Thinkseg
Mobilidade
Destaque
Auto

IPVA: programe-se para os gastos

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
IPVA 2020

Saiba a melhor forma para se programar para os gastos do IPVA

gastos do ipva

Em todo início de ano as preocupações financeiras começam a surgir. Os gastos do IPVA, por exemplo, devem ser pagos anualmente.

O chamado Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é uma taxa cobrada para quem possui um veículo (com exceção de barcos e aviões). 

Esse imposto é cobrado em todo o país. Porém, ele é de responsabilidade do estado em que o veículo foi registrado. Os responsáveis pelo imposto dos automóveis são as Secretarias das Fazendas de cada estado.

Estes órgãos federativos ficam com 50% do valor pago. O restante é voltado para os municípios registrados.

É importante estar atento às regras do governo e fazer um planejamento para as suas finanças no início do ano, já que o não pagamento do IPVA pode resultar em multas e impedir que o proprietário do veículo requeira o licenciamento.

O não pagamento também pode acarretar em impedimento da renovação do registro atual. Além disso, a circulação de veículos com o registro atrasado é motivo para multa e pontos na CNH.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como consultar os gastos do IPVA

Dependendo do estado que está registrado o seu veículo, você pode consultar nos sites dos órgãos responsáveis sobre os gastos do IPVA.

No estado de São Paulo, o proprietário do veículo pode verificar diretamente no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado.

Para conseguir a consulta, basta informar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa.

Existem também outros meios de consultar o valor do IPVA como os canais de autoatendimento, internet banking e alguns aplicativos de celular oferecidos pelos bancos.

Proprietários do Rio de Janeiro podem consultar o valor do imposto no site do Detran, indo na página especial para o IPVA.

Os valores

Como é um imposto estadual, cabe aos órgãos de cada estado determinar a alíquota que será cobrada.

A alíquota varia de veículo para veículo. Elas variam de acordo com as características que possuem, como o local de fabricação, potência do motor, combustível utilizado, etc.

Em alguns estados, o governo dá uma redução no valor do imposto para veículos que são movidos por eletricidade e etanol, com intuito de incentivar o uso e reduzir a poluição do ar.

Em referências de preços de venda de veículos é usada a Tabela Fipe. Os valores da tabela sofrem impacto grande nos tributos dos automóveis. 

Em São Paulo, o valor do IPVA corresponde a 4% do valor de um carro. Por exemplo: se você adquiriu um carro no preço de R$ 100.000,00 o preço do imposto será de R$ 4.000,00.

A Tabela Fipe diferencia os valores de acordo com a marca, modelo e ano de fabricação dos veículos.

A Secretaria da Fazenda de cada governo estipula os calendários e as regras de pagamento, sejam os parcelamentos ou a forma de cobrança.

O órgão responsável faz uma divulgação de sistema que mostra o valor devido de cada veículo, utilizando apenas o Renavam. Ele também será usado para o pagamento do tributo nas redes bancárias.

Os responsáveis divulgam também as datas limites de pagamento de acordo com o dígito final da placa de cada automóvel.

Pagar à vista ou parcelado?

gastos do ipva

Para tomar essa decisão, é preciso estar atento aos diversos fatores, como por exemplo, a checagem de desconto que será oferecido no seu estado.

Caso o valor não afete o seu orçamento, é interessante aproveitar o desconto oferecido já que ele, geralmente, é maior que o rendimento das ações financeiras. 

Outro ponto positivo é que você não corre o perigo de esquecer o pagamento e acabar resultando em juros e multas pelo atraso.

Mas, se você tiver que optar pelo parcelamento, fique atento às condições de pagamento, inclusive à quantidade de parcelas. Ela pode alterar de acordo com o estado.

Seja à vista ou parcelado, o importante é não deixar de se planejar financeiramente para evitar transtornos, já que os gastos do IPVA são anuais.

Evite realizar o pagamento com cheques especiais ou cartões de crédito, uma vez que os juros impostos nessas opções são muito maiores.

Como realizar o pagamento?

Para fazer o pagamento do IPVA, basta dirigir-se a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam em mãos.

Outras formas de pagamento são os guichês de caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento, débito agendado ou em canais oferecidos pelas instituições bancárias.

O IPVA pode ser pago pela internet e pelo celular?

O pagamento do tributo pode ser feito por aplicativos de bancos credenciados, novamente informando o número do Renavam.

Para veículos que são registrados no estado de São Paulo, é preciso entrar no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo e gerar o guia de pagamento.

Como quitar o IPVA atrasado?

No estado de São Paulo, para quitar impostos atrasados é preciso verificar se o débito está inscrito no site da Dívida Ativa. 

É preciso ir na opção consulta e com o número do CPF/CNPJ ou número do Renavam. Se procedente, você terá que emitir a guia de pagamento do site da Procuradoria Geral do Estado.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

10 dicas para prolongar a vida útil da bateria do carro
Nas últimas décadas, os carros deram um salto significativo em termos de tecnologia. Basta comparar o modelo mais caro...
Os cinco carros populares mais vendidos em 2021
As vendas de carros no mercado brasileiro seguem sentindo a crise vivida pela indústria automobilística e pela pandemia de...
Carro a hidrogênio é alternativa aos elétricos plug-in
Na União Europeia, os carros elétricos plug-in já representam 10% das vendas. Além disso, os modelos equipados com motores...
Saiba como evitar problemas com vagas de garagens
Junto com o barulho excessivo, os problemas com vagas de garagens estão entre as principais reclamações, conflitos e discussões...
Entregas com Bike Elétrica: uma boa saída para o meio ambiente
É fato que os serviços de entregas rápidas, o popular delivery, explodiu com a pandemia de Covid-19 e vive...
Veja quais são os melhores seguros para carro de aplicativo
Quem é motorista de aplicativo sabe das dificuldades para fazer um seguro de carro. De duas, uma: ou não...