Auto

Carro sem ligar: o que pode ser e como resolver?

Compartilhe em:

O que fazer se o carro não ligar? Veja as causas mais comuns e como solucioná-las

O quão estressante isso é para você?

Você gira a chave na ignição, o motor engasga por um instante e então… Nada acontece, o carro simplesmente não liga.

Porém, você insiste e gira a chave novamente. Nada. Tenta mais uma vez, e novamente e mais outro giro na chave, mas… o carro se recusa a ligar. O motor parece… morto!?

Então você desce do carro, abre o capô e encara o labirinto de engrenagens e compartimentos. Onde está o problema? No motor? No sistema de ignição? Ou… 

A seguir, descubra as causas mais comuns do carro sem ligar e saiba como solucioná-las.

Bateria fraca

A bateria é o coração do carro. E se ela estiver descarregada (ou fraca o suficiente), o veículo simplesmente não liga.

Uma das formas de solucionar a bateria descarregada é fazer o carro pegar no tranco. Se ele estiver em uma descida, facilita o processo. Mas caso esteja em uma rua plana, você precisará de ajuda para empurrá-lo.

Você também pode fazer a chupeta na bateria (isto é, a partida auxiliar) e, então, recarregá-la.

Para evitar que ela descarregue, lembre-se sempre de desligar os faróis, luzes internas e som quando o carro não estiver funcionando. Até a própria chave “virada” na ignição pode sugar a carga da bateria.

Também dê atenção especial ao alternador do carro. Além do mais, é ele quem carrega a bateria enquanto o carro está funcionando e qualquer defeito nele será prejudicial. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Motor de arranque

Isso aqui pode causar um problemão.

O motor de arranque (também chamado de motor de partida) é uma peça que fica entre o volante e o motor, dentro da caixa de marcha. Ele é responsável por fazer o motor principal dar seus primeiros giros. Com isso, inicia-se os ciclos de combustão e faz o carro se movimentar, mas…

Como qualquer peça, todas se desgastam com o tempo. E quando o motor de arranque está em péssimo estado, o motor principal não consegue dar esses primeiros giros e deixa o carro sem ligar.

E a situação piora…

Um motor de partida danificado irá esgotar a bateria. Inclusive, poderá super aquecê-la e deformar suas placas. Nesse caso, recorra a um mecânico para solucionar o problema.

Faça revisões regulares para evitar que o carro não ligue por culpa do motor de arranque. O que foi observado na revisão? As escovas estão muito desgastadas? O pinhão está danificado? Será preciso substituição de peça?

Falta de combustível

Painel de carro demonstrando falta de combustível para carro sem ligar.

Você olha para o medidor de combustível e ele afirma que você ainda pode dirigir por um bom tempo. “Não se preocupe, seu carro nem está perto de entrar na reserva de combustível.”

Então você dirige e dirige. E você só se dá conta que o tanque está vazio quando o carro apaga no meio da rodovia. 

Acontece… Às vezes nós apenas esquecemos e não há muito o que dizer a respeito.

Se eventualmente seu carro sofrer pane seca, vá com um galão até o posto de combustível mais próximo para abastecê-lo e dê um jeito na situação.

No geral, a dica é: não espere seu carro entrar na reserva de combustível para só então abastecê-lo. E também tenha cuidado com o medidor de combustível. Se ele estiver com defeito, fará a medição errada e acabará dizendo que seu tanque está cheio quando na verdade está quase seco.

Bomba de combustível

Se o combustível não consegue chegar até o motor do carro, de que adianta o tanque cheio? 

A bomba de combustível é encarregada de mover (com a pressão adequada) o combustível do tanque para o motor. No entanto, se estiver estragada, a pressão do combustível que sai em direção aos bicos injetores sofre oscilações, dificultando a partida do carro.

Assim, para resolver esse contratempo do carro sem ligar, contrate um mecânico de confiança. Ele irá verificar a bomba de combustível e os demais componentes ligados a ela.

De qualquer forma, tenha cuidado com o combustível de má qualidade, pois ele poderá entupir a bomba de combustível. E para evitar que ela queime, sempre troque o filtro de combustível a cada 10 mil km rodados.

Velas de ignição

Qual foi a última vez que você substituiu as velas de ignição do seu carro?

O tanque do seu carro pode até estar cheio de combustível e a bateria perfeitamente carregada. Mas e as velas de ignição? Eles ainda são úteis produzindo faíscas?

As velas de ignição servem para criar uma centelha elétrica de alta tensão que irá queimar o combustível. Porém, se estiverem com defeito, não conseguirão produzir faísca para manter o motor funcionando.

Alguns dos problemas que surgem nas velas de ignição são:

  • Desgaste;
  • Corrosão dos eletrodos (devido ao combustível de má qualidade);
  • Fuligem preta e seca (que causará faísca atrasada)

Faça manutenções periódicas e, se necessário, as substitua.

Carro sem ligar: às vezes o problema é mais sorrateiro

Você tentou fazer uma ligação direta, mas o carro continuou em silêncio. Você tentou fazê-lo pegar no tranco, mas foi um esforço em vão.

E se o problema não for a bateria? E se o problema for bem mais sorrateiro? Quem sabe um furo na mangueira da bomba de combustível? Ou então se as velas de ignição estiverem corroídas demais?

Como você fará seu carro funcionar?

Você não precisa se estressar com isso. Não precisa esquentar a cabeça imaginando mil e uma formas de como sair dessa enrascada. Com nosso Seguro Pay Per Use, você tem assistência 24h.

Se seu carro deixar você na mão, tudo que precisa fazer é solicitar ajuda através do nosso aplicativo. Você sequer precisará nos ligar. Com apenas alguns cliques, nós iremos socorrer você e seu carro.

Que tal ter nossa assistência quando seu carro não pegar? Conheça mais sobre o Seguro Pay Per Use e evite o estresse dos imprevistos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...