Atualidades

Como se prevenir do coronavírus no transporte público?

Compartilhe em:

Mulher prevenindo coronavírus no transporte

Confira dicas importantes para se prevenir do coronavírus no transporte público e, assim, evitar que a doença se espalhe

A pandemia de coronavírus tem dificultado a vida de quem não pode ficar em quarentena e, dessa forma, precisa sair de casa utilizando o transporte público. Assim, se faz necessária mais atenção para prevenir coronavírus nessa situação.

Seja no trem, metrô, ônibus, táxi ou carro de aplicativo, milhões de pessoas no país se locomovem pois não podem ficar em casa isoladas por uma série de motivos. Desse modo, é preciso aumentar a vigilância com uma série de medidas para evitar contrair o Covid-19.

Afinal, como prevenir coronavírus no transporte público?

Não existe nenhuma recomendação oficial feita especialmente para quem precisa apostar no transporte público como meio de transporte. Porém, as recomendações da Organização Mundial da Saúde seguem as boas práticas já recomendadas para prevenir coronavírus.

Então, as recomendações abaixo precisam de atenção redobrada, já que qualquer descuido pode permitir que o Covid-19 chegue até você. Confira os detalhes abaixo:

  • Sempre usar máscara ao utilizar o transporte público, mesmo que este esteja com poucos passageiros. Essa atitude, certamente, é uma das mais importantes no combate ao coronavírus;
  • Mantenha distância segura de, pelo menos, um metro de terceiros – sempre que isso for possível. Dependendo do meio de transporte público utilizado, aumente essa distância para dois metros ou mais;
  • Se for possível, mantenha o local bem ventilado para que o vírus não tenha mais chances de te contaminar. No caso de ônibus, abra as janelas e faça o ar circular pelo veículo;
  • Evite tocar os olhos, nariz, boca e o tecido da máscara com as mãos não lavadas ou devidamente higienizadas com álcool 70;
  • Ao tossir ou espirrar, sempre proteja a boca e nariz com a parte interna do antebraço, próximo do cotovelo. Nunca use as mãos para esse caso;
  • Lave ou higienize com álcool 70 as mãos e qualquer objeto que for muito utilizado durante a utilização do transporte público. Bolsas, celulares e outros itens precisam ficar limpos a maior parte do tempo;
  • Se for possível, evite segurar em apoios e corrimãos ao utilizar o transporte público. No entanto, sabemos que na maioria dos casos esse contato é inevitável.

É importante reforçar que todo esse cuidado não garante que a transmissão da doença não ocorrerá, mas será um movimento importante para que ela não se espalhe para mais pessoas. Portanto, vale a pena seguir cada recomendação da OMS com rigor.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Fique atento com os sintomas do coronavírus

Caso você faça uso excessivo do transporte público, é importante ficar atento com os sintomas do coronavírus. Em caso de suspeita, procure  um órgão de saúde competente. Confira a lista dos sintomas que podem aparecer:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse seca;
  • Cansaço;
  • Dificuldade para respirar em alguns casos;
  • Pode haver dores no corpo;
  • Congestão nasal;
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Há casos de diarreia;
  • Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Se possível, utilize meios de transporte alternativos

Outra recomendação bem importante, mas que não funciona para qualquer pessoa, é a utilização de meios de transporte alternativos para prevenir coronavírus com maior índice de sucesso. Assim, aposte em bicicletas, patinetes elétricos ou mesmo na boa e velha caminhada para se deslocar.

Ainda assim, é importante manter distância de outras pessoas e fazer uso da máscara, já que a prevenção ao coronavírus e vigilância precisam ser mantidas nessas horas, mesmo quando não parece que o vírus pode chegar até você.

Outra alternativa para fugir do transporte público é pegar uma carona, desde que o carro esteja vazio, bem ventilado e você siga as recomendações para evitar a doença. Assim, ajude um amigo com as despesas básicas, como combustível, manutenção e até o seguro auto.

Essa divisão de despesas vai tirar o peso financeiro do proprietário do veículo, além de proporcionar um deslocamento mais seguro para os envolvidos. Então, considere essa possibilidade para combater a pandemia com sucesso.

Leia também: Como evitar o contágio pelo coronavírus ao andar de carro?

Lembre-se: fique em casa sempre que possível

Quando você não precisar sair de casa utilizando o transporte público, é muito importante manter o isolamento social para contribuir nessa guerra contra o Covid-19. Qualquer contribuição para prevenir coronavírus é significativa para virarmos o jogo e, assim, fazer com que nossa sociedade possa retomar a vida normalmente.

Então, siga as boas práticas que trouxemos aqui, cuide da sua saúde e também daqueles que vocês ama e lembre-se de ficar em casa sempre que possível. Juntos, vamos sair dessa e tudo ficará bem.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
5 vantagens dos veículos autônomos
Nos últimos 20 anos, o mundo viveu uma verdadeira revolução tecnológica. No começo dos anos 2000, a internet ainda...
Quer agendar uma viagem? Conheça o Uber Reserve
Desde o fim de março, a Uber disponibiliza um novo serviço no Brasil, o Uber Reserve. Não se trata...
Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?
Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem...
VA-X4: um cruzamento de avião e helicóptero anunciado pela Gol para 2025
A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar a voar no Brasil a partir de meados de 2025 com...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...