Auto

Gasolina adulterada: como achar um posto de confiança?

Compartilhe em:

Entenda sobre a gasolina adulterada

A gasolina adulterada pode causar danos irreversíveis no seu carro. Saiba quais sinais o veículo apresenta caso seja abastecido com ela e como encontrar um posto confiável

Imagine essa cena. Você dirige até a bomba de combustível, abaixa o vidro e diz: “Coloca 40 reais de gasolina. Da comum mesmo.” O frentista assente com a cabeça e, em seguida, abastece seu carro.

Mas o que ele realmente está derramando no tanque?

Gasolina? Certeza? Ou gasolina misturada com querosene? Ou quem sabe misturada com benzina industrial? Ou com alguns refinados petroquímicos?

Agora imagine essa mistura venenosa entrando em contato com vários componentes do seu carro. Alastrando-se pelas engrenagens como um câncer. Corroendo. Carbonizando. Entupindo. Derretendo peças vedadas com borrachas.

Com isso, logo surgem os sinais: o veículo engasga, perde desempenho, a aceleração oscila. E então, de repente, apaga no meio da rua enquanto você dirige. “Gasolina batizada”, responde o mecânico para você. “Por isso o carro deu pane.”

Situação complicada, não é?

Como saber se o posto de combustível é confiável? Como perceber rapidamente os sinais causados pela queima de gasolina adulterada? Continue lendo para descobrir.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quais sinais o carro apresenta após ser abastecido com gasolina adulterada

Luz de alerta do motor

Você conhece a sonda lambda?

Ela é um sensor responsável por “avisar problemas”. Caso o carro esteja consumindo gasolina adulterada, por exemplo, a sonda avisará o sistema de injeção eletrônica sobre isso. É nesse momento que a luz de alerta do motor acende no painel.

Importante dizer que a sonda lambda também alerta a respeito de outras complicações. Por isso, caso a luz de alerta ligue, não significa necessariamente consumo de gasolina batizada.

Então aqui está uma dica: se a luz de alerta acender após o abastecimento do carro, é provável que seja devido à gasolina adulterada.

Alto consumo

Em média, quantos litros de gasolina seu carro queima por semana?

Se ele tem consumido mais combustível do que o normal, atenção: talvez esteja sendo abastecido com gasolina adulterada.

Perda de potência

Você provavelmente já deve ter passado por isso. Você acorda atrasado, toma café às pressas e, em pouco tempo, a fraqueza física pega você de jeito.

Algo parecido acontece com os carros abastecidos com gasolina batizada. Por estarem “bebendo” gasolina de má qualidade, acabam ficando “anêmicos”. Então, quando você enterra o pé no acelerador, o veículo está fraco demais para ter um bom desempenho.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Aceleração irregular

O corpo de borboleta é uma peça que controla a quantidade de ar que entra nos cilindros. Por exemplo: quando você pisa fundo no acelerador, o corpo de borboleta leva mais ar para dentro da câmara de combustão, aumentando a aceleração.

Acontece que a gasolina adulterada suja o corpo de borboleta, atrapalhando seu funcionamento. Como consequência, a aceleração fica desregulada — o carro fica muito acelerado ou sequer acelera. 

Oscilação do indicador de combustível

O que indicador de combustível no painel do seu carro diz? Que o tanque está cheio? Que o carro está quase entrando na reserva?

A gasolina batizada danifica a boia de combustível, fazendo o ponteiro de combustível oscilar e marcar a quantidade errada de gasolina no tanque. Ou, no pior cenário: ele para de funcionar de vez.

5 dicas para abastecer em um posto confiável

Menina com máscara abastecendo carro em posto de gasolina.

1 – Abasteça sempre no mesmo posto

Ao abastecer seu carro sempre no mesmo estabelecimento, você diminui a possibilidade de ter dor de cabeça com gasolina adulterada. E, ainda que aconteça, você saberá exatamente quem denunciar.

Mas suponhamos que você esteja viajando e precise encher o tanque em outro posto. O que fazer?

2 – Posto bandeirado

Talvez você esteja pensando: Mas os postos bandeirados também podem vender gasolina adulterada.

É verdade. Um posto bandeirado não garante gasolina de qualidade. Porém, entre postos abastecidos por fornecedores desconhecidos e postos bandeirados, prefira os bandeirados. Isso diminuirá os riscos.

Alguns postos bandeirados recomendados:

  • Shell;
  • Ipiranga;
  • Petrobras;
  • Habib’s.

3 – Que preço é esse?

Sejamos sinceros, economizar dinheiro comprando em um local que vende uma mercadoria mais barata é tentador. No entanto, quando se trata de gasolina, preços baixos podem esconder armadilhas.

Caso você encontre um posto vendendo gasolina mais barato do que outros estabelecimentos, desconfie. É provável que seja gasolina adulterada.

4 – Procure o selo

Bem, postos de combustível têm obrigações a cumprir.

As bombas de combustível, por exemplo, devem estar lacradas e ter informações como CNPJ, endereço do posto e selo do Inmetro. Este selo  basicamente significa “produto produzido conforme os requisitos mínimos necessários”.

Chegou em um posto que não está cumprindo essas obrigações? É um forte sinal de que ele talvez comercialize gasolina batizada.

5 – Peça um teste

Você desconfia que um determinado posto vende gasolina adulterada? Peça um teste e elimine a dúvida. Além disso, todos os postos de combustível são obrigados a terem um kit para teste. E mais: o frentista deve fazê-lo na sua frente e de graça.

Caso neguem seu pedido, denuncie o estabelecimento imediatamente. Você lembra o que o ditado diz sobre isso? Quem não deve, não teme.

Gasolina adulterada: mantenha seu carro longe desse veneno

Suponhamos que você esteja seguindo as dicas. Na maior parte das vezes, você abastece o carro no mesmo posto. Você sempre repara se os tanques de combustível possuem o lacre eletrônico obrigatório. E se o selo do Inmetro também está lá.

Mas, de repente…

Seu carro começa a apresentar os sinais de gasolina adulterada. E lá está você lutando com um carro sem potência, aceleração enlouquecida e as demais complicações.

Você gostaria de ter nossa assistência 24h para situações como essa? Nosso guincho sempre à disposição? E nossa equipe está pronta para socorrê-lo quando precisar? Conheça o Seguro Pay Per Use e mantenha seu carro protegido dos imprevistos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...