Thinkseg
ThinkNews
Auto

Veja dicas para driblar a alta dos combustíveis

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
finanças

A alta nos combustíveis pode se tornar um grande problema nas finanças pessoais! Você já deve ter percebido isso, não é mesmo? Felizmente, porém, há formas de driblar esses impactos e evitar prejuízos maiores no seu orçamento.

Para ajudar você nessa tarefa, produzimos este conteúdo. Continue lendo para saber!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Combustíveis nas alturas

O preço dos combustíveis não para de subir para os consumidores. Para se ter uma ideia, em apenas uma semana, eles tiveram alta de até 4,5% nos postos. Desde o início de novembro de 2021, os valores passam facilmente de R$ 6,00 por litro nas bombas.

Isso significa que se locomover com o próprio veículo se tornou um peso para o orçamento. Seja de moto, de carro, de caminhão ou outro. Então, é fundamental  ter cuidado com o orçamento e usar alternativas, como as que apresentaremos logo mais neste artigo.

Como a alta impacta o planejamento financeiro

A alta no preço dos combustíveis configura um aumento no custo do brasileiro para manter o tanque cheio. Ou seja, você vai passar a gastar mais com combustível do que gastava antes. Por isso, vai ver o impacto em outras contas.

Então, é provável que você precise economizar em outra coisa para dar conta de pagar pelo combustível.

É importante perceber onde e como você pode economizar para isso. Assim, será mais simples pagar a conta no posto de gasolina, mas sem deixar as dívidas acumularem em casa.

Veja 5 dicas para driblar alta dos combustíveis

Na hora de encher o tanque e também cuidar das finanças, existem algumas dicas simples que você pode seguir. Simples, mas eficazes, que podem evitar que falte combustível ou dinheiro em casa. Veja abaixo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

1. Aproveite benefícios do cartão de crédito

Existem três tipos principais de benefícios que você pode aproveitar com o cartão de crédito na hora de abastecer.

O primeiro é o cashback. Vários postos de gasolina e bandeiras de cartão têm parcerias. Então, usando essa parceria, você pode receber de volta parte do dinheiro que gastar com o combustível. Isso é o cashback: receber dinheiro de volta.

Também é possível aproveitar benefícios como programas de milhas. Neste caso, seu gasto no cartão vai acumular pontos, que depois você poderá trocar por produtos e serviços. Pode ser por combustível, caso o posto tenha parceria com o cartão, ou por viagens, por exemplo. Neste último caso, você pode até não economizar diretamente com combustível, mas terá benefício ao usar o cartão.

Por último, dá para aproveitar descontos do app do posto, ou usar o próprio cartão de crédito oferecido pelo posto de gasolina.

Em todos esses casos, é fundamental conferir o que oferecem o posto em que você abastece e o que cartão de crédito que você usa.

Se você ainda não tem um cartão de crédito, ou se quer outro, vale a pena usar um simulador de cartão. Assim, você poderá comparar várias opções e escolher o melhor para o seu caso.

2. Programas de fidelidade dos postos

Os programas de fidelidade dos postos geralmente acumulam pontos por abastecimento. Ou então, dão descontos no app da rede de combustível.

Para usar esses benefícios, você pode conferir o que a empresa oferece de vantagem. Uma pesquisa na internet ou até mesmo uma conversa com o frentista pode esclarecer isso.

3. Diminua o uso do ar-condicionado

Sabia que o uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível do carro? É verdade: o aumento é de, em média, 10%.

Por isso, para economizar combustível, evite usar o aparelho sempre que possível. Ter as janelas abertas pode ser mais benéfico até para a saúde, para ajudar a circular e “trocar” o ar dentro do carro.

Agora, se for preciso usar o ar-condicionado, também é fundamental garantir que ele funcione bem. Se estiver sujo ou com problemas, ele vai exigir mais combustível para gelar o aumente. Por isso, mantenha a limpeza do ar-condicionado e sua manutenção em dia.

4. Use meios alternativos

Para economizar com o combustível, você pode procurar por outros meios de transporte. Nem que seja apenas por um tempo, trocar o carro pelo transporte público, por exemplo, pode ajudar a manter as contas em dia.

Também são opções usar transportes como bicicleta, patinete, patins, ou mesmo caminhar para se locomover de um lado para o outro.

5. Pegue ou ofereça carona para colegas

Outra sugestão é combinar carona com as pessoas que você conhece. Assim, cada um pode pagar uma taxa e ajudar a pagar o combustível.

Neste caso, você pode ser a pessoa que oferece a carona, ou então quem pega carona. Além de buscar diretamente quem você conhece, existem opções de apps de carona disponíveis online. Nesse caso, você poderá até conhecer novas pessoas enquanto vocês vão para o trabalho.

Não subestime o poder do planejamento financeiro

Com a alta nos combustíveis, se tornou ainda mais importante do que nunca se planejar financeiramente.

Afinal, manter o tanque cheio vai custar mais, e isso vai impactar outras contas em casa. É essencial prever quais serão seus gastos, em todos os aspectos da sua vida, e controlá-los para conseguir manter tudo em dia.

Neste caso, comece anotando quanto você ganha. Depois, liste quais são seus gastos, os fixos e os supérfluos. 

Entendendo essas informações, fica mais simples planejar no que economizar e onde parar de gastar. Você também vai conseguir perceber se está na hora de conseguir uma renda extra, seja obtendo um aumento no salário, seja fazendo trabalhos extras.

Planeje tudo, “tim-tim” por “tim-tim”. Com esse cuidado, você vai prevenir acumular dívidas e ter problemas nas finanças daqui para a frente. E aí, quando o preço do combustível baixar, você poderá se planejar novamente, para aproveitar a “folga” no orçamento.

Considerações finais

Planejamento e pesquisa. Essas são as palavras de ordem para evitar grandes impactos da alta dos combustíveis nas suas finanças pessoais.

Dessa forma, planeje seus gastos e seu orçamento. E, se for o caso, planeje novas formas de se locomover, como pedalando ou usando caronas.

Já no caso da pesquisa, a ideia é: vá de posto a posto e compare os preços. Além disso, avalie quais redes de combustíveis têm os melhores benefícios, como cashbacks e programas de fidelidade.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...
Projeto de lei quer dispensar autorização do Detran para a customização de carros
Quase todo entusiasta de automóveis gosta de deixar o carro com “a sua cara”. A customização e personalização é...
Brasil comemora o Dia do Automóvel em 13 de maio
Todo dia 13 de maio é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Automóvel e da Estrada de Rodagem....
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Ao vender o carro, posso transferir o seguro?
Ao trocar de carro, é muito comum o segurado não saber exatamente o que fazer em relação ao seguro...