Thinkseg
Atualidades

O que pode e o que não pode durante a quarentena?

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dicas para fazer na quarentena

Descubra o que é permitido ou não fazer durante o período de quarentena em nosso país

A pandemia tomou conta do mundo e colocou as pessoas em alerta para o novo coronavírus e o risco que ele proporciona de várias maneiras. Assim, para combatê-lo no momento, é preciso apostar no isolamento social até que um remédio ou vacina estejam disponíveis.

Com essa condição presente, surge a dúvida: é preciso ficar totalmente isolado em casa ou existem situações que podemos enfrentar, por serem fundamentais para a sobrevivência durante esse período?

Responderemos as principais dúvidas sobre o isolamento social e por que ele é tão importante no combate ao coronavírus. Fique ligado e leia atentamente até o final do conteúdo.

Primeira regra: o isolamento social é essencial para combater o vírus

Antes de trazermos a lista do que é permitido ou não durante a pandemia, é importante dizer que o isolamento social é essencial no combate ao coronavírus. E quando falamos em  isolamento social, queremos dizer  distanciamento físico e não a falta de comunicação entre pessoas.

Por sinal, o termo isolamento social pode não refletir a real necessidade que precisamos ter nessa pandemia. Isso porque a recomendação é que as pessoas continuem a se falar, se mantendo atualizadas e presentes no cotidiano dos amigos e parentes. Só não podem fazer isso fisicamente.

Assim, esse distanciamento físico, até agora, é a principal arma para que o vírus não se espalhe cada vez mais, fazendo vítimas e colocando todo o sistema de saúde sob risco. Essa é a principal recomendação para qualquer pessoa: fique em casa e evite multidões.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

E se for necessário sair, o que pode fazer durante a quarentena?

A recomendação dos especialistas em saúde é manter o distanciamento de outras pessoas para evitar a doença. No entanto, se isso não for possível, é importante saber o que pode ser feito durante a quarentena. Portanto, confira uma lista das recomendações:

Serviços essenciais

Sair para comprar comida e remédios, por exemplo, é permitido, desde que sejam feitos com moderação e cuidados. Ir até esses locais apenas quando for necessário é a recomendação dos profissionais de saúde.

Mas lembre-se: é importante levar consigo álcool em gel, usar máscaras e tomar cuidado com a proximidade com outras pessoas. Essas medidas básicas de segurança são importantes para reduzir a possibilidade de contágio.

Exercícios

Nas ruas, até o momento, é permitido fazer exercício, desde que não existam aglomerações e exposições desnecessárias ao Covid-19. Assim, dar uma caminhada no quarteirão para tomar um sol e movimentar o corpo não é um problema grave.

Sair utilizando o carro ou moto próprios

Sim, essa é outra atividade permitida durante a quarentena, já que a circulação de pessoas e veículos ainda não foi restringida. Portanto, se for realmente necessário sair com o carro ou moto durante a quarentena, é possível fazê-lo até o momento.

Já os táxis, motoristas de aplicativo e caronas não são recomendados durante a pandemia, pois as chances de contaminação aumentam consideravelmente. Então, se esse não for o caso, é possível sair sem maiores preocupações.

Outras necessidades

É claro que cada atividade que precisa ser realizada deve ser avaliada segundo a sua importância. Então, se for realmente preciso ir até o banco, por exemplo, você terá que fazê-lo seguindo as boas práticas para não se contaminar.

E isso vale como dica para qualquer outra necessidade: se for possível o adiamento, é melhor para evitar qualquer situação que traga o coronavírus para dentro de casa. Então, sempre pense bastante antes de sair do isolamento social, ok?

Leia também:

E o restante das atividades?

Excluindo essas situações que mencionamos, todas as atividades que coloquem a sua saúde e de terceiros estão terminantemente proibidas durante o período de quarentena, mesmo com o uso de máscara, álcool 70% e outros cuidados recomendados.

Ir na academia, shopping, praia, restaurantes, outros tipos de comércio, cinemas, entre outros locais, não é possível em alguns locais do país até que fique comprovado que haverá segurança para a saúde das pessoas. Por mais que seja difícil, essa é o único modo de combater a doença.

Assim, procure maneiras criativas para passar o período de quarentena. Encontre formas de  distrair a mente, fortalecer o corpo e conservar a saúde mental durante uma das épocas mais difíceis para nosso planeta.

Com essas recomendações sendo seguidas à risca, o impacto causado pelo novo coronavírus será bem menor e, por consequência, veremos a necessidade do isolamento social sendo reduzida em breve.

Portanto, fique em casa, cuide da sua saúde e também daqueles que você ama. Até a próxima!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Mito ou verdade: kit promete carro movido a água
É sempre assim:basta uma série de elevações nos preços dos combustíveis para pipocarem engenhocas milagrosas que prometem reduzir o...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...
Projeto de lei quer dispensar autorização do Detran para a customização de carros
Quase todo entusiasta de automóveis gosta de deixar o carro com “a sua cara”. A customização e personalização é...
Apple prevê lançamento de carro 100% autônomo para 2025
Aqueles que não são fãs de dirigir e acham uma perda de tempo passar horas se deslocando pelo trânsito...
Nova cobrança de pedágio: saiba como irá funcionar
A lei pretende acabar com as filas em praças de pedágio e tornar as tarifas mais justas É fato...