Thinkseg
Atualidades

Maio amarelo: cuidado com a vida no trânsito

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Maio amarelo e a segurança no trânsito

Saiba quais ações tomar no dia a dia para melhorar a qualidade do trânsito na sua cidade!

Mês de conscientização contra a violência no trânsito, o maio amarelo é um movimento que tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para um problema que atinge o mundo inteiro. 

O alto índice de acidentes e mortes no trânsito fez com que o Poder Público e a sociedade civil promovessem um debate sobre essas questões. A finalidade é  encontrar soluções para melhorar a segurança viária em diferentes aspectos. 

Essas ações, coordenadas ou não, devem estimular os cidadãos a contribuir para que o trânsito das cidades seja mais seguro e menos letal. Dessa forma, se cada um fizer a sua parte, é possível não só reduzir os acidentes, mas também torná-lo mais amigável. 

Por que maio amarelo? 

Muitas pessoas se perguntam por que o mês de maio foi escolhido para a conscientização no trânsito e a resposta é simples: foi neste mês, mais precisamente no dia 11 de maio de 2011, que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. 

Com isso, maio se tornou referência mundial para ações que visam combater o trânsito violento. 

Já o amarelo, foi escolhido por ser uma cor de atenção, que simboliza as sinalizações de advertência e cuidado no trânsito. 

Como contribuir para um trânsito mais seguro?

Com os dados de acidentes cada vez mais alarmantes – só no Brasil são mais de 47 mil óbitos no trânsito anualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde – a responsabilidade de melhorar estes índices não é só dos órgãos públicos. 

A população também deve encarar como seu dever tornar o trânsito mais seguro, adotando medidas preventivas que contribuem positivamente para estes resultados. 

Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo especial para te ajudar a entender quais práticas conscientes podem ser aplicadas no seu dia a dia, sendo você um motorista, motociclista, ciclista e até mesmo pedestre. Confira!

Direção defensiva

Adotar uma direção defensiva é essencial para tornar o trânsito das cidades mais seguro. Basicamente, dirigir defensivamente significa tomar decisões que minimizem os riscos para todos os envolvidos no tráfego. 

Estar atento a tudo que acontece ao seu redor e tomar ações com bom senso, pensando sempre no bem comum, respeitar o limite de velocidade, usar a sinalização e tomar a distância correta de outros veículos são algumas  das principais responsabilidade dos motoristas. 

Embora tudo isso seja ensinado na autoescola durante o processo para tirar habilitação, é importante ressaltar que praticar essas ações no dia a dia é fundamental. Além disso, ser gentil e educado no trânsito também é essencial para torná-lo cada vez melhor. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Use sempre o cinto de segurança 

Apesar de ser um item de uso obrigatório, muitas pessoas acabam esquecendo de usar o cinto de segurança, o que em alguns casos, pode ser fatal. 

Isso porque o cinto é capaz de salvar vidas. Ele evita  que, em grandes impactos resultantes de uma colisão – seja ela com outros carros ou objetos estáticos –  o corpo do motorista e passageiros sejam projetados para fora do veículo. 

Portanto, é preciso ter muita atenção para não deixar de lado esse item essencial para sua vida. Ao entrar no carro, antes mesmo de ligá-lo, ponha o cinto de segurança e incentive os outros passageiros a fazer o mesmo (inclusive no banco de trás!). 

Não utilize o celular enquanto dirige

O uso de celular tem sido um dos principais causadores de acidentes de trânsito. Além de tirar a atenção do motorista, o uso do aparelho torna a direção tão perigosa quanto dirigir alcoolizado. 

A recomendação é que, ao entrar no veículo, o celular fique desligado ou no modo silencioso para evitar que ligações ou notificações chamem a atenção do motorista. 

Caso seu uso seja necessário para seguir rota no GPS ou mesmo atender uma ligação importante, o indicado é parar o carro para realizar tais ações. 

Além de deixar o trânsito mais seguro, você também evita o prejuízo financeiro. O uso de telefone móvel ao volante é proibido e pode acarretar em uma infração gravíssima e multa de trânsito de mais de R$400,00. 

Seja um pedestre consciente

Os pedestres também têm deveres quando o assunto é deixar o trânsito mais seguro. Embora tenham preferência em qualquer situação, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é preciso tomar certos cuidados ao andar em vias públicas. 

Atravesse sempre em locais seguros e de preferência sinalizados. Esteja atento com tudo que acontece ao seu redor e, caso não tenha sinalização, certifique-se de que não há nenhum veículo se aproximando antes de atravessar. 

Segurança para quem está de bike

Manter a bike bem sinalizada é um importante dever dos ciclistas, não só durante as campanhas de maio amarelo, mas em qualquer outro período. Isso ajuda a torná-los visíveis para outros veículos que trafegam na pista, evitando assim os acidentes. 

Utilize faixas de LED na bicicleta e dê preferência para roupas mais ‘iluminadas’, principalmente se for pedalar à noite. 

Se for beber, não dirija

Já é de conhecimento de todos que a combinação de álcool e direção pode ser fatal. Por isso, sempre que decidir consumir qualquer bebida que contenha a substância, seja ela uma cerveja ou um drink mais elaborado, opte por utilizar meios de transporte alternativos. 

Aplicativos de carro, táxi, transporte público ou até mesmo a boa e velha carona contribuem não só para um trânsito mais seguro, mas também para melhorar questões de mobilidade urbana

Ao adotar essas ações no seu dia a dia, você faz a sua parte para que não só no maio amarelo, mas em todos os meses do ano o trânsito da sua cidade seja melhor e cada vez mais humano!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Mito ou verdade: kit promete carro movido a água
É sempre assim:basta uma série de elevações nos preços dos combustíveis para pipocarem engenhocas milagrosas que prometem reduzir o...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...
Projeto de lei quer dispensar autorização do Detran para a customização de carros
Quase todo entusiasta de automóveis gosta de deixar o carro com “a sua cara”. A customização e personalização é...
Apple prevê lançamento de carro 100% autônomo para 2025
Aqueles que não são fãs de dirigir e acham uma perda de tempo passar horas se deslocando pelo trânsito...
Nova cobrança de pedágio: saiba como irá funcionar
A lei pretende acabar com as filas em praças de pedágio e tornar as tarifas mais justas É fato...