Mobilidade

10 motivos para deixar o carro em casa

Compartilhe em:

carro em casa

Conheça 10 motivos para deixar o carro em casa e aproveitar os benefícios deste estilo de vida!

Para a maioria de nós, um carro é a segunda maior compra que faremos.

Mas mesmo que você tenha um automóvel barato, quando você leva em consideração o licenciamento, o seguro, a manutenção e, claro, o combustível, percebe que é uma maneira cara de se locomover.

Em áreas suburbanas e regionais, a infraestrutura de transporte nos estimula a entrar em nossos veículos, pois muitas vezes não há outras opções práticas. Mesmo assim, você pode ficar preso no trânsito e desejando ter deixado o carro em casa.

Mas não se trata apenas do tempo ou do custo. Parar de depender do seu carro também é melhor para nossa saúde.

Pensando nisso, separamos 10 motivos para que você comece a considerar deixar seu veículo na garagem. Confira:

1 – Protege seu carro das intempéries da natureza

Isso pode parecer óbvio, mas não se esqueça dos danos que seu carro pode sofrer quando ele está no sol, vento ou chuva durante o dia inteiro. 

Com o tempo, os elementos podem causar acúmulo de sujeira e resíduos, bem como ferrugem ou descascamento na pintura do seu carro. Isso realmente vale o risco?

2 – É econômico

Se você estiver se deslocando de longe, pode ser hora de pensar em ir de trem até o seu trabalho no centro da cidade. Você não apenas economizará dinheiro usando menos combustível, mas também permitirá que seu carro tenha uma vida útil mais longa. 

Quanto mais você usa o carro, mais manutenção ele exige. Isso inclui substituição de pneus, recarga de óleo, lavagem do para-brisa e apenas o básico. 

Se você não tiver sorte, poderá causar um desgaste sério em seu carro e precisar de alguns trabalhos de manutenção severos que podem chegar a centenas de reais.

Ao escolher o transporte público, isso não só permite que você tenha dinheiro sobrando, mas também tira o estresse da manutenção diária do carro. Não haverá mais a preocupação de ter combustível no tanque. A única coisa que você precisa pensar é no livro que lerá naquele dia.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

3 – Evita roubo ou vandalismo

Quando deixa seu carro em casa, você pode garantir que não será roubado ou vandalizado enquanto você estiver fora. 

Ninguém quer sair do expediente e ficar abalado com o estrago feito em seu carro enquanto esteve fora! 

4 – Mantém seu veículo preservado

Quando você mantém seu carro sob um teto, sem que ele seja exposto aos elementos, você pode se sentir relaxado sabendo que quando você retornar, ele estará exatamente como você o encontrou.

Essa tranquilidade permite que você passe o dia tranquilo, sem precisar se preocupar com o pode ter acontecido com o seu veículo.

Deixar carro em casa

5 – Há menos poluição do ar

Estar em contato próximo com a fumaça do escapamento, mesmo dentro de um carro, pode causar a entrada da fumaça em seu corpo. E não apenas respirando. A maior parte da poluição do ar pode entrar em seu corpo através da pele, uma vez que as partículas são muito pequenas.

Quem usa o transporte público está menos exposto à poluição do ar do que quem usa o transporte pessoal todos os dias. 

Isso se deve, em parte, às paradas de carros que param no trânsito dentro e ao redor da cidade. A escolha de meios de transporte sustentáveis não só permite um ar mais limpo para a cidade, mas também para seus pulmões.

6 – Mantém seu motor nas melhores condições

Quando você guarda seu carro em casa, você mantém o motor lubrificado. Como uma garagem é mantida a uma temperatura constante, o fluido e os óleos dentro dela são mantidos em ótimas condições.

7 – Não causa desgaste aos componentes do seu carro

Não é apenas o seu motor que será mantido lubrificado. O líquido refrigerante permanecerá quente e quando você ligar o carro, porque ele não foi exposto ao ar livre. Assim, seus sistemas de refrigeração e aquecimento funcionarão de forma mais rápida e eficiente.

8 – Mantém seus custos de seguro baixos

Como seu carro será mantido em uma garagem enquanto você estiver ausente, o provedor do seu serviço de seguro auto considerará este um lugar “seguro” para estar. 

Isso significa que o valor da sua apólice provavelmente será menor do que se fosse deixado do lado de fora em um ambiente menos seguro.

9 – Diminui as chances de imprevistos

Quando você deixa seu carro em casa, você fica protegido quanto a imprevistos causados por terceiros. Isso significa menos chances de alguém arranhar ou bater em seu carro. 

Quando você utiliza seu veículo para se locomover, a probabilidade desse tipo de coisa acontecer aumenta substancialmente.

10 – Você libera mais tempo na sua agenda

Depois de um longo dia de trabalho, pode ser terrível lembrar que você ainda precisa fazer o deslocamento no centro da cidade por meio de rodovias e congestionamento contínuo. E estar ao volante exige foco, atenção e cuidado constantes.

Em vez disso, é possível usar tempo em seu trajeto para relaxar, fechar os olhos e refletir sobre o dia que vem ou que passou. 

Há uma oportunidade dentro desse trajeto para encurtar seu dia de trabalho, permitindo que seu cérebro se descontraia desligando e recarregando. Além de melhorar o bem-estar geral, você tem tempo para estar no momento e não se preocupar com o mundo ao seu redor.

Deixar o carro em casa é uma questão de hábito

Liberte-se dos engarrafamentos. Deixe o carro em casa e evite ficar preso no trânsito. Ande de bicicleta, use o transporte público ou viaje com os amigos por um dia. 

Você pode até conectar alguns fones de ouvido e ir a pé para o trabalho ou escola. Experimente uma vez por semana, mesmo quando estiver frio. Você pode se surpreender com o quão agradável é.

É normal que em alguns dias você possa precisar dirigir o carro, mas talvez você possa incorporar outro meio de transporte à sua rotina. Poderia ser melhor para você, o planeta e sua carteira.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Blindar ou não blindar meu carro? Como decidir?
A segurança é uma preocupação constante dos brasileiros, especialmente nas grandes metrópoles do país, onde a violência urbana é...
Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
Qual é a melhor forma de levar bicicleta no carro?
Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha,...
Quatro modelos de bicicletas de trilha
Hoje, quando se pensa em bicicleta de trilha, fatalmente vem à cabeça a imagem de uma mountain bike. A...
Vantagens de utilizar patinetes elétricos
Um dos maiores desafios das grandes metrópoles é a mobilidade. Com mais veículos do que espaço nas vias, a...
Descubra a importância de trocar o óleo
O óleo lubrificante do motor é um dos itens vitais para o bom funcionamento do carro. Fazendo uma analogia...