Mobilidade

Andar de skate faz bem para saúde?

Compartilhe em:

Benefícios de andar de skate

Quer mandar o sedentarismo para longe e, para isso, quer ter certeza de que andar de skate pode ser uma boa ideia? Chegou ao lugar certo

Além de divertir, andar de skate pode ser um ótimo exercício para o corpo e para a mente. É uma alternativa de transporte sustentável que se encaixa perfeitamente no meio urbano e que exige pouco investimento.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quais os benefícios de andar de skate?

São muitos os benefícios que o skate pode trazer para sua vida. Leia este texto até o final e confira abaixo alguns deles.

Equilíbrio e elasticidade

Estar sobre uma prancha com rodinhas pelas ruas da cidade, em rampas ou parques é um constante exercício de equilíbrio. Com isso, o skatista desenvolve uma maior consciência corporal. 

Pouca gente sabe, mas o skate permite que você entenda melhor como seu corpo funciona, conheça seus próprios limites e aprenda a se deslocar com menos esforço. Assim, mesmo em situações corriqueiras, o corpo se torna mais funcional.

A elasticidade do praticante também melhora muito. Andar de skate fortalece as articulações e evita lesões e dores como as causadas, por exemplo, pela artrite e artrose.

Emagrecimento e tonificação muscular

Andar de skate queima muitas calorias mesmo quando você é um praticante iniciante. Isso se torna ainda mais útil para perder uns quilinhos, principalmente quando o skatista aprende a fazer manobras mais elaboradas e pratica com maior constância.

O aumento de tônus muscular não perde em nada para as vantagens de andar de skate  como um exercício aeróbico. Dá para notar como essa atividade melhora o condicionamento físico, combate o sobrepeso e permite o fortalecimento do corpo sem deixar a diversão de lado.

Andar de skate proporciona uma vida mais saudável

A prática do Skateboard é uma grande aliada da saúde. Afinal, ela aumenta os batimentos cardíacos e faz com que a oxigenação do seu sangue melhore. Portanto, resulta em mais saúde e disposição para o dia a dia.

O skate, assim como todos os exercícios físicos, é um adversário invencível do colesterol ruim. Isso faz com que andar de skate tenha impactos positivos sobre o praticante em curto, médio e longo prazo.

Uma vantajosa prática ao ar livre

Embora você possa optar por diversas modalidades na prática do skate e até mesmo se tornar um atleta profissional, o que mais chama atenção no esporte é sua integração ao meio urbano.

Andar de skate pelas ruas da cidade pode te ajudar a aproveitar melhor seu tempo entre uma atividade e outra. Isso muda a forma com que você se locomove. 

Na vida tumultuada e cheia de compromissos dos centros urbanos, passeios radicais podem te livrar do estresse do trânsito. Além disso, evita que você chegue atrasado na empresa, na escola e até mesmo diminui o tempo que você leva para chegar em casa depois do expediente.

Vale lembrar que andar de skate também faz bem para a mente e combate o estresse, evitando problemas psicológicos e ajudando a melhorar a saúde mental dos praticantes.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Andar de skate faz bem para o bolso também

Fazer do skateboard um hábito pode ajudar a poupar seu dinheiro até mesmo de forma mais direta. Não é raro ver casos de pessoas que investem em academias de ginástica mas acabam aproveitando pouco suas vantagens por dificuldades de adaptação. 

Um exercício ao ar livre como esse pode ser uma opção interessante para quem não consegue manter uma boa frequência de treinos em academias.

Se este é o seu caso, considere a prática como uma possibilidade para não se entregar ao sedentarismo. Mas, se você gosta de malhar em uma academia, não pense que o skateboard não pode ser uma boa opção para você.

Três equipamentos para andar de skate com segurança 

Pai ensinando filha criança a andar de skate na rua.

O skate não exige muito investimento. Além do shape, como é chamada a prancha, você vai precisar adquirir alguns equipamentos para garantir uma prática segura e mais proveitosa. 

Veja abaixo os três equipamentos necessários para se manter seguro quando andar de skate.

1 – Capacete

Essencial para muitos esportes, o capacete pode evitar lesões sérias. 

Mesmo os veteranos no esporte podem sofrer acidentes. Isso torna o capacete um item indispensável para que você pratique skateboard sem sustos.

2 –  Cotoveleiras

Os cotovelos podem sofrer grandes danos em uma queda por serem uma parte do corpo onde os ossos não possuem proteção muscular.

É comum que, em uma queda, o esportista se proteja com os braços, o que deixa os cotovelos ainda mais expostos.

Como é melhor prevenir que remediar, não deixe as cotoveleiras de lado nos momentos de lazer.

3 – Joelheiras

Na prática do skateboard, os joelhos são essenciais para as manobras sejam elas simples ou complexas.

Cair de joelhos pode causar lesões sérias. Assim, as joelheiras são a melhor forma para você se proteger de qualquer machucado e garantir que andar de skate só traga bons frutos.

Uma prática para a família toda

Se chegou o fim de semana ou aquele feriado e as opções para se divertir com a família dentro de casa não preenchem bem todo o tempo livre, por que não andar de skate com os filhos? 

Aproveitar um passeio ao ar livre pode ser uma experiência ótima em família. Além disso, cuidar da saúde física e mental é importante para crianças, jovens e adultos. 

Fique ligado

A Thinkseg se preocupa em estar sempre conectada com você e manter seu blog recheado de textos que te informam sobre diversidade, recursos naturais e pluralidade. 

Se você gosta de conteúdos sobre mobilidade, automobilismo e inovação, confira as últimas atualizações do blog da Thinkseg.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Blindar ou não blindar meu carro? Como decidir?
A segurança é uma preocupação constante dos brasileiros, especialmente nas grandes metrópoles do país, onde a violência urbana é...
Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
Qual é a melhor forma de levar bicicleta no carro?
Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha,...
Quatro modelos de bicicletas de trilha
Hoje, quando se pensa em bicicleta de trilha, fatalmente vem à cabeça a imagem de uma mountain bike. A...
Vantagens de utilizar patinetes elétricos
Um dos maiores desafios das grandes metrópoles é a mobilidade. Com mais veículos do que espaço nas vias, a...
Descubra a importância de trocar o óleo
O óleo lubrificante do motor é um dos itens vitais para o bom funcionamento do carro. Fazendo uma analogia...