Thinkseg
Auto

Como descobrir as medidas e o aro do seu pneu para realizar a troca com segurança

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Medida de pneus para carros

Saiba como escolher um pneu resistente, seguro e que esteja de acordo com as condições de solo e clima do seu trajeto

Você já parou para pensar na quantidade de conceitos que a gente tem que aprender quando o assunto é carro? IPVA, seguro, licenciamento, troca de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, alinhamento, balanceamento e uma lista gigante de palavras passam a compor nosso vocabulário.

Nesse universo, existe um item muito importante, mas que muita gente não conhece com tanta profundidade: a especificidade do pneu. Existem diversas medidas de pneus para carros e é preciso conhecê-las na hora de realizar a troca dessas peças com segurança e precisão.

Descubra o que significam todos aqueles números, códigos e letras impressos nos pneus de seu automóvel e entenda porque você precisa saber sobre as características desses itens que são de extrema importância para seu carro.

Quais são as unidades de medidas de pneus para carros?

Os pneus são medidos de acordo com as características de seu aro, largura e tamanho da parede do pneu (também conhecido como perfil ou altura).

Para exemplificar, vamos decompor os valores de um pneu 175/70R13. O numeral 175 indica a largura. O perfil é representado pelo numeral 70, o que indica que sua parede apresenta 70% da medida da largura, ou seja, 122,5 mm de altura.

Faltou um, não é? A gente explica! O número 13 serve para indicar as polegadas de diâmetro, ou seja, o aro. Em outras palavras, o pneu possui um aro 13.

E a letra R? Ela foi colocada na descrição para identificar que o pneu é radial. Isso quer dizer que sua carcaça possui lonas que estão dispostas de forma perpendicular em direção ao centro do pneu.

Além dessa descrição, existem outras medidas em que há a presença da letra “X”, que está expressa em polegadas. Se, por exemplo, o pneu apresentar a inscrição 31X10.5R15, isso significa que ele possui 31 de diâmetro total e 10,5 de largura. O R15 representa o diâmetro da roda.

Mas, a representação por letras não para por aí. O P, LT, ST e T também acompanham a descrição dos pneus e estão em consonância com o código internacional de classificação. Nesse caso, a classificação não é obrigatória e, por isso, pode não ser encontrada em alguns modelos ou marcas. Quer saber o que significa cada letra?

  • O P (Passenger Car) serve para indicar carro de passeio
  • O LT (Light Truck) se refere às caminhonetes
  • O ST (Special Trailer) está relacionado aos trailers
  • O T (Temporary) indica que o pneu em questão é de emergência, mais conhecido como estepe.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como mensurar a qualidade dos pneus?

Na hora de adquirir o produto no Brasil, além de se atentar para as medidas para não errar na hora da troca de pneus, você deve se certificar de que ele recebe o selo de aprovação do Inmetro. Além disso, existem alguns índices que servem para indicar a durabilidade do pneu em diferentes quesitos. Veja quais são eles:

Treadwear

Trata-se de um índice usado para classificar o nível de resistência de um pneu, de forma a avaliar seu desgaste natural. Não há como estabelecer com exatidão um período de duração da peça. Isso porque existem fatores externos, como condições das vias, calibragem, balanceamento e temperatura por exemplo.

No entanto, de um modo geral, esse índice é capaz de oferecer um valor aproximado por meio de testes em laboratórios. O Treadwear, então, pode variar entre 60 e 680 e o valor de referência é 100. Assim, valores acima de 100 indicam que os pneus apresentam maior durabilidade.

Traction

Esse índice serve para determinar a aderência do pneu em situações de pista molhada. Dessa forma, os testes laboratoriais sinalizam essa aderência a partir de três notas: AA, A, B e C.

Medidas de pneus para carros

O AA indica que o pneu apresenta o nível mais alto de aderência. O B revela que o pneu está em um nível intermediário. O C, além de representar o nível mais baixo, indica o mínimo aceitável para que um pneu possa ser comprado.

Temperature

Revela as condições do pneu em relação à sua resistência ao aquecimento que é causado por meio do atrito da rodagem. Em situações de calor excessivo, o desempenho e a durabilidade podem ser prejudicados.

Quanto maior for a capacidade de um pneu em dissipar calor, mais alta será a sua avaliação no quesito temperatura. A avaliação é representada pelas letras A, B e C, que estão localizadas após inscrição Temperature. A letra A indica que o pneu esquenta menos e a letra C revela que o pneu pode esquentar mais.

Tube Type e Tubeless

O Tube Type, representado pela sigla TT, diz respeito ao modelo de pneu que utiliza uma câmara de ar. A tecnologia Tubeless, representada pela sigla TL indica que o pneu não usa câmara de ar.

Principais tipos de pneus

O tipo de pneu varia de um carro para outro e pode ser escolhido de acordo com suas necessidades de desempenho na estrada.

Off Road

Possui banda de rodagem maior e sulcos de mais largos, além de uma composição mais resistente. Sua calibragem, para garantir maior segurança durante o percurso, deve ser realizada de acordo com as condições do solo. Esse tipo de pneu é ideal para pistas onde há a presença de terra com cascalho ou lama.

On Road

Esse é o tipo convencional de pneu e está presente na maioria dos carros que saem da fábrica. O On Road possui sulcos menores, o que garante maior contato com o solo.  Ele foi feito para ser utilizado em pistas que tenham asfalto e é mais presente em carros de passeio comuns.

Misto

O pneu misto foi fabricado para ser usado em estradas de terra e asfalto. Geralmente, as pessoas que compram esse tipo de pneu trafegam com frequência em locais com asfalto e viajam esporadicamente para lugares com solo de pedras ou lama.

Radial

Esse tipo de pneu foi construído levando em consideração sua durabilidade. Ele é feito com uma banda de rodagem resistente e, por isso, é indicado para quem gosta de dirigir em alta velocidade. O radial garante melhor desempenho em curvas e respostas mais rápidas em momentos de frenagem.

Agora você já pode acrescentar ao seu vocabulário de condutor alguns conceitos novos relacionados aos pneus e as medidas de pneus para carros. Não se esqueça de dirigir com prudência, ter um seguro auto para imprevistos e aderir a ações que favoreçam a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida nas cidades.

Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...
Projeto de lei quer dispensar autorização do Detran para a customização de carros
Quase todo entusiasta de automóveis gosta de deixar o carro com “a sua cara”. A customização e personalização é...
Brasil comemora o Dia do Automóvel em 13 de maio
Todo dia 13 de maio é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Automóvel e da Estrada de Rodagem....
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Ao vender o carro, posso transferir o seguro?
Ao trocar de carro, é muito comum o segurado não saber exatamente o que fazer em relação ao seguro...