Atualidades

Documentos online: quais têm validade e podem ser utilizados

Compartilhe em:

validade documentos online

Os documentos digitais têm sido cada vez mais utilizados para facilitar o dia a dia. Entenda como eles funcionam!

Hoje em dia, praticamente tudo que conhecemos já se tornou digital e, neste sentido, nem os documentos ficaram de fora. 

Com o objetivo de facilitar a vida da população e acabar com os problemas de perda e outros inconvenientes, as versões digitais são uma alternativa mais simplificada. Elas permitem que você tenha uma série de documentos armazenados na palma da sua mão. 

Diante dessa realidade, muitas dúvidas surgem relacionadas ao assunto. Apesar da praticidade e maior segurança que os documentos digitais trazem, muitas pessoas ainda não adotaram a novidade. 

Sendo assim, reunimos a seguir as principais informações sobre os documentos online, como usá-los e outras dicas. Acompanhe!

Quais documentos possuem versão digital? 

documentos online

Atualmente, uma série de documentos já possuem suas versões digitalizadas disponíveis em aplicativos específicos. Em sua maioria, podem ser acessados tanto em dispositivos iOS, quanto nos dispositivos com sistema Android. 

Esses apps, permitem que o usuário consiga acessar a versão online de seu documento para usar em diversas ocasiões. Além disso, é possível solicitar alterações, atualizar dados cadastrais e até mesmo solicitar segunda via do documento físico através deles.

Confira quais são os documentos que já possibilitam esse tipo de serviço: 

CNH

Um dos primeiros aplicativos que disponibilizam a versão online de documentos, o app CNH Digital possui representação digital válida por todo o Brasil. Ele permite que os motoristas utilizem essa versão para diversos fins. 

Todos os dados contidos no documento online são validados através de um sistema de QR code, que permite que a carteira de habilitação possa ser verificada mesmo quando não houver conexão com a internet. 

Para garantir a segurança dos usuários e evitar qualquer tipo de atividade fraudulenta, apenas um dispositivo pode estar vinculado ao documento. 

Nos casos de perda ou roubo do celular, é possível realizar um recadastramento através de uma recuperação eletrônica. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital)

Outro serviço que promete beneficiar os motoristas brasileiros, a versão digital da CRLV do veículo pode ser registrada por meio do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, que fica dentro da plataforma CNH Digital. 

Ainda que a CRLV em vias físicas seja exigida para determinadas situações, o documento online possui a mesma validade legal do modelo impresso. 

Título de eleitor 

O aplicativo e-Título permite que os eleitores acessem uma via digital do título de eleitor por meio do seu smartphone ou tablet. 

Essa versão do documento já existe desde 2018 e possui uma série de benefícios para os cidadãos brasileiros. Com ele, é possível dispensar o uso de títulos eleitorais em papel, pois elecumpre a mesma validade legal.

Com isso, você pode acessar os seus dados sempre que precisar, sem correr o risco de perder o seu título, uma vez que só o utilizamos em determinados períodos específicos do ano, como é o caso das eleições. 

Carteira de trabalho (CTPS)

Com a carteira de trabalho digital, você pode consultar todos os seus dados (número do PIS e outras informações) com poucos cliques através do app.

No entanto, ao contrário dos demais documentos online, a carteira de trabalho online não substitui a carteira física e, portanto, é a menos funcional da lista. 

Como não inclui os registros, nem outras informações, o documento possui validade legal, mas apenas para situações específicas, como comprovação de identidade, dentre outras finalidades semelhantes.

Quais os benefícios desse tipo de solução?

Além da praticidade, os documentos digitais podem ser realmente mais seguros para os usuários. Afinal, andar por aí com todos os documentos na carteira pode não ser a atitude mais segura, principalmente para quem vive nas grandes cidades. 

Com a agitação e quantidade de riscos aos quais estamos expostos diariamente, a alternativa mais prudente é, com certeza, ter em mãos apenas aqueles documentos que ainda não possuem versão digitalizada. 

Além dessas medidas, andar sempre atento aos seus pertences é uma boa saída para evitar perdê-los por aí.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
5 vantagens dos veículos autônomos
Nos últimos 20 anos, o mundo viveu uma verdadeira revolução tecnológica. No começo dos anos 2000, a internet ainda...
Quer agendar uma viagem? Conheça o Uber Reserve
Desde o fim de março, a Uber disponibiliza um novo serviço no Brasil, o Uber Reserve. Não se trata...
Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?
Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem...
VA-X4: um cruzamento de avião e helicóptero anunciado pela Gol para 2025
A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar a voar no Brasil a partir de meados de 2025 com...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...