Atualidades

Vacinação em drive-thru: quais os cuidados necessários?

Compartilhe em:

Vacinação em drive thru

Se for sair de casa, proteja-se. Conheça os cuidados que você deve tomar para diminuir os riscos de infecção pela COVID-19

A COVID-19 é uma doença altamente contagiosa. Um simples toque sobre uma superfície contaminada, um aperto de mão ou abraço com alguém infectado já é suficiente para transmitir o vírus.

Agora imagine um aglomerado de pessoas aguardando em uma fila para serem vacinadas contra o Coronavírus… Problemático, não é?

Por isso, foi adotado o sistema de vacinação em drive-thru. Ou seja, você vai de carro até a unidade onde as vacinas serão aplicadas e recebe a dose de vacina sem precisar sair do carro. Um procedimento que evita aglomeração e ajuda na proteção.

Mas, ainda que seja mais seguro do que uma fila de pessoas, ao sair de casa em direção ao posto de vacinação é preciso tomar os cuidados necessários com você e o seu carro. Continue lendo para saber quais são eles.

Comece pelo básico

Uma das melhores proteções contra vírus envelopados como Coronavírus é o álcool em gel 70. E você deve usá-lo. Sempre. Por isso, deixe um (ou dois) frascos dentro do carro pronto para uso.

Aliado a isso, mesmo estando dentro do carro, use máscara ao dirigir. E também evite tocar seu rosto e qualquer superfície do carro, ainda que estejam higienizadas.

De nada adianta ter álcool em gel 70 para uso imediato, higienizar as mãos e usar máscaras, se você não tomar alguns outros cuidados. O que nos leva ao próximo tópico.

Higienize o carro

Embora o contágio aconteça com maior frequência por meio do contato com pessoas infectadas, a COVID-19 consegue sobreviver horas ou dias sobre superfícies. Sendo assim, descontamine as superfícies dentro (e fora) do seu veículo antes de ir ao posto drive-thru.

Veja alguns dos “lugares-chave” que você deve higienizar:

  • Maçanetas;
  • Alavanca de câmbio;
  • Volante;
  • Botões no painel;
  • Porta-objetos;
  • Cintos de segurança;
  • Porta-luvas;
  • Rádio;
  • Tela multimídia;
  • Freio de estacionamento;
  • Botões do vidro;
  • Retrovisores elétricos;
  • Puxadores de portas;

Atenção: cuidado com os produtos que você usará para higienizar seu carro. Assim como o álcool em gel 70 é específico para a pele, há produtos específicos para cada superfície do carro.

Para o painel, volante e alavanca de câmbio, por exemplo, utilize uma flanela com álcool isopropílico. Já para os estofados, use água misturada com sabão neutro (também com a ajuda de uma flanela).

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Janelas

Enfermeira aplicando vacina em senhorapela janela do carro.

As partículas da COVID-19 podem ficar flutuando no ar de 40 minutos até 2h30. E com o carro totalmente fechado, essas partículas ficam pairando dentro da cabine e aumentam o risco de contágio.

Assim, nada de manter as janelas do carro fechadas. Deixe o fluxo de ar entrar e sair do veículo para remover as possíveis partículas virais no ar. Isso também impedirá que o vírus acabe se depositando no painel, bancos e outras superfícies do automóvel.

Caronas

Você sabe que tem sido cuidadoso. Que seus bancos foram higienizados do jeito certo. E que você tem respeitado o afastamento social. Mas você não sabe se as outras pessoas têm feito o mesmo.

Por esse motivo, evite dar carona. Essa medida protege tanto você quanto a outra pessoa. 

Além do mais, há muitos infectados assintomáticos. Você mesmo pode ser assintomático e apresentar risco para quem estiver pedindo carona.

Filas

Embora em algumas cidades a vacinação em drive-thru tenha acontecido com rapidez, em outras houve complicações, como longas filas de carros aguardando sua vez.

Caso aconteça este mesmo problema no posto drive-thru da sua cidade, evite sair do carro devido a demora. Mantenha-se ao máximo isolado das outras pessoas.

É importante que você se atente ao cronograma de vacinação e não se antecipe ao horário de abertura do posto de vacinação.

Vacinação em drive-thru

Como você já sabe, deverá estacionar seu veículo em uma das baías de vacinação e o atendimento será feito sem que você precise sair do carro.

Tudo que você precisa fazer é apresentar os documentos necessários e seguir o procedimento com a orientação do profissional de saúde. No entanto, apesar das medidas de proteção tomadas no posto de vacinação para minimizar o contágio, evite qualquer contato físico desnecessário.

Após a vacinação, faça outra descontaminação: 

  • Higienize os documentos apresentados ;
  • Faça sua higiene pessoal completa — lembre-se que pessoas e carros vindo de vários locais estão passando pelas baías de vacinação;
  • Ao chegar em casa, siga os cuidados citados anteriormente e descontamine o carro novamente.

De forma geral, proteja-se durante todo o processo: desde a saída de casa, percurso até ao posto drive-thru, vacinação e retorno para casa.

Aos poucos, mais postos drive-thrus estão sendo abertos em outras cidades e mais pessoas estão sendo vacinadas. O que é maravilhoso. Mas fato é: se for sair de casa, proteja-se da COVID-19. Fuja dos riscos e faça sua parte. Por você. Por sua família. E pelas demais pessoas.

E aí, gostou de conhecer os cuidados necessários na vacinação em drive-thru? Continue acompanhando o Blog da Thinkseg e descubra (sempre) dicas valiosas sobre mobilidade e cuidados com o automóvel.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quer agendar uma viagem? Conheça o Uber Reserve
Desde o fim de março, a Uber disponibiliza um novo serviço no Brasil, o Uber Reserve. Não se trata...
Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?
Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem...
VA-X4: um cruzamento de avião e helicóptero anunciado pela Gol para 2025
A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar a voar no Brasil a partir de meados de 2025 com...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...
Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Mito ou verdade: kit promete carro movido a água
É sempre assim:basta uma série de elevações nos preços dos combustíveis para pipocarem engenhocas milagrosas que prometem reduzir o...