ThinkNews
Sustentabilidade

As seguradoras na redução de impactos ambientais

Compartilhe em:

seguro do carro

Qual a relação entre mercado de seguros, impactos socioambientais e desenvolvimento sustentável? Parecem coisas bem distantes, afinal, o que um seguro de carro teria a ver com isso, não é mesmo? Entretanto, essa relação é muito mais próxima do que podemos imaginar.

A função social do seguro faz com que o mercado assuma um papel de protagonista na agenda internacional da sustentabilidade. Isso porque um setor especializado em gestão de risco se faz crucial para a adaptação a um novo cenário climático que apoie o desenvolvimento sustentável.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Capacidade de identificar desequilíbrios

O setor de seguros também é um dos primeiros a lidar com impactos socioambientais. Isso ocorre por trabalhar exclusivamente com análise de riscos, estudo de dados e probabilidades e gestão de indenizações. 

Portanto, se uma determinada região do planeta começa a sofrer com tragédias ambientais inéditas e seguidas, as seguradoras entram em ação. Elas conseguem identificar rapidamente a razão daquilo estar acontecendo e mensurar os prejuízos causados. Para as seguradoras, quanto menores forem os impactos, melhor será para a saúde financeira da empresa.

Financiadora de pesquisas

Além  disso, a base da atividade de seguros é a geração e administração de poupança para arcar com as perdas da coletividade reunida em fundos de assistência mútua. Tais recursos podem ser utilizados, por meio do mercado de capitais, para financiar pesquisas e despesas do governo e da iniciativa privada para a adaptação às mudanças climáticas.

Para garantir a sustentabilidade e a viabilidade econômica de suas operações, as seguradoras olham para o passado. Portanto, elas procuram precificar os riscos que assumem para si de acordo com a experiência histórica, avaliando questões como a frequência e severidade de tais riscos.

Mudar agora em busca de um futuro mais sustentável

O desafio que o conceito de sustentabilidade impõe ao setor de seguros é adotar uma visão complementar, projetando a atividade de seguros a longo prazo. Isso significa incluir agora o desenvolvimento de produtos e serviços relevantes que ajudam a resolver os problemas sociais e ambientais mais urgentes da atualidade.

Entre estes produtos e serviços estão:

  • Seguro de carro elétrico;
  • Coberturas para os riscos relacionados à instalação, manutenção e operação de painéis solares;
  • Realização de inspeções veiculares para medição de emissão de poluentes;
  • Reciclagem de peças;
  • Gestão de resíduos.

Seguradoras também financiam, administram ou patrocinam ações, instituições e projetos sociais, ambientais e culturais para a população de baixa renda. Além disso, promovem programas de geração de renda por meio de voluntários.

Mudanças começam dentro de casa

Em suas sedes e filiais, as seguradoras seguem diversos protocolos sustentáveis e adotam medidas para reduzir os impactos, como:

  • Construções sustentáveis;
  • Reutilização de água;
  • Redução e otimização do consumo de energia elétrica;
  • Adoção de frotas de carros elétricos, motocicletas e bicicletas elétricas. 

No campo social, há campanhas de doação e ações institucionais para ampliar e debater questões socioambientais entre os colaboradores.

Com esta “virada de chave” em direção ao desenvolvimento sustentável, as seguradoras beneficiam toda a sociedade e, indiretamente, a elas mesmas. Assim, um mundo mais equilibrado, menos desigual e mais humano é um mundo com menos riscos.

Seguro de carro sustentável? 

As pessoas estão mudando em busca de um futuro cada vez mais sustentável, como menos consumo, maior compartilhamento e preocupação ambiental. Com isso, esta visão já chegou ao mercado de seguro de carro.

A Thinkseg, a pioneira em uma modalidade que vem crescendo cada vez mais, o seguro por uso. Com o Seguro Auto Pay Per Use , o segurado paga somente quando utiliza o carro. Portanto, a precificação é muito mais justa, afinal carro sem uso estacionado na garagem significa risco baixo para as seguradoras. E a cobertura é completa.

Como o valor do seguro de carro é calculado?

Um aplicativo faz toda a telemetria, calcula a quilometragem mensal e distingue o meio de transporte que você está usando (o próprio carro, aplicativos de transporte, ônibus, bicicleta ou a pé).

O segurado paga uma assinatura fixa todo mês, como nos serviços de streaming, além do custo do seguro por quilômetro rodado. Portanto, se usar pouco o carro, paga menos. Se usar mais, o valor aumenta proporcionalmente.

A cobertura completa é garantida pela Mapfre, uma das maiores seguradoras do mundo, e as mesmas de um seguro de carro convencional.

Com o Pay Per Use, o custo anual do seguro tende a ser muito menor. É feito sob medida para quem combina o carro com outros modais de transporte, como bike, patinete, ônibus ou metrô. 

Cancelamento sem multas ou surpresas

Por fim, o Pay Per Use da Thinkseg pode ser cancelado a qualquer momento pelo próprio aplicativo. A cobrança e os serviços são interrompidos sem qualquer tipo de burocracia ou multa. Que tal conferir se este é o seu caso? Faça uma cotação online agora mesmo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quanto você usou o seu carro no último mês? Como controlar o uso e adequar o seguro
Você já parou para calcular quanto usa o carro todos os meses? Quantos quilômetros roda, quantas horas por dia...
Entretenimento a bordo - Quais são os principais acessórios para ter no carro?
“- Pai, falta muito para chegar?” Os acessórios para entretenimento no carro são itens essenciais para deixar suas viagens...
20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Biocombustíveis são mesmo sustentáveis?
Muito se fala sobre a utilização de biocombustíveis como alternativa aos combustíveis fósseis. Além de serem oriundos de fontes...
Como funciona o seguro de carro financiado?
Imagine a cena: você dá uma entrada e financia o restante do valor do seu novo carro em 60...
Energia eólica: conheça essa fonte de energia
A demanda mundial por energia elétrica cresce cada dia mais, em especial com a popularização dos carros elétricos. Na...