ThinkNews

Aniversário de São Paulo: curiosidades sobre a cidade

Compartilhe em:

No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo celebrou seu 467º aniversário. Acompanhe algumas curiosidades sobre a história da capital

São Paulo, centro financeiro do Brasil, está entre as cidades mais populosas do mundo, com 12 milhões de habitantes. 

A cidade, que no dia 25 de janeiro celebrou seu 467º aniversário, sempre foi palco de eventos durante o dia, e muitas comemorações durante à noite, tradição comum dos paulistanos. Confira um pouco das curiosidades sobre a história da capital:

Fundada por padres jesuítas em 1554, São Paulo é conhecida em todo o mundo. Ela exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. 

Além disso, a cidade conta com importantes monumentos, parques e museus, como:

  • Memorial da América Latina;
  • Museu da Língua Portuguesa;
  • Museu do Ipiranga;
  • MASP;
  • Parque Ibirapuera;
  • Jardim Botânico de São Paulo;
  • Avenida Paulista.

A cidade também apresenta eventos de grande repercussão Entre eles estão: 

  • Bienal Internacional de Arte;
  • Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1;
  • São Paulo Fashion Week;
  • Parada do orgulho LGBTQIA+.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Parque do Ibirapuera em São Paulo

Conhecida por sua categoria de principal cultura da América Latina, a construção da cidade foi marcada por eventos trazidos por estrangeiros, como a música clássica com os alemães, que chegaram a São Paulo por volta de 1827.

A ópera e o canto lírico foram trazidos pelos italianos, que vieram para o Brasil na década de 1870, principalmente para o sul e sudeste do país. 

As artes plásticas vieram da Itália, com Alfredo Volpi e Victor Brecheret, que contribuíram para o movimento modernista. Essa mistura de culturas e países fez com que São Paulo se tornasse uma das cidades mais culturais e referência no Brasil e no mundo.

Já no comércio, os alemães e franceses importavam tecidos e eram padeiros, confeiteiros e curtidores de couro (década de 1880). 

Os alemães eram os principais responsáveis pela produção de papel e cerveja. 

Os árabes, que iniciaram sua imigração entre o fim do século XIX e início do século XX, trabalhavam como mascates. Vendiam chapéus, roupas, relógios, tecidos, jóias e outros produtos nas regiões de comércio popular, como a 25 de Março, que hoje é o maior centro de comércio da América Latina e um dos principais pontos turísticos da capital.

A história da cidade de São Paulo também foi marcada por personalidades marcantes e artistas que até hoje possuem grande referência cultural para a capital, confira:

Tomie Ohtake

Nascida no Japão e artista plástica de renome, Tomie Ohtake se naturalizou brasileira, ou melhor, paulistana. Com mais de cinquenta anos de carreira, Tomie morou durante muito tempo na Mooca, onde tinha também seu ateliê. 

A artista é uma das principais representantes do abstracionismo informal. O Instituto Tomie Ohtake é um importante ponto cultural. Ele foi projetado com o intuito de oferecer mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, design, etc.

Sérgio Buarque de Holanda

Sérgio Buarque de Holanda foi um historiador, jornalista, crítico literário e professor brasileiro, nascido em São Paulo, em 1902. Participou do Movimento Modernista de 1922 e foi colunista e correspondente de diversos jornais, tanto no Brasil quanto no exterior.

Outros artistas como a pintora Anita Malfatti, Criolo, OSGEMEOS, Pagu, Racionais Mc’s e a banda Titãs são paulistanos. Artistas como esses, conhecidos no Brasil e no mundo, provam mais uma vez que São Paulo é palco de revelações artísticas e culturais extremamente relevantes.

A famosa “terra da garoa” também é considerada um ponto turístico por sua variedade e atrações. Afinal, quem não conhece a famosa Avenida Paulista?

A Avenida Paulista é uma das avenidas mais importantes e conhecidas da cidade. Nela ocorrem eventos diversos, desde comemorações e shows, até manifestações. 

Shoppings, bares e artistas de rua também completam esta zona de São Paulo. Aos domingos, a avenida é fechada para pedestres, proporcionando atrações para diferentes tipos e gostos.

Além da história importantíssima sobre a cidade que hoje movimenta o país e o mundo, há curiosidades muito interessantes sobre a cidade: você sabia que São Paulo já teve um rinoceronte como vereador? 

Parece até piada, mas nas eleições de 1959, os paulistanos elegeram o Cacareco, um rinoceronte do Zoológico de São Paulo. O animal recebeu cerca de 100 mil votos para o cargo de vereador e isso só foi possível porque naquela época a eleição era feita manualmente (com papel e envelope).

Outro fato curioso sobre a cidade de São Paulo: ela é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, ficando atrás somente de Nova Iorque. Os paulistanos consomem mais de 700 pizzas por minuto, segundo dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Gostou? Comente aqui embaixo o que mais te atrai em São Paulo!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quanto você usou o seu carro no último mês? Como controlar o uso e adequar o seguro
Você já parou para calcular quanto usa o carro todos os meses? Quantos quilômetros roda, quantas horas por dia...
Entretenimento a bordo - Quais são os principais acessórios para ter no carro?
“- Pai, falta muito para chegar?” Os acessórios para entretenimento no carro são itens essenciais para deixar suas viagens...
Biocombustíveis são mesmo sustentáveis?
Muito se fala sobre a utilização de biocombustíveis como alternativa aos combustíveis fósseis. Além de serem oriundos de fontes...
Como funciona o seguro de carro financiado?
Imagine a cena: você dá uma entrada e financia o restante do valor do seu novo carro em 60...
Em alta, moto elétrica é opção de mobilidade sustentável em 2022
Não apenas os carros elétricos, que tiveram um aumento de nada menos do que 257% nas vendas no Brasil...
Veja dicas para driblar a alta dos combustíveis
A alta nos combustíveis pode se tornar um grande problema nas finanças pessoais! Você já deve ter percebido isso,...