Atualidades

Máscara ao dirigir é obrigatório?

Compartilhe em:

máscara para dirigir

Entenda quais são as recomendações para os motoristas para evitar a contaminação e a propagação do vírus

Em diversas cidades brasileiras, foi adotado como medida de contenção do vírus o uso obrigatório de máscaras de proteção. Toda e qualquer pessoa que sair às ruas deve utilizar o equipamento para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. 

No entanto, essa decisão gerou uma série de dúvidas nos condutores de veículos, que começaram a se perguntar se o decreto também valeria também para quem estava dirigindo. 

Esta é uma questão muito pertinente para o momento que estamos vivendo. E é justamente sobre a usar máscara para dirigir e outras dúvidas relacionadas aos condutores e a Covid-19 que vamos falar no conteúdo de hoje. Acompanhe!

Afinal, é ou não é obrigatório usar máscara dentro do veículo? 

Seguindo as normas de saúde e alguns decretos de estados e municípios brasileiros, o mais indicado é que ao sair de casa – seja para andar de carro ou a pé – todos usem o equipamento de proteção para se proteger do coronavírus

Isso porque trata-se de um vírus com alto poder de contaminação, que se dá através de micropartículas de saliva que escapam da boca ao tossir, espirrar ou até mesmo ao falar mais alto. 

Sendo assim, o mais indicado é que mesmo dentro do carro, você use a máscara para sua segurança e das demais pessoas que possivelmente vão andar no veículo com você. 

Embora o uso do item não seja obrigatório para motoristas em carro particular, o cenário já é um pouco diferente para quem transporta passageiros – seja através de aplicativos, táxis ou até mesmo transporte público. 

Nestes casos, tanto o condutor quanto o passageiros são obrigados a permanecer com o equipamento de segurança durante todo o trajeto. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Posso ser multado se estiver sem máscara no carro?

Por ora, os motoristas de carros particulares podem dirigir sem máscara sem que isso gere alguma penalidade. Porém, como mencionamos acima, não é o mais indicado, principalmente se o seu destino for algum local público. 

No entanto, caso você precise sair do veículo em um posto de gasolina, por exemplo, e for flagrado sem o equipamento de proteção, você pode sim ser multado por um agente de trânsito. 

Nestes casos, os valores de multa variam de acordo com a cidade. Elas podem ir de R$ 276,10 até R$ 276,1 mil, dependendo da situação e circunstância. 

Além do prejuízo financeiro, você também se expõem aos riscos de contrair o coronavírus e transmiti-lo para outras pessoas, o que é justamente o que no momento estamos tentando evitar. 

Vale ressaltar que a tendência é que essas medidas de contenção se tornem ainda mais rígidas nos próximos dias, tendo em vista que a cada dia aumentam os casos de infectados e, consequentemente o número de vítimas da Covid-19. 

Como se proteger do vírus no carro?

máscara ao dirigir

Para quem precisa utilizar o veículo, o mais indicado é que se siga uma série de cuidados a fim de evitar a contaminação e propagação do vírus. 

Dentre as principais medidas, a máscara para dirigir é a principal delas. Além disso, segundo as recomendações de saúde, deve-se também: 

  • Higienizar as mãos sempre ao entrar e sair do veículo; 
  • Ter sempre por perto álcool em gel 70% para passar nas mãos quando não houver a possibilidade de lavá-las;
  • Sempre que possível, limpar os painéis e todos os botões que foram tocados durante o percurso (volante, freio de mão, botões de comando, rádio e afins);
  • Evitar transportar passageiros que não estejam utilizando a máscara; 
  • Periodicamente, fazer a higienização dos bancos e estofados do veículo; 
  • Lavar o carro com frequência utilizando água e sabão neutro (você pode optar por lavar o carro em casa para economizar. 

E o que fazer quando for sair de casa a pé ou usar transporte público

Para quem possui um seguro auto pago por uso e opta por economizar na quarentena, utilizando os meios de transporte alternativos ou ainda, saindo de casa a pé, também deve-se seguir algumas recomendações: 

  • Utilize sempre a máscara de proteção;
  • Evite levar as mãos ao rosto, ainda que estejam higienizadas; 
  • Leve sempre um álcool em gel com você; 
  • Toque no mínimo de coisas possíveis; 
  • Mantenha a distância mínima de 1 metro das outras pessoas; 
  • Evite locais com aglomerações;
  • Ao voltar para casa, higienize sempre as mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos e de preferência, troque as roupas e calçados. 

Dessa forma, você protege não só a sua saúde, mas a de todos à sua volta. E lembre-se, quando tudo isso acabar, as relações e até mesmo as pequenas ações cotidianas terão ainda mais valor!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
5 vantagens dos veículos autônomos
Nos últimos 20 anos, o mundo viveu uma verdadeira revolução tecnológica. No começo dos anos 2000, a internet ainda...
Quer agendar uma viagem? Conheça o Uber Reserve
Desde o fim de março, a Uber disponibiliza um novo serviço no Brasil, o Uber Reserve. Não se trata...
Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?
Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem...
VA-X4: um cruzamento de avião e helicóptero anunciado pela Gol para 2025
A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar a voar no Brasil a partir de meados de 2025 com...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...