Auto

Mecânico de confiança: saiba como encontrar

Compartilhe em:

mecânico de confiança

Veja como escolher um mecânico de confiança e entenda a sua importância

Antes mesmo de comprarmos um carro, quando estamos fazendo o planejamento das contas, já sabemos que a manutenção do veículo estará presente nos gastos com uma certa periodicidade. 

E isso é comum! Carros precisam estar sempre passando por revisões, preservação e aperfeiçoamentos constantes. Essa manutenção cabe a um profissional que seja devidamente capacitado para tal, o chamado mecânico de confiança

É comum que cada um tenha suas preferências para este profissional e é ótimo levar em consideração as experiências de pessoas próximas na hora de escolher o seu. 

Separamos dicas valiosas para que você entenda a importância de ter profissionais qualificados para realizar a manutenção do seu veículo e como escolhê-lo. Olha só:

O mecânico e a sua importância no dia a dia

Não é só sobre experiência e anos de trabalho automotivos que se dá o bom mecânico. Como qualquer profissional técnico, o mecânico precisa passar por cursos profissionalizantes e atualizações constantes. 

É importante que os mecânicos se modernizem com a mesma velocidade em que os próprios veículos se renovam. Levando em consideração a velocidade em que estamos quando dirigimos, a manutenção dos carros é crucial para a nossa segurança e, até mesmo, para nossa vida.

A importância de se ter um mecânico de confiança está relacionada à quantidade de anos que durará o seu veículo. Por ser um bem durável, é comum que pessoas fiquem com o mesmo carro por ao menos 5 ou 10 anos. 

Realizar uma boa manutenção preditiva e preventiva é de suma importância. Quando pensamos em carros semi novos, essa relevância fica ainda mais acentuada. Isso porque a manutenção será mais frequente e significativa para o funcionamento do automóvel. 

Existem inúmeras especialidades e pormenores presentes no dia a dia de mecânicos em todo o Brasil. Alguns são especializados em junta do cabeçote, outros em motor, troca de filtro de ar, óleo, parte elétrica e por aí vai. 

Há mecânicos que são especializados em marcas específicas de veículos como Ford, Citroen, Peugeot ou VW, por exemplo. O segredo é ter paciência para fazer uma pesquisa minuciosa e profunda. Um mecânico de confiança pode aumentar anos na vida útil do seu veículo e um mau mecânico pode fazer exatamente o oposto disso. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como encontrar um mecânico de confiança

escolhendo mecânico de confiança

1. Não dê uma liberdade muito grande ao mecânico

Esta dica é importante para a fase de pesquisas. Não é recomendado deixar o mecânico livre para consertar tudo o que for preciso. Seja bem detalhado e específico na hora de pedir pelo orçamento e peça para que a mão de obra já esteja inclusa. Deixe bem claro que não é necessário realizar nenhum tipo de reparo antes que o orçamento seja aprovado por você. 

Oficinas que já possuem muitos anos de presença no mercado já adotam essas medidas antes mesmo que você tenha que pedir. Mas é sempre recomendado lembrar ao mecânico que ainda não te conhece. 

2. Leve em consideração a opinião de amigos 

O famoso boca a boca é muito importante na escolha de um mecânico de confiança. Levar em consideração a opinião de amigos, conhecidos e familiares é essencial. 

Pergunte a eles qual é o profissional escolhido para fazer a manutenção dos seus veículos. Converse com motoristas profissionais e não deixe de realizar uma extensa pesquisa na internet tanto da oficina quanto do próprio mecânico. 

A internet pode facilitar muito na hora de encontrar reclamações e opiniões negativas sobre todos os assuntos relevantes para a escolha.

3. Fique atento para o funcionamento da oficina

Sabe aquela ideia de que a primeira impressão é muito importante? Na escolha do seu mecânico de confiança é a mesma coisa. 

Claro que não se deve ter a expectativa de encontrar uma oficina mecânica totalmente limpa. Porém, a organização deve ser considerada como um dos seus critérios para a escolha. 

Note se as ferramentas estão jogadas por aí e/ou se existe uma pequena sala de espera. Um sinal vermelho nessas horas é a presença de peças velhas de outros carros pelo local. Isso pode indicar a possibilidade de confusão ao instalar as peças novas. 

Preste atenção, também, se o mecânico usa proteção para sentar-se no banco dos carros enquanto está realizando os reparos.

Dica bônus: Não se esqueça do seguro auto

Além de um mecânico de confiança, é importante levar em consideração que se tenha, também, um seguro auto que esteja sempre pronto para o socorro de alguma situação imprevisível. 

O conjunto dessas duas ações te deixará mais tranquilo para o caso de pane elétrica, troca de pneu, colisões e qualquer problema que apareça no caminho.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...