Mobilidade

10 dicas para andar de patins

Compartilhe em:

dicas para andar de patins

Ao lado da bicicleta e do skate, os patins são um misto de esporte, exercício físico, locomoção e diversão que nunca saíram de moda. Seja com patins quad (os populares patins de quatro rodas, duas na frente e duas atrás), patins in line (rodas em linha) e patinação no gelo (sem rodas, com lâminas), o ato de deslizar por aí sempre atraiu crianças, jovens e até adultos.

Entretanto, patinar não é tão fácil quanto parece. Pode-se dizer que entre pedalar, andar de skate e patinar, este último é o mais desafiador, pois as rodas estão presas aos pés. Ou seja, se perder o equilíbrio não há como pular para não cair. Entretanto, com algumas técnicas e muito treino é possível patinar com segurança e se divertir de montão. Confira algumas dicas para andar de patins.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

  1.  Escolha o modelo certo

Essa entra entre as principais dicas para andar de patins. Para os iniciantes, os patins quad oferecem mais apoio e estabilidade facilitando o equilíbrio. Também é possível aprender a patinar com o in line, porém ele precisa de mais prática.

  1. Use equipamentos de segurança

Não, não é feio sair equipado para patinar. Feio é se machucar gravemente em uma queda por não estar vestindo equipamentos de segurança. Juntos com os patins, compre capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas com munhequeiras.

  1. Comece na grama

Os patins foram feitos para deslizar por pisos lisos. Porém, começar caminhando com os patins em gramados é uma boa chance de se familiarizar com o equipamento e ter uma noção da postura e do equilíbrio.

  1. Quedas são normais

Ao sair da grama, tente começar em quadras poliesportivas. Elas possuem piso liso, plano e não têm obstáculos. Tente caminhar primeiro antes de deslizar. As quedas são normais no início. Ao se desequilibrar, dobre os joelhos e tente jogar o corpo para as laterais. Se possível, contenha a queda com as mãos.

Outro detalhe envolve o uso dos freios, os quais podem barrar uma queda. Nos patins in line, eles estão presentes na parte de trás. Para frear, basta colocar o pé para frente, levantando a ponteira, e pressionar o chão com o freio. Nos quads é o inverso: os freios estão na frente e basta levantar o calcanhar para reduzir a velocidade. 

  1. Joelhos dobrados e tronco inclinado

Uma das mais importantes dicas para andar de patins: o segredo da patinação é o centro de gravidade. Quanto mais baixo o patinador estiver, maior a estabilidade e o equilíbrio. Assim, mantenha sempre os joelhos dobrados e o corpo levemente inclinado para a frente quando estiver deslizando;

  1. Relaxe

Andar relaxado é outra dica importante. Os movimentos do corpo ficam mais fáceis e naturais.

  1. Concentração

Patinar relaxado não significa patinar desatento. Procure manter a concentração e não se distraia para não colidir com obstáculos e sofrer quedas.

  1. Patinando para a frente

Para ganhar velocidade, é preciso dobrar os braços e projetar o corpo e seu peso em direção à perna que está na frente.

  1. Parando

Em baixas velocidades, é possível usar os freios dos patins. Entretanto, em velocidades mais elevadas, é mais seguro utilizar algumas manobras para parar.

  • Parada do arado: quando deslizando, abra as pernas e aponte a ponta dos pés para dentro. Tente empurrar para dentro e seu peso para o chão.
  • Parada em T: coloque o pé para frente, dobre os joelhos, coloque bastante peso no joelho da frente. A perna de trás fica reta e pressiona a borda externa.
  1. Escolha um lugar calmo e seguro

Para quem está aprendendo, o melhor é procurar locais calmos e sem pedestres, bicicletas, skates. À medida que se ganha experiência, é possível compartilhar os espaços com outras pessoas em parques. Evite patinar em ruas movimentadas, no meio do trânsito, em ciclovias ou ciclofaixas. E muito cuidado nas ladeiras!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Tipos de patins in line

Além dessas dicas para andar de patins, é importante pensar nos estilos. Para quem já iniciado na patinação, é possível escolher um estilo. E cada um deles tem um tipo de patins específico:

Fitness

Os mais usados por iniciantes, os patins fitness estão entre os modelos mais simples e fáceis de se adaptar. Podem ser usados em pistas, quadras e ruas, por exemplo.

Freestyle

O Freestyle é o tipo de patins perfeito para quem gosta de aventura e tem alguma experiência com patinação, já que ele permite manobras radicais.

Street

Esse é o modelo mais agressivo do mercado. Permite manobras extremamente radicais, como saltos altos. Seu diferencial são os potentes amortecedores que protegem o atleta dos impactos.

Slalom

O slalom é perfeito para os amantes de patinação urbana, com uma pegada acrobática.

Speed/Downhill

Se além de patinar você também gosta de corrida, o Speed é o seu modelo. Ele confere alta velocidade, sendo também usado por muitos atletas profissionais. Entretanto, se você quer ainda mais adrenalina, aposte nos modelos Downhill, que são mais velozes que os Speed.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

6 modelos de bicicletas para você usar no dia a dia
É impossível falar de mobilidade urbana sem pensar na bicicleta. Seja em grandes metrópoles, em cidades litorâneas e ou...
Top 3 aplicativos que melhoram a mobilidade de São Paulo
Uma metrópole de grandes proporções em todos os sentidos, São Paulo ocupa o posto de maior cidade da América...
Bicicleta furtada em bicicletário: Como solicitar o seguro?
A procura pelas bicicletas como meio de transporte, esporte ou lazer já vinha crescendo nos últimos 10 anos e...
Prefeitura de São Paulo amplia malha cicloviária paulistana
A cidade de São Paulo, que com 699,2 quilômetros de extensão tem hoje a maior malha cicloviária do Brasil,...
Escolha o modelo e a marca certa de pneu de bicicleta
As bicicletas, que já estavam em alta nos últimos cinco anos, explodiram na pandemia de Covid-19, que parou o...
Será que seguro de bike é caro?
Tudo começa com uma bicicleta de entrada, sem grandes expectativas, apenas para fazer uma atividade física. Em pouco tempo,...