Sem categoria

Como praticar esportes na pandemia e quais são as alternativas mais seguras

Compartilhe em:

A pandemia não precisa interromper toda a sua diversão ao ar livre. Aqui estão várias opções de como praticar esportes na pandemia.

mobilidade pós pandemia

A explosão do coronavírus afetou a rotina de muitas pessoas. Restrições de saúde pública causadas pela pandemia levaram ao cancelamento de festivais, shows e outros eventos. Muitas férias e grandes celebrações foram limitadas ou suspensas.

Mas, apesar das mudanças causadas pela COVID-19, ainda existem opções seguras para se divertir e se exercitar. Fazer algo de que você gosta pode distraí-lo dos problemas e ajudá-lo a enfrentar os desafios da vida.

Veja algumas opções de esportes e outras atividades que você pode praticar!

Esportes e atividades de baixo risco

Ter contato próximo com pessoas que não moram com você aumenta o risco de ficar exposto ao vírus que causa a COVID-19. É por isso que, em geral, qualquer atividade que permita manter uma distância social de pelo menos 2 metros de outras pessoas apresenta menor risco.

Existem muitas opções que você pode desfrutar perto de casa, seja visitando seu parque público, estadual ou nacional favorito, ou apenas passando o tempo em sua vizinhança. 

Embora algumas atividades possam não ser possíveis durante certas estações, há muitas maneiras de se exercitar ao ar livre durante todo o ano. Mexa-se com essas atividades ao ar livre de baixo risco durante a pandemia de COVID-19:

  • Caminhadas e corrida;
  • Patins e ciclismo;
  • Pesca;
  • Golfe;
  • Escalada em rocha;
  • Caiaque, canoagem, mergulho, canoagem ou vela;
  • Aulas de ginástica, realizadas fora ou virtualmente, que permitem a distância

Evite calçadas lotadas e caminhos estreitos e escolha rotas que facilitem manter sua distância. 

Use uma máscara quando não puder manter a distância de pelo menos 2 metros de pessoas com quem não mora. Não use máscara durante atividades em que ela possa ficar molhada, como natação.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Esportes e atividades de risco intermediário

Dependendo de como são feitas, muitas atividades populares também podem ser seguras. Embora algumas delas possam não estar disponíveis em todas as estações e locais, aproveite-as quando o tempo permitir. Algumas ideias incluem:

  • Acampamento: Se você só tem contato próximo com as pessoas com quem vive, acampar é de baixo risco. Se você acampar com pessoas que não moram em sua casa, acampe em barracas separadas com pelo menos 2 metros de distância e evite compartilhar suprimentos de acampamento, incluindo comida e bebidas. Embale sabonete, desinfetante para as mãos e suprimentos para limpar e desinfetar as superfícies comumente tocadas.
  • Piscinas e praias: O contato próximo a menos de 2 metros de outras pessoas – não da água em si – pode tornar essas atividades arriscadas. Se você vai à praia e tem contato próximo com outras pessoas, o risco é maior. A água em si não espalha o vírus para as pessoas.

Lembre-se de que reunir-se para um bate-papo a uma distância segura pode oferecer uma oportunidade valiosa de estar com pessoas de quem você gosta – e ao mesmo tempo melhorar seu humor.

Vale ressaltar o seguinte, no caso dos esportes de contato, como luta livre e basquete, existe um maior risco de COVID-19 do que outros esportes. Esportes coletivos como tênis, beisebol, softbol e futebol representam menos risco porque os jogadores podem manter distância física. 

É importante que os espectadores, jogadores e treinadores também mantenham distância social. 

Use uma máscara, use desinfetante para as mãos e certifique-se de ter distância social suficiente – pelo menos 2 metros – entre você e os outros espectadores, esteja você de pé, sentado em cadeiras ou compartilhando arquibancadas.

Esportes e atividades de risco elevado

Trazer muitas pessoas em contato próximo por um longo período representa o maior risco de propagação da COVID-19.

Exemplos incluem:

  • Grandes reuniões: estar em grandes reuniões ou multidões de pessoas onde é difícil ficar espaçado, pelo menos, 2 metros de distância representa o maior risco. Quanto maior o grupo e quanto mais tempo as pessoas ficam juntas nessas situações, maior é o risco. Shows, palestras e arquibancadas estão nesse grupo;
  • Playgrounds: As muitas superfícies frequentemente tocadas dos equipamentos de playground facilitam a disseminação do vírus que causa a COVID-19. No entanto, muitas áreas, parques estão abertos. As crianças que usam equipamentos de playground devem manter distância das outras pessoas, evitar tocar em seus rostos e lavar as mãos depois para ajudar a prevenir a propagação do vírus COVID-19.

Por que praticar esportes durante a pandemia?

A COVID-19 é transmitida principalmente entre as pessoas em contato próximo, em um raio de cerca de 2 metros. O vírus se espalha através de gotículas respiratórias liberadas no ar ao falar, tossir, falar, respirar ou espirrar. 

Em algumas situações, especialmente em espaços fechados com pouca ventilação, a contaminação pode se espalhar quando uma pessoa é exposta a pequenas gotas ou aerossóis que permanecem no ar por minutos a horas.

Quando você está ao ar livre, o ar fresco está em constante movimento, dispersando essas gotas. Portanto, é menos provável que você respire o suficiente das gotículas respiratórias que contêm o vírus que causa a infecção. Mas certifique-se de usar uma máscara quando não puder manter distância dos outros.

Estar do lado de fora também oferece outros benefícios. Oferece um impulso emocional e pode ajudá-lo a se sentir menos tenso, estressado, irritado ou deprimido. E a luz solar também pode fornecer vitamina D ao corpo.

Pense em segurança e diversão

À medida que a pandemia COVID-19 continua, é importante cuidar de você e das pessoas ao seu redor. Pratique precauções como lavar as mãos com frequência, não tocar no rosto, evitar contato próximo de menos de 2 metros com outras pessoas e usar máscara quando não puder evitar estar perto de outras pessoas. 

Essas etapas são especialmente importantes para aqueles com maior risco de doenças graves devido ao COVID-19.

Ao mesmo tempo, o bem-estar também inclui fazer coisas que fazem a vida valer a pena. Com as informações certas, você pode fazer escolhas criteriosas sobre maneiras de trazer um senso de normalidade e alegria para sua vida.

Falando em proteção, considere também contar com um bom serviço de seguro auto. A pandemia foi um bom exemplo de que nunca sabemos quando imprevistos podem acontecer.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

5 erros cometidos na hora de trocar o pneu
Fugir desses erros na hora de trocar o pneu é sinônimo de ficar bem longe de riscos para a...
Parcelar multas de trânsito na internet
Veja como fazer o parcelamento de multas pela internet e não sobrecarregar seu orçamento mensal Praticidade é sempre bem-vinda...
Seguro Pay Per Use pode te ajudar financeiramente?
Entenda as vantagens do seguro auto pago por uso e veja como ele funciona na prática para você A...