Seguro

Seguro de carro por aplicativo: como funciona?

Compartilhe em:

seguro de carro

Entenda como funcionam os aplicativos de seguro de carro e veja como essa opção está revolucionando a rotina dos motoristas!

Atualmente, as seguradoras de automóveis estão experimentando cobrar dos motoristas com base em seu comportamento como condutores, e não somente utilizar as  tão famosas informações sobre histórico de direção, localização e idade.

No modo convencional é necessário preencher o formulário, enviar sua carteira de motorista e muitas vezes acaba gerando confusão sobre todos os outros fatores que podem ser usados na geração de uma cotação de seguro além de seu histórico real de direção.

Com o seguro de carro por aplicativo você simplesmente deixa a seguradora observar você dirigir por meio de um aplicativo no seu smartphone e pode receber cotação com base no histórico de condução real.

Esse é o novo formato de seguro de carro pago por uso. Mas afinal, como isso funciona?

O uso de aplicativos no segmento de seguro de carro

Uma das áreas de crescimento mais fascinantes no mercado de tecnologia é a coleta de dados com base em dispositivos móveis, Ou então o uso de smartphones para aprender mais sobre o comportamento do motorista. 

Não é mais um segredo: o seguro de carro baseado em uso está mudando completamente a forma como a indústria de seguros funciona. 

Existe uma expectativa de que as demandas esperadas dos clientes para esse tipo de serviço cresça em mais de 140 milhões de assinantes globalmente até 2023.

Aplicativos instalados nos celulares dos clientes permitem que uma seguradora tenha informações mais precisas para avaliar os prêmios do motorista. Entre elas estão: atividade na estrada (incluindo velocidade de frenagem e curvas ou aceleração), a hora do dia ao dirigir e a quantidade de tempo gasto atrás do volante.

As vantagens dos aplicativos de smartphone e dos programas de seguro baseado em comportamento são bastante óbvias: as seguradoras podem identificar e compreender os riscos obtendo uma visão mais precisa de como seus clientes realmente se comportam ao volante. 

Eles também podem limitar sua exposição a riscos por meio de técnicas de prevenção de perdas. Isso é possível entendendo quando e onde os clientes dirigem, ajudando-os a determinar quem deve pagar mais e quem deve pagar menos pelo seguro automotivo.

A escolha pela opção dos aplicativos nos celulares não foi por acaso: começando com a eliminação dos custos de hardware para as seguradoras. Enquanto outras soluções exigem que a seguradora compre e distribua dispositivos de telemetria que os clientes possam instalar em seus veículos, a opção mobile emprega o próprio dispositivo móvel do cliente. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

E como os smartphones estão se tornando essencialmente onipresentes – o que significa que quase todos os possuem – é um sistema que pode ser implementado de forma fácil e eficaz. (Em termos de custo, também aproveitando o plano de dados móvel existente do usuário ou rede wi-fi)

Existe um outro grande motivo para considerar celulares. Como os sistemas de distribuição de aplicativos de software baseados em dispositivos móveis estão tão prontamente disponíveis e amplamente compreendidos, é relativamente simples para as seguradoras lançar programas com recursos de telemetria para seus clientes. 

Aplicativos personalizados dos provedores de seguros são uma maneira fácil de oferecer treinamento, orientação e aconselhamento aos clientes. 

Esses apps também podem abrir linhas exclusivas de comunicação com os motoristas, dando assim a uma seguradora a oportunidade de melhorar o relacionamento com os clientes.

Os benefícios dos aplicativos de seguro

seguro de carro por aplicativo

Existem outras vantagens em usar aplicativos. Primeiro, muitos dos smartphones de hoje vêm equipados com sensores integrados que podem ser usados ​​para coletar dados avançados. 

Por exemplo, muitos celulares apresentam receptores de sistema de posicionamento global de precisão (GPS), acelerômetros para leitura de forças G e vários mecanismos de conectividade de dados. Em muitos casos, é um processo simples complementar esses recursos com outros sensores, como magnetômetros, sensores de proximidade e sensores de luz ambiente.

Outra vantagem de usar dispositivos móveis para coleta de dados telemáticos é a  portabilidade. Ao contrário de muitos dispositivos de rastreamento, um smartphone pode ser movido entre veículos de forma rápida e fácil, permitindo que uma seguradora acompanhe um motorista em vários veículos. 

Também não há necessidade de se preocupar com a compatibilidade, já que as soluções de smartphone podem ser usadas com praticamente qualquer tipo de veículo.

Outros benefícios incluem:

Os motoristas seguros podem obter grandes descontos

Um adolescente cauteloso deve pagar taxas mais altas do que um imprudente de 40 anos? Os aplicativos de seguro de carro oferecem uma oportunidade para que motoristas cuidadosos sejam recompensados por seus bons hábitos de direção.

Os programas de rastreamento de carros melhoram a transparência

As seguradoras tradicionais usam todos os tipos de dados secretos e algoritmos invisíveis para calcular os prêmios. Com os aplicativos, os clientes podem ver exatamente como o modo como dirigem afeta as taxas de seguro.

Você recebe feedback sobre como dirigir

Simplesmente rastreando sua direção online, você pode ficar mais ciente dos seus maus hábitos. Alguns aplicativos também fornecem feedback instantâneo emitindo um bipe quando o motorista freia com muita força ou acelera muito rapidamente.

Como o app da Thinkseg funciona?

Com o app da Thinkseg, você tem, de forma transparente, os detalhes de cada cobertura de seu seguro auto. E tem mais: ainda consegue acompanhar em tempo real quantos quilômetros rodou no mês e saber qual vai ser o valor da sua fatura no fim do período.

O app também permite chamar assistência mecânica 24h, além de informar sinistros e fazer orçamentos sem a necessidade de se deslocar a um lugar físico. 

Nossa tecnologia exclusiva de telemetria do app da Thinkseg pode saber se você está dirigindo seu carro ou se deslocando por outros meios, como bicicleta, patinete, ônibus ou por carro de aplicativo e taxi. 

Além disso, com o intuito de educar motoristas para termos um trânsito mais seguro, o app também analisa a forma como você dirige, como: velocidade, aceleração, uso do celular, e dá dicas de como melhorar sua condução.

Mesmo que a bateria do seu celular acabe, ainda é possível usufruir da cobertura do seguro. Nós usamos a quilometragem registrada do odômetro do seu carro para apurar as diferenças e sempre cobrar o valor correto de você. 

Acreditamos tanto em nossas soluções que você pode até mesmo fazer o cancelamento da assinatura com um clique. Tudo para simplificar ainda mais o processo e otimizar sua experiência.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Pagamento do seguro auto não está em dia? O que pode acontecer?
Circular com o pagamento do seguro atrasado pode acarretar em diversas consequências para o proprietário do veículo. É fundamental...
Seguro Auto para pequenas empresas
Sabia que pequenas empresas com frotas podem optar por uma modalidade especial de seguro de carro? Com uma apólice...
A cor do seu carro pode afetar o preço do seu seguro?
Uma das partes mais legais de comprar um modelo zero quilômetro é poder escolher a cor do carro. Muito...
Qual é a garantia de que estou segurado de verdade?
Quando fechamos a contratação do seguro auto sempre fica a dúvida: o carro está segurado mesmo? Afinal, o seguro...
Qual a importância de fornecer os dados corretos na cotação e contratação do Seguro Auto Online?
Não se pode negar que as plataformas de cotação e contratação de Seguro Auto Online facilitaram muito a vida...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...