Atualidades

Educação Financeira é importante: como planejar seu futuro

Compartilhe em:

Educação financeira

Entenda quais ações devem ser aplicadas no seu dia a dia para garantir uma boa estabilidade financeira no futuro

Você provavelmente já ouviu falar sobre educação financeira e, embora não seja ensinada nas escolas, ela é fundamental em nossas vidas. 

Isso porque é através desse tipo de conhecimento que aprendemos a lidar melhor com o dinheiro, utilizando-o de forma mais inteligente e consciente, principalmente nos momentos em que a economia do país não vai bem. 

Mas afinal, o que é exatamente a educação financeira e como aplicá-la no nosso dia a dia? É justamente sobre isso que falaremos no conteúdo de hoje. Acompanhe! 

O que é educação financeira?

Trata-se de um processo de conhecimento que visa preparar e educar as pessoas para que elas se relacionem de uma forma melhor com o dinheiro. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não está ligada somente ao fato de economizar e guardar recursos para o futuro. 

Uma boa educação financeira engloba diversos aspectos da vida. Ela pode, e deve, ser incorporada à nossa rotina, interferindo diretamente na qualificação das tomadas de decisão.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Qual a sua importância? 

Ao compreender o que é educação financeira fica mais fácil entender sua devida importância em nossas vidas. Isso porque este processo de construção de conhecimento é essencial e pode ser aplicado de diferentes formas ao longo dos anos.

O ideal é que ela seja ensinada ainda na infância. Dessa forma, o indivíduo aprende desde cedo lidar com seu próprio dinheiro, tornando-se assim um adulto mais consciente e que preocupa-se com o seu futuro. 

No entanto, é válido lembrar que nunca é tarde demais para aprendermos algo novo. Mesmo pessoas com idades mais avançadas podem começar a se preocupar com essas questões. 

Sabendo lidar com os recursos financeiros de forma mais eficiente, é possível não só evitar dívidas, mas também a garantir melhores condições de vida. é possívelde aumentar o patrimônio e até mesmo alcançar a realização de sonhos, como conquistar a casa própria e afins. 

Princípios básicos da educação financeira

Educação financeira dicas

Existem diversos pilares que estruturam uma boa educação financeira, sendo fundamental compreendê-los para exercer um melhor controle do seu dinheiro. Dentre os principais, podemos destacar: 

Controle de gastos

Um dos princípios mais básicos para quem deseja se educar financeiramente está justamente em ter o controle de tudo o que sai do seu bolso. 

E não estamos falando em memorizar seus gastos mensais e tê-los na ponta da língua quando perguntado. A primeira lição consiste em registrar todo e qualquer tipo de despesa que você tenha durante o mês. 

Aqui devem ser incluídos não somente os gastos fixos (água, luz, telefone, aluguel, alimentação), mas também as despesas variáveis (lazer, vestuário, seguro pago por uso etc). Assim, você pode ter uma visão ampla de tudo que sai do seu ‘caixa’ mensal. 

Dessa forma, é possível identificar possíveis excessos e verificar quais custos podem ser revistos para economizar no final do mês.

Planejamento 

Após mapear os seus gastos é hora de planejar. Se você gasta todo o seu salário e no final do mês não lhe sobra um tostão, saiba que este é um erro grave que está cometendo. 

Na verdade, a maioria dos brasileiros vive assim, no limite, pensando apenas no hoje, sem considerar o amanhã. Afinal, só se vive o hoje, não é mesmo?! 

Errado. O amanhã sempre chega e com ele vem as consequências de nossas escolhas, portanto, o planejamento financeiro é fundamental para que você também não seja mais uma vítima do imediatismo. 

Com planejamento, você pode guardar dinheiro para realizar aquela tão sonhada viagem, comprar um carro novo, investir na capacitação profissional ou até mesmo conquistar sua casa própria, como mencionamos anteriormente. 

Economia

Aqui não estamos falando propriamente da economia de dinheiro. Trata-se do estudo econômico que lhe ajudará não só a melhorar sua relação com as finanças, mas também a entender o que acontece ao seu redor, Afinal, a vida de todos é afetada pela economia. 

Através de estudos – que podem ser realizados com cursos online –  é possível compreender o cenário do país (crises, recessões), bem como encontrar a melhor forma de rentabilizar o seu dinheiro. 

Aplicações e investimentos

Após entender melhor sobre as suas finanças e organizá-las para poupar dinheiro, é hora de fazer render bons frutos para o futuro. 

Pesquise, leia e se informe sobre todos as opções de investimento disponíveis para encontrar a que mais lhe agrada e é adequada ao seu perfil de investidor. 

Nesta etapa, vale ressaltar que é necessário estudar bastante para que se tome boas decisões e minimize os riscos de apostar em algo ruim. 

Eduque-se e mantenha-se sempre atualizado!

Como você já pode ter percebido, a educação financeira é capaz de transformar a vida dos indivíduos, fazendo com que suas ações sejam mais conscientes e colaborando para uma boa saúde financeira. 

No entanto, ela vai muito além desses conhecimentos: é importante atualizar-se sempre dos assuntos relacionados a economia e ao orçamento mensal: assim, você poderá adequá-lo sempre que necessário sem qualquer dificuldade. 

A medida que novas tecnologias e serviços personalizados vão surgindo – como o seguro auto pago por uso – você poderá economizar cada vez mais e utilizar o dinheiro que sobra para rentabilizá-lo e realizar seus sonhos!

Esse tipo de solução é pensada justamente para atender a essa nova demanda de mercado, em que o cliente deseja pagar por um preço mais justo em serviços convencionais, como é o caso do seguro pago por uso. 

Dessa forma, o desafio é tanto para as instituições, que precisarão cada vez mais se modernizar para acompanhar o mercado, quanto para o consumidor, que deverá mudar a sua relação com suas finanças e economias.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quer agendar uma viagem? Conheça o Uber Reserve
Desde o fim de março, a Uber disponibiliza um novo serviço no Brasil, o Uber Reserve. Não se trata...
Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?
Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem...
VA-X4: um cruzamento de avião e helicóptero anunciado pela Gol para 2025
A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar a voar no Brasil a partir de meados de 2025 com...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...
Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Mito ou verdade: kit promete carro movido a água
É sempre assim:basta uma série de elevações nos preços dos combustíveis para pipocarem engenhocas milagrosas que prometem reduzir o...