Auto

O que pode acontecer se eu vender o carro e não tirar do meu nome?

Compartilhe em:

comprar carro

Fazer a venda de carro e não transferir a propriedade para o nome do comprador pode resultar em várias consequências negativas e penalidades. É importante lembrar que, na venda de carro, o proprietário deve realizar a transferência de propriedade no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para evitar problemas futuros.

Abaixo estão algumas das consequências e penalidades que podem ocorrer se você vender um carro e não transferir a propriedade para o nome do comprador.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Responsabilidade Legal

Se você não transferir a propriedade do carro, ainda será considerado legalmente responsável por quaisquer problemas que ocorram com o veículo. Isso significa que, se o carro se envolver em um acidente, o proprietário registrado no Detran pode ser responsabilizado legalmente, mesmo que ele não seja mais o proprietário do carro. Isso pode resultar em despesas legais significativas e uma série de outros problemas legais.

Cobranças de Multas

Se o comprador do seu carro cometeu alguma infração de trânsito, as multas podem ser enviadas para o seu endereço, pois o veículo ainda está registrado em seu nome. Isso pode resultar em multas acumuladas, juros e até mesmo a suspensão da sua carteira de motorista. Além disso, se o comprador do seu carro abandoná-lo em algum lugar e ele for rebocado, você poderá ser responsabilizado pelas taxas de reboque e armazenamento.

Impostos e Licenciamento

Caso o novo dono não faça a transferência para o nome dele, você ainda será responsável pelo pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e pelo licenciamento anual. Isso pode resultar em altas taxas e multas por atraso.

Seguro Auto

Ao fazer a venda de carro, é necessário fazer o endosso do seguro auto para o novo ou o cancelamento da apólice, caso você opte por ficar sem o carro. Se o comprador do seu carro se envolver em um acidente, o seu seguro pode ser acionado e isso pode resultar em aumento dos seus prêmios de seguro.

Problemas de Crédito

Ao não transferir a propriedade do veículo e não pagar as dívidas relacionadas ao veículo, o seu histórico de crédito pode ser afetado e os débitos incluídos na Dívida Ativa.

Reclamações de Terceiros

No caso de o comprador do seu carro se envolver em um acidente e ferir uma pessoa ou causar danos a propriedades de terceiros, você ainda pode ser responsabilizado, mesmo que você já tenha feito a venda de carro. Isso pode resultar em ações legais e a necessidade de arcar com despesas e indenizações.

Transferência deve ser realizada em 30 dias

Para evitar essas consequências e penalidades, é importante realizar a transferência de propriedade do veículo assim que a venda de carro for feita. Para isso, é necessário apresentar alguns documentos, como o CRV (Certificado de Registro do Veículo), o DUT (Documento Único de Transferência) preenchido e assinado pelo comprador e vendedor, com firma reconhecida em cartório.

Segundo o artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de transferir o veículo dentro do prazo de 30 dias é uma infração grave e que gera multa de R$195,23, cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e pode acarretar remoção do veículo ao pátio.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...