Auto

Dicas para tentar deixar mais o carro em casa – Como começar a estabelecer novas rotinas

Compartilhe em:

Carro parado estraga

Usar menos carro e optar por meios de transporte mais sustentáveis pode trazer diversos benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde e o bolso. Além disso, há muito mais a oferecer do que apenas economizar com combustível e estacionamento.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Vendo a cidade com outros olhos

Ao usar menos carro, você tem a possibilidade de enxergar a cidade de uma outra maneira e prestar atenção em detalhes que passam despercebidos quando estamos dirigindo. Uma árvore, uma praça bonita, uma casa com arquitetura atraente.

Dependendo do trajeto, é possível passar por parques e regiões arborizadas, escutar os pássaros, experimentar os aromas. Esse contato com a natureza é importante para nosso bem estar mental. Falando em natureza, um carro a menos significa redução de emissões de poluentes na atmosfera, redução de ruídos e menos espaço ocupado nas ruas.

Vamos começar a mudança e usar menos carro?

Aqui estão algumas dicas para começar a estabelecer novas rotinas e tentar usar menos carro:

Planeje com antecedência

Planeje suas rotas com antecedência, escolhendo caminhos mais seguros e eficientes. Verifique horários e itinerários de transporte público.

Comece com pequenas mudanças

Experimente deixar o carro em casa uma ou duas vezes por semana e use outras formas de transporte, como bicicleta, caminhada, transporte público ou caronas.

Invista em uma bicicleta

Se você tiver uma bicicleta, tente usá-la para trajetos curtos, como ir ao mercado ou à padaria. Não se esqueça do capacete e prefira ciclovias, ciclofaixas ou vias com pouco trânsito de veículos.

Bike é aliada

A bike também é uma importante aliada em deslocamentos até outros modais de transporte. Exemplo: pedalar de casa até a estação de ônibus ou metrô e deixá-la em um bicicletário.

Bikes elétricas

Para quem mora em cidades com relevo acidentado ou para aqueles que não querem ou podem fazer grandes deslocamentos pedalando, as bikes elétricas são uma excelente opção. Com elas o esforço é bastante reduzido e algumas até permitem que não se pedale.

Organize uma carona solidária

Combine com colegas de trabalho ou amigos que moram perto de você para dividir caronas, assim vocês podem usar menos carro, economizar dinheiro e ajudar a reduzir a quantidade de carros nas ruas.

Experimente o transporte público

Use o transporte público para deslocamentos mais longos, como ir para o trabalho ou para a escola. Aplicativos como o Moovit auxiliam na escolha dos ônibus e mostram os horários e pontos.

Estabeleça metas

Defina metas realistas para usar menos carro e, gradualmente, tente aumentar a frequência dos dias em que você deixa o carro em casa.

Tenha um bom planejamento de rotas

Use aplicativos de trânsito e transporte público para planejar melhor suas rotas, e assim evitar possíveis contratempos.

Contrate o Seguro Auto Pay Per Use

Nesta modalidade de seguro  Pay Per Use, você só paga o quanto rodar com o carro. Além de ser um incentivo para usar menos carro, você ainda economiza e garante a proteção do seu carro.

Mudar hábitos de anos nunca é fácil. Mas lembre-se que pequenas mudanças na rotina podem fazer grande diferença ao longo do tempo, tanto para você quanto para o meio ambiente. Comece aos poucos, avalie as dificuldades e benefícios, e adapte sua rotina para melhorar cada vez mais a sua mobilidade.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...