Sustentabilidade

5 cidades mais sustentáveis do Brasil

Compartilhe em:

cidades sustentáveis

Descubra as maiores cidades sustentáveis do território brasileiro

Sustentabilidade nada mais é do que ações que servem para suprir as necessidades diárias de um ou mais indivíduo, sem comprometer o futuro de outras gerações.

No Brasil, há cidades sustentáveis que recebem esse mérito por terem cuidados diários camuflados nas atitudes. Entre esses cuidados estão reciclar o lixo e cuidar do veículo para evitar grandes impactos negativos no meio ambiente.

As grandes vantagens da sustentabilidade são a maior qualidade de vida, preservação dos bens naturais e até melhora na economia local.

Mas não é somente do governo esse mérito. As iniciativas de moradores que procuram o bem estar e a preservação do meio ambiente são tão importantes quanto e auxiliam as cidades a terem esse posto.

Principais cuidados para a sustentabilidade

Existe um conceito da sustentabilidade utilizado em muitas empresas voltadas para ajudar o meio ambiente chamado de “tripé”. Ele se baseia em 3 pontos:

  • Social – engloba assuntos como educação, saúde, qualidade de vida, lazer e acesso aos serviços básicos para todos;
  • Ambiental – focado em como utilizar os recursos naturais pelas empresas, sociedade e comunidades;
  • Econômico – voltado para produção e distribuição de serviços para gerar lucros simultaneamente com a preservação dos recursos naturais utilizados.

Dentre os principais cuidados para conseguir colocar a sustentabilidade em prática estão:

  • Evitar desperdício de água, tanto individualmente quanto em grupo;
  • Reciclagem de utensílios já usados;
  • Garantir que seu lixo chegue no local certo de tratamento;
  • Substituir sacolas plásticas por sacolas que não agridem o meio ambiente;
  • Preservar a biodiversidade e todo o ecossistema;
  • Apostar em veículos públicos para evitar poluição do ar;
  • Se optar por veículo próprio, escolha um modelo flex, que pode ser abastecido por biocombustíveis. Assim, o impacto ao meio ambiente é muito menor

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quais são as principais cidades sustentáveis do Brasil?

Antes de listar quais são as cidades sustentáveis mais conhecidas do Brasil, entenda qual a característica similar que todas elas possuem.

É inegável que todas essas cidades pensam no futuro do planeta, e com isso oferecem mais cuidado. É exatamente esse plano a longo prazo que os unem.

Não é fácil transformar uma cidade inteira em um local sustentável. Isso requer muita colaboração de todos, como a criação de políticas públicas que auxiliam há décadas e trazem bons resultados para a natureza, economia e saúde da população.

1. Santana de Parnaíba – SP

Localizada na Região Metropolitana do estado de São Paulo, Santana de Parnaíba foi a primeira cidade do Brasil a apresentar à ONU (Organização das Nações Unidas) um plano com objetivos de desenvolvimento sustentável e gerar bem estar da população.

A coleta de lixo da cidade também aumentou em 50% depois de atribuir ex-catadores de materiais recicláveis na corporação Avemare.

Essa corporação tem como objetivo conscientizar a população sobre a reciclagem de materiais e como ele é importante para o meio ambiente.

Além da reciclagem, a corporação promove também a inclusão de seus empregados. Isso é feito através de parcerias com escolas, empresas e comércios, que engajam na economia da cidade com base no projeto sustentável.

2. Londrina – PR

cidade sustentável londrina

Londrina é uma cidade do Paraná que se destaca por possuir uma grande política com a sua coleta de lixo.

Além de manter uma grande rigidez enquanto a coleta do lixo da cidade, a cidade realiza um projeto chamado Cesta Verde. Ele, que tem o objetivo de incentivar a população a trocar utensílios recicláveis por alimentos.

Com a inclusão de catadores de material reciclável no projeto, que funciona desde 1996, Londrina conseguiu com mérito aumentar a cobertura e a rentabilidade.

3. João Pessoa – PB

Considerada a primeira cidade sustentável do Brasil, a capital paraibana recebeu em 2019 o prêmio Arbor & Urbe por ser a cidade com maior percentual de áreas verdes.

Em alguns anos, a cidade fez um plantio de aproximadamente 200 mil árvores locais, que hoje em dia conta com 30% de seu território.

Graças a este percentual, João Pessoa é a segunda capital mais verde do mundo. Além disso possui espaços para preservar a natureza, organizada por órgãos públicos, o que ajuda muito também na realização de atividades sociais.

4. Curitiba – PR

Há um bom tempo na categoria de maior referência de sustentabilidade e mobilidade, a capital paranaense possui também diversos projetos voltados para esses temas.

Desde os anos 70, Curitiba possui a maior qualidade de ar comparada à outras cidades brasileiras. Além disso, oferece 64 m² de área verde e 36 áreas de preservação.

Curitiba é comparada com algumas outras metrópoles, como Madrid. A cidade possui projetos urbanos, como a inclusão de corredores de veículos biarticulados, o que garante mais agilidade nos trajetos para quem depende de transportes públicos.

A cidade paranaense possui um grande planejamento a longo prazo, principalmente beneficiando e inovando a relação da população com o meio ambiente.

Dois dos maiores pontos desse planejamento são o atendimento de água e esgoto e maior quantidade de pontos para acesso à internet.

5. Extrema – MG

Com o passar dos anos, Extrema, que é uma das cidades sustentáveis localizada em Minas Gerais, passou a mostrar que é possível um crescimento econômico simultâneo à preservação do meio ambiente.

Extrema tornou-se referência após iniciar um projeto de compensação ambiental. Isso porque  a cidade já foi conhecida por praticar grande degradação ambiental por conta de produções agropecuárias.

Hoje a cidade possui um projeto chamado Conservador das Águas, que foi o primeiro a cobrar serviços ambientais do governo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Energia eólica: conheça essa fonte de energia
A demanda mundial por energia elétrica cresce cada dia mais, em especial com a popularização dos carros elétricos. Na...
4 maneiras de lavar o carro gastando o mínimo possível de água
Nas épocas de seca, entre os meses de maio e setembro, todos os anos o alerta para o risco...
Conheça os 7 tipos de poluição
Nos últimos 100 anos, o planeta Terra passou por muitas transformações realizadas pelo homem em nome do progresso e...
9 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia
Desde os anos 1970, ativistas e instituições vêm alertando a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente e...
Fato ou fake: mesmo parados os carros poluem?
Para a maioria das pessoas, a poluição causada pela fumaça dos veículos só corre com o motor ligado. Isto...