Seguro

Quais as consequências de dirigir sem um Seguro Auto?

Compartilhe em:

dirigir sem seguro auto

Veja algumas das principais consequências que podem acontecer com você ao dirigir sem seguro auto!

Dirigir sem seguro auto pode parecer uma boa maneira de economizar algum dinheiro. No entanto, no longo prazo, conduzir sem esse tipo de proteção pode sair caro caso algum imprevisto indesejado aconteça. 

Isso não só pode custar dinheiro em multas e penalidades pesadas, mas pode ser extremamente caro em termos de tempo e conveniência.

Pensando nisso, decidimos listar algumas das principais consequências de se dirigir sem um seguro auto. Confira:

O que acontece quando você dirige sem seguro?

Quando você pensa sobre o tempo e o dinheiro perdido devido a dirigir sem seguro auto, vai perceber que essa prática provavelmente não vale o risco.

Caso aconteça algo com seu carro, além dos riscos financeiros, existem também alguns inconvenientes que vêm junto, . Entre eles está o trabalho de providenciar um transporte alternativo com antecedência e ter de reservar tempo adicional para imprevistos devido à condução fora do seu controle.

Como se essas consequências potenciais não fosse razão suficiente para evitar dirigir sem seguro de carro, veja outros resultados que podem acontecer:

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

1 – Você não consegue ficar tranquilo enquanto está dirigindo

Se você estiver dirigindo sem seguro, você nunca está 100% tranquilo. Cada viagem realizada é uma possibilidade de acontecer algum imprevisto que pode afetar você e seu carro, seja um acidente ou até mesmo um caso de furto.

Existem formas mais confiáveis de economizar seus reais do que optar por dirigir sem seguro auto.

Além disso, você não precisa se preocupar com a pressão arterial subindo pelo telhado cada vez que precisar utilizar seu veículo.

2 – O custo dos reparos sempre sairá do seu bolso

Mesmo se você for o proprietário do veículo, convém ter cobertura contra colisão e cobertura abrangente em sua apólice de seguro de carro. Embora a cobertura de responsabilidade obrigatória ajude a pagar por danos ao veículo de outro motorista, é importante ter cobertura para seu próprio veículo. 

Imagine se o seu carro for danificado por uma enchente? A cobertura abrangente pode ajudar a pagar por reparos ou substituição se seu carro for roubado ou danificado por algo que não seja uma colisão, como objetos em queda ou fogo.

Ou digamos que você acidentalmente acertou o portão da sua casa e danificou o para-choque dianteiro do seu carro. A cobertura de colisão pode ajudar a pagar para consertar seu carro se você bater em outro objeto ou veículo.

Sem cobertura abrangente ou de colisão, você teria que usar seu próprio dinheiro para consertar seu carro.

3 – Você e seus passageiros ficam desprotegidos

A cobertura de pagamentos médicos e proteção contra ferimentos pessoais podem ajudar a pagar suas contas médicas se você se ferir em um acidente. 

Também pode ajudar a cobrir as despesas dos passageiros devido ao acidente. Essa cobertura pode ajudar a pagar por visitas a hospitais, contas médicas e cirurgias.

Quais são os riscos de dirigir um carro sem Seguro Auto?

Problemas de dirigir sem seguro auto

Como você viu, motoristas que optam por dirigir sem seguro auto acabam se expondo a uma série de riscos desnecessários. E eles podem se transformar em uma dor de cabeça gigantesca.

Qualquer deslize, por menor que seja, pode acarretar em altos custos de reforma. Imagine uma situação onde isso acontece e você não tem o dinheiro para pagar!

Como se não fosse o bastante, você ainda fica sujeito a outros tipos de situações desagradáveis, como ter algum problema mecânico na estrada, ou ter seu carro furtado enquanto você ia ao mercado.

É nessas horas que um bom seguro automotivo faz a diferença. Portanto, lembre-se que esse tipo de prática, pelo menos no longo prazo, tende a seu algo muito custoso para você e sua família.

Estatísticas de carros sem seguro no Brasil

De acordo com dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) de 2017, a média de carros sem seguro no Brasil era cerca de 70% da frota de veículos.

Estamos falando de mais de 30 milhões de veículos que trafegam pelas ruas sem qualquer tipo de proteção.

Embora o mercado de seguros apresente números positivos nos últimos anos, tendo registrado crescimento de 12,1% em 2019, estima-se que a grande maioria carros ainda circule à mercê da sorte no país.

Isso revela que dirigir sem seguro auto ainda é um costume muito enraizado na cultura dos brasileiros.

Objetivo do Seguro Auto

O seguro auto cobre os custos de danos materiais e ferimentos resultantes de um acidente com veículo motorizado. Os motoristas também podem adquirir apólices que cobrem incidentes como incêndio e roubo, bem como vandalismo e pequenas colisões. 

A sua apólice de seguro de automóvel cobre-o quando conduz, bem como se conduz o carro de outra pessoa. Normalmente, também existe uma opção de cobertura de colisão que irá pagar por danos ao seu próprio veículo em um acidente pelo qual você não seja o responsável.

O seguro auto é um dos maiores custos associados à aquisição de um veículo. No entanto, os custos financeiros de se envolver em um acidente superam em muito a economia de dirigir sem seguro. Isso inclui as penalidades legais, bem como os danos do outro motorista e, potencialmente, seus próprios custos médicos e de danos materiais. 

As taxas de seguro tendem a diminuir com o tempo, especialmente se você não tiver um acidente. Portanto, antes de optar por dirigir sem seguro auto, você pode querer pensar seriamente nas possíveis consequências de fazê-lo. Há muito mais em jogo do que você pode ter percebido inicialmente.

É possível economizar mesmo tendo um Seguro Auto!

Aproveite para conhecer a solução de seguro pago por uso da Thinkseg e descubra uma nova forma de proteger seu veículo, que não precisa ser tão cara quanto os serviços que você provavelmente já conhece.

Você já deve ter percebido que dirigir sem um seguro é algo perigoso para você, seu carro e até mesmo para as pessoas ao seu redor. Portanto, evite passar por qualquer uma das consequências apresentadas no artigo de hoje!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

A cor do seu carro pode afetar o preço do seu seguro?
Uma das partes mais legais de comprar um modelo zero quilômetro é poder escolher a cor do carro. Muito...
Qual é a garantia de que estou segurado de verdade?
Quando fechamos a contratação do seguro auto sempre fica a dúvida: o carro está segurado mesmo? Afinal, o seguro...
Qual a importância de fornecer os dados corretos na cotação e contratação do Seguro Auto Online?
Não se pode negar que as plataformas de cotação e contratação de Seguro Auto Online facilitaram muito a vida...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...
Seguro cobre parabrisa quebrado?
Você está dirigindo na estrada e, de repente, escuta um estalo e percebe que uma pedra atirada por um...
Veja como evitar contratar um seguro auto pirata
Nos anos 1980, o comercial do xampu anticaspa Denorex ficou famoso pelo slogan “Parece remédio, mas não é”. Na...