Thinkseg
Sustentabilidade

5 cidades mais sustentáveis do Brasil

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
cidades sustentáveis

Descubra as maiores cidades sustentáveis do território brasileiro

Sustentabilidade nada mais é do que ações que servem para suprir as necessidades diárias de um ou mais indivíduo, sem comprometer o futuro de outras gerações.

No Brasil, há cidades sustentáveis que recebem esse mérito por terem cuidados diários camuflados nas atitudes. Entre esses cuidados estão reciclar o lixo e cuidar do veículo para evitar grandes impactos negativos no meio ambiente.

As grandes vantagens da sustentabilidade são a maior qualidade de vida, preservação dos bens naturais e até melhora na economia local.

Mas não é somente do governo esse mérito. As iniciativas de moradores que procuram o bem estar e a preservação do meio ambiente são tão importantes quanto e auxiliam as cidades a terem esse posto.

Principais cuidados para a sustentabilidade

Existe um conceito da sustentabilidade utilizado em muitas empresas voltadas para ajudar o meio ambiente chamado de “tripé”. Ele se baseia em 3 pontos:

  • Social – engloba assuntos como educação, saúde, qualidade de vida, lazer e acesso aos serviços básicos para todos;
  • Ambiental – focado em como utilizar os recursos naturais pelas empresas, sociedade e comunidades;
  • Econômico – voltado para produção e distribuição de serviços para gerar lucros simultaneamente com a preservação dos recursos naturais utilizados.

Dentre os principais cuidados para conseguir colocar a sustentabilidade em prática estão:

  • Evitar desperdício de água, tanto individualmente quanto em grupo;
  • Reciclagem de utensílios já usados;
  • Garantir que seu lixo chegue no local certo de tratamento;
  • Substituir sacolas plásticas por sacolas que não agridem o meio ambiente;
  • Preservar a biodiversidade e todo o ecossistema;
  • Apostar em veículos públicos para evitar poluição do ar;
  • Se optar por veículo próprio, escolha um modelo flex, que pode ser abastecido por biocombustíveis. Assim, o impacto ao meio ambiente é muito menor

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quais são as principais cidades sustentáveis do Brasil?

Antes de listar quais são as cidades sustentáveis mais conhecidas do Brasil, entenda qual a característica similar que todas elas possuem.

É inegável que todas essas cidades pensam no futuro do planeta, e com isso oferecem mais cuidado. É exatamente esse plano a longo prazo que os unem.

Não é fácil transformar uma cidade inteira em um local sustentável. Isso requer muita colaboração de todos, como a criação de políticas públicas que auxiliam há décadas e trazem bons resultados para a natureza, economia e saúde da população.

1. Santana de Parnaíba – SP

Localizada na Região Metropolitana do estado de São Paulo, Santana de Parnaíba foi a primeira cidade do Brasil a apresentar à ONU (Organização das Nações Unidas) um plano com objetivos de desenvolvimento sustentável e gerar bem estar da população.

A coleta de lixo da cidade também aumentou em 50% depois de atribuir ex-catadores de materiais recicláveis na corporação Avemare.

Essa corporação tem como objetivo conscientizar a população sobre a reciclagem de materiais e como ele é importante para o meio ambiente.

Além da reciclagem, a corporação promove também a inclusão de seus empregados. Isso é feito através de parcerias com escolas, empresas e comércios, que engajam na economia da cidade com base no projeto sustentável.

2. Londrina – PR

cidade sustentável londrina

Londrina é uma cidade do Paraná que se destaca por possuir uma grande política com a sua coleta de lixo.

Além de manter uma grande rigidez enquanto a coleta do lixo da cidade, a cidade realiza um projeto chamado Cesta Verde. Ele, que tem o objetivo de incentivar a população a trocar utensílios recicláveis por alimentos.

Com a inclusão de catadores de material reciclável no projeto, que funciona desde 1996, Londrina conseguiu com mérito aumentar a cobertura e a rentabilidade.

3. João Pessoa – PB

Considerada a primeira cidade sustentável do Brasil, a capital paraibana recebeu em 2019 o prêmio Arbor & Urbe por ser a cidade com maior percentual de áreas verdes.

Em alguns anos, a cidade fez um plantio de aproximadamente 200 mil árvores locais, que hoje em dia conta com 30% de seu território.

Graças a este percentual, João Pessoa é a segunda capital mais verde do mundo. Além disso possui espaços para preservar a natureza, organizada por órgãos públicos, o que ajuda muito também na realização de atividades sociais.

4. Curitiba – PR

Há um bom tempo na categoria de maior referência de sustentabilidade e mobilidade, a capital paranaense possui também diversos projetos voltados para esses temas.

Desde os anos 70, Curitiba possui a maior qualidade de ar comparada à outras cidades brasileiras. Além disso, oferece 64 m² de área verde e 36 áreas de preservação.

Curitiba é comparada com algumas outras metrópoles, como Madrid. A cidade possui projetos urbanos, como a inclusão de corredores de veículos biarticulados, o que garante mais agilidade nos trajetos para quem depende de transportes públicos.

A cidade paranaense possui um grande planejamento a longo prazo, principalmente beneficiando e inovando a relação da população com o meio ambiente.

Dois dos maiores pontos desse planejamento são o atendimento de água e esgoto e maior quantidade de pontos para acesso à internet.

5. Extrema – MG

Com o passar dos anos, Extrema, que é uma das cidades sustentáveis localizada em Minas Gerais, passou a mostrar que é possível um crescimento econômico simultâneo à preservação do meio ambiente.

Extrema tornou-se referência após iniciar um projeto de compensação ambiental. Isso porque  a cidade já foi conhecida por praticar grande degradação ambiental por conta de produções agropecuárias.

Hoje a cidade possui um projeto chamado Conservador das Águas, que foi o primeiro a cobrar serviços ambientais do governo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dez documentários sobre sustentabilidade para você refletir
Não é de hoje que nossos hábitos têm impactado o meio ambiente e prejudicado o planeta. Apesar de todos...
O que são créditos de carbono e como funcionam?
A preocupação com o meio ambiente não é de hoje. Foi no fim da década de 1960 que a...
Como ter um carro sustentável?
O mercado automotivo está caminhando para a total eletrificação de maneira muito mais rápida do que a imaginada. O...
Conheça as 6 cidades com melhor transporte público no Brasil
Apesar do trânsito caótico, São Paulo é a cidade com a melhor mobilidade urbana do país. É o que...
Você sabe o que é o Proconve? Entenda como ele impõe emissões menores aos veículos brasileiros
Desde o primeiro dia de 2022, está em vigor no Brasil a fase L7 do Proconve (Programa de Controle...
Carro a hidrogênio é alternativa aos elétricos plug-in
Na União Europeia, os carros elétricos plug-in já representam 10% das vendas. Além disso, os modelos equipados com motores...