Descubra pequenas atitudes sustentáveis no trânsito que podem ser grandes feitos para o meio ambiente!
Mesmo com toda a poluição gerada diariamente pelos automóveis, é possível cultivar um trânsito sustentável e que cause menos danos ao meio ambiente. No entanto, é preciso que haja uma mudança no comportamento coletivo para atingir esse objetivo.
São pequenas atitudes de motoristas e passageiros, juntas, que podem reduzir o impacto causado ao nosso planeta.
Seja reduzindo a emissão de poluição, buscando formas alternativas de transporte, garantindo que o veículo esteja apto para rodagem, entre outras práticas, podemos contribuir para a preservação do meio ambiente.
Quer saber como fazer a sua parte na construção de um trânsito sustentável? Então confira as dicas que preparamos sobre o assunto, logo abaixo.
Aproveite o transporte público no dia a dia
Grandes cidades enfrentam problemas no trânsito diariamente. Boa parte desses casos se dá por um transporte público precário e que não atende a demanda de deslocamento da população plenamente.
No entanto, as grandes cidades contam com um sistema público satisfatório, o que é útil para os dias da semana, quando podemos ir para nosso destino utilizando ônibus, metrô e trem.
Apesar de não ser tão confortável quanto um veículo, essas alternativas são essenciais para criar um trânsito sustentável.
Ainda, em alguns casos, é mais rápido utilizar o transporte público do que tirar o carro da garagem para enfrentar o caos da superlotação de automóveis nas vias. Indo além, em algumas situações, o estresse por dirigir em congestionamentos também é um bom motivo para aproveitar o transporte em massa.
Use transportes alternativos complementares no percurso
Atualmente, existem vários meios de transporte alternativos que, certamente, contribuem para melhorar o trânsito. Para pessoas que estão a poucos quilômetros do trabalho ou da faculdade, é muito mais interessante apostar nessas opções para chegar até o destino rapidamente.
Por sinal, o conceito da “última milha” é bem forte nos grandes centros, em que um pequeno percurso pode ser realizado com patinetes elétricos ou bicicletas, por exemplo. Esse pequeno trecho é responsável, em muitos casos, por causar um trânsito caótico e prejudicial para o planeta.
Dessa forma, dentro da sua realidade, procure alternativas que permitam um deslocamento rápido, seguro e, principalmente, que não te obrigue a tirar o veículo da garagem. Você vai ver que existem boas soluções para essa questão!
Mecânica do veículo em dia
Se você depende do carro para algumas situações e não pode abrir mão dessa praticidade, poderá contribuir para um trânsito sustentável da mesma maneira. Para isso, você precisa manter a mecânica do veículo em dia para que as emissões de gases estejam dentro dos limites aceitáveis.
Outra situação envolve o uso dos pneus. O desgaste incorreto por falta de alinhamento e balanceamento vai ser maior e, por consequência, você precisará trocar esses itens em um intervalo menor, o que vai gerar mais lixo para o planeta.
O mesmo vale para a troca de fluidos do veículo, que precisam ser descartados corretamente. Nesse sentido, se a troca for realizada por terceiros, verifique como esse descarte é realizado para garantir que os óleos tenham o destino adequado e, assim, não prejudique rios e mares.
Carros híbridos e veículos elétricos
Por último, outra dica para ajudar a criar um trânsito sustentável é a utilização de carros híbridos ou elétricos. Nesse caso, ambos ajudam bastante na redução de poluição. O sistema elétrico não emite gases poluidores e o híbrido pode otimizar radicalmente o uso de combustível fóssil.
Apesar de ainda impactarem o ambiente de outras maneiras, como é o caso dos pneus desgastados, fluidos usados, entre outros poluidores, esses automóveis são um grande passo para a preservação do planeta. Definitivamente, valem ser usados quando possível.
Leia também: Como ser sustentável em 07 passos simples
Serviços pensados para criar um trânsito sustentável
Por último, é sempre importante pensar em serviços que nasceram para ajudar a criar um trânsito sustentável. Dessa forma, o seguro auto Pay Per Use, da Thinkseg, foi concebido com esse objetivo, além de proporcionar mais economia para os motoristas.
O Pay Per Use é sustentável porque permite que os motoristas deixem seus veículos na garagem, já que o valor do seguro é baseado na quantidade de uso do automóvel.
Assim, esse motorista poderá aproveitar outras formas de transporte por não ser “obrigado” a tirar seu carro da garagem, já que investiu em um seguro tão caro.
Portanto, esse tipo de seguro auto é uma modalidade que beneficia quem utiliza seus carros apenas em momentos pontuais, fazendo uso de meios de transportes populares ou alternativos, na maior parte do tempo, como listamos aqui.
E o funcionamento do Pay Per Use é bem simples: uma mensalidade baixa e mais alguns centavos por quilômetro rodado.
Demais, não é? Então, não espere mais e conheça o seguro que foi criado para ajudar o meio ambiente, bem como o trânsito caótico e, da mesma forma, ajudar as finanças dos motoristas sem comprometer a proteção do automóvel.