o aquecimento global.

O nível de toxicidade do monóxido de carbono é tão grande que pode provocar alterações do sistema nervoso central. Outros gases emitidos pelos escapamentos dos carros podem causar danos aos pulmões e a outros órgãos do sistema respiratório.

Soluções de mobilidade urbana

Claro que a gente não consegue se livrar desses meios de transporte, mas podemos pensar em soluções de mobilidade urbana para o uso racional dos mesmos. Uma forma assertiva é priorizar, sempre que possível, os coletivos.

Os ônibus circulares podem transportar um número elevado de pessoas e reduzir o impacto das emissões de poluentes.

5. Trânsito mais seguro

Como estamos tratando de uma solução que visa à melhoria da qualidade de vida, a mobilidade urbana também contribui para a redução do número de acidentes de trânsito. Com menos frotas nas ruas, legislação e ética devem ser medidas para coibir danos ou mortes.

Além disso, uma quantidade menor de veículos circulando por ruas e avenidas deixa o fluxo do trânsito menos estressante. Isso causa um impacto positivo na mobilidade urbana e no bem-estar dos habitantes das cidades.

Para garantir esses efeitos benéficos, o período gasto no congestionamento poder ser facilmente solucionado a partir da utilização de transportes públicos e de carros compartilhados.

6. Redução no nível de ruído nas cidades

Os veículos estão entre os principais responsáveis por causar poluição sonora. Mesmo aqueles que aparentam ser mais silenciosos, quando colocados ao lado de outros mais barulhentos, somam todos os sons e causam um ruído que incomoda.

De acordo com a OMS, para manter nossa saúde auditiva, o ideal é que não estejamos expostos a 85 decibéis por mais de 8h. Esse valor equivale a emissão sonora quando estamos dentro de um carro.

Somente as buzinas são capazes de elevar os ruídos para 100 decibéis. Esse valor é totalmente nocivo e não pode penetrar em nosso sistema auditivo por mais de 15 minutos.

Quando pensamos em soluções de mobilidade urbana, devemos também levar em consideração a eliminação eficaz de ruídos. Sua aplicabilidade permeia a criação de veículos com motor mais silencioso. Além disso, os ruídos são praticamente inexistentes com a utilização de bicicletas e patinetes.

7. Menos carros, mais espaços

Mesmo quando os carros estão parados, eles podem gerar problemas de mobilidade urbana. A quantidade de veículos é tão grande que as garagens e estacionamentos não são suficientes para abrigá-los.

Isso acaba interferindo negativamente na forma pela qual a gente se desloca pelas ruas. Não é difícil ver um carro estacionado perto de uma faixa de pedestre, o que dificulta e muito nossa visibilidade na hora de atravessar a rua e pode gerar acidentes graves.

Mesmo dentro dos estacionamentos, eles também causam problemas. De acordo com uma pesquisa de uma instituição que fornece soluções de mobilidade urbana, 25% da área construída de uma cidade é dedicada a estacionamentos.

Essa área poderia ser aproveitada para a criação de centros de ensino, parques urbanos, áreas de lazer e uma quantidade infinita de possibilidades que focam no bem-estar da população.

Vamos apoiar essa causa?

Já deu para perceber que a mobilidade urbana é capaz de promover melhorias em todos os aspectos, não é? A maneira mais viável de contribuir para que esses benefícios sejam sempre constantes é integrando-se a eles.

Não sabe como? A gente te conta: passe a usar mais transporte público ou veículos compartilhados. Se puder ir de bicicleta, aproveite para cuidar da sua saúde enquanto se desloca. Saia mais cedo, faça uma caminhada e curta cidade que também é sua.

Adotando essas ações, além de contribuir para melhorar a mobilidade urbana, você também pode contribuir com o seu bolso. Isso porque, hoje há um modelo de seguro auto pay per use, ou seja você só paga quando usar o carro. Bacana, não é mesmo?

É importante que você saiba que as opções que você faz todos os dias causam impacto profundo no nosso planeta.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Ônibus elétrico: conheça mais sobre esse tipo de transporte
Quem já andou pelas ruas de São Paulo alguma vez topou com um trólebus. O antigo coletivo, ainda em...
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Conhece o óleo sintético? Saiba como essa inovação ajuda no desempenho do motor
Você sabia que um dos itens mais importantes (e negligenciados) do seu carro é o óleo lubrificante do motor?...
Com mercado aquecido, mountain bike reina no Brasil
As bicicletas seguem a mil por hora no Brasil, especialmente mountain bike. De acordo com levantamento realizado pela Aliança...
Veja quais são os locais de maior risco para ciclistas em São Paulo
Seja como transporte, esporte ou apenas como lazer, andar de bicicleta em São Paulo nem sempre é uma tarefa...
Conheça o Kers Wee, o carro elétrico brasileiro
O mercado de carros elétricos está em alta no mundo todo. No Brasil não é diferente. Em 2021, a...