Auto

Carro e status social – Como isso mudou ao longo do tempo?

Compartilhe em:

marcas de carros famosas

Desde a invenção do automóvel, o carro tem sido um símbolo de status e poder. Nos primeiros dias dos automóveis, apenas os ricos podiam pagar por um carro, o que fazia com que eles se destacassem dos outros. O carro como status social também foi usado como uma forma de expressão pessoal, com as pessoas personalizando seus carros para refletir sua personalidade e estilo de vida. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carro como status social foi diminuindo

Ao longo dos anos, a popularidade do carro cresceu, e com ela, o número de pessoas que podiam pagar por um. Como resultado, o carro como status social deixou de ser um símbolo, mas ainda era um sinal de mobilidade e independência. As pessoas compravam carros para se locomoverem mais facilmente e para terem mais liberdade em suas vidas.

No pós-guerra a personalização surgiu

Nos anos 1950 e 1960, os carros tornaram-se um símbolo da cultura pop americana, com modelos icônicos como o Chevrolet Bel Air e o Ford Mustang. O carro continuou a ser usado como um meio de expressão pessoal, e a personalização de carros se tornou ainda mais popular.

Crise do petróleo freou a ostentação

Nos anos 1970 e 1980, a crise do petróleo e a recessão econômica levaram as pessoas a procurarem carros mais econômicos e práticos. Saíram de cena os enormes carros com motor V8 e surgiram carros compactos e mais eficientes em termos de combustível, como o Volkswagen Golf e o Honda Civic.

Anos 1990 e o auge dos alemães

Nos anos 1990, o carro como status social ainda triunfava, mas a ênfase começou a se deslocar para a marca e o modelo do carro. As pessoas compravam carros de marcas premium, como Mercedes-Benz e BMW, para mostrar que eram bem-sucedidas e financeiramente estáveis.

No Brasil, que teve importações de veículos proibidas entre 1976 e 1990, isso ficou ainda mais evidente. Se durante a década de 1980 as classes média e alta andavam com carros iguais (Chevrolet Monza e Opala, Volkswagen Santana, Ford Del Rey), quando os carros importados começaram a chegar os ricos passaram a desfilar com o que havia de mais avançado no mercado automotivo mundial. O Opala deu lugar à BMW 325i e a caminhonete cabine dupla foi substituída pelo Jeep Grand Cherokee.

Carro como apenas meio de locomoção

No século XXI, a popularidade do carro como status social diminuiu ainda mais, já que cada vez mais pessoas preferem usar serviços de compartilhamento de carros ou usar transporte público em vez de possuir um carro próprio. Além disso, a preocupação com o meio ambiente levou ao aumento da demanda por carros elétricos e híbridos.

Quer ostentar? Tenha um carro caro

No entanto, ainda existem pessoas que compram carros para ostentar. Essas pessoas geralmente compram carros caros e de marcas premium, como Ferrari, Lamborghini, Porsche e Rolls-Royce, para mostrar sua riqueza e poder. Algumas pessoas também personalizam seus carros com acessórios caros, como rodas ainda mais exclusivas e preparação para deixar o motor ainda mais potente.

Em resumo, ao longo do tempo, o carro como status social passou a ser mais um meio de transporte mais acessível e prático. No entanto, ainda há pessoas que compram carros para ostentar e mostrar sua riqueza e poder. Ainda assim, com a crescente preocupação com o meio ambiente e a mudança dos padrões de consumo, o carro pode deixar de ser um símbolo de status social no futuro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...