Auto

Cresce busca por compra e seguro de carro seminovo

Compartilhe em:

compra de carro seminovo

Em 2020 a venda de carros novos despencou por conta do fechamento das concessionárias durante a quarentena. Em 2021, os problemas foram causados por falta de matéria prima, especialmente semicondutores. Até então o carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix ficou cinco meses sem ser produzido devido à escassez de componentes. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Se não bastasse a falta de insumos e componentes para fabricar os carros, eles ficaram mais caros por causa da desvalorização do real frente ao dólar. Aí não teve jeito e as montadoras precisaram repassar ao consumidor os custos maiores para produzir o carro. E os preços explodiram, com aumentos mensais. 

Lançado em meados de 2019, o novo Toyota Corolla viu o valor de sua versão de entrada GLI subir 36% em dois anos. Com o carro novo em falta e cada dia mais caro, a compra de carro seminovo ganhou destaque.

Sem o carro novo, o consumidor partiu para o seminovo

Quem ganhou com a falta de carros 0km foi o mercado de carros usados. De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entre janeiro e novembro de 2021 foram vendidos 10,33 milhões de automóveis e comerciais leves no país. O número é 25% maior do que o registrado no mesmo período do último ano.

Outro fator que contribuiu para o crescimento na compra de carro seminovo são os novos hábitos adquiridos pela população. Muitas pessoas acabaram abandonando o transporte coletivo por medo de se contaminar com o coronavírus. Assim, buscaram um carro para se locomover com mais segurança.

Preço dos usados disparou até 30%

Este aumento repentino na compra de carro seminovo fez com que alguns modelos sumissem das revendedoras de carros usados. Somado a isso, os carros usados que costumam entrar na troca pelos novos desapareceram com o desabastecimento das concessionárias. Resultado: o preço dos usados disparou, com elevações de até 30% em alguns modelos.

Até mesmo uma situação muito comum em meados da década de 1980 voltou a aparecer em 2021: o carro seminovo valer mais do que o novo. Com os pátios das concessionárias vazios, modelos recém comprados, já documentados e com quilometragem baixíssima passaram a ser muito procurados. Aí a principal lei do mercado é implacável. Quando há pouca oferta e alta demanda, o preço sobe.

O que esperar para 2022 na compra de carro seminovo?

Entretanto, desde setembro a compra de carro seminovo começou a perder força, com quedas médias de 7% a cada mês, segundo a Fenabrave. Além dos preços muito altos, as seguidas elevações da taxa básica de juros da economia, a SELIC, tornaram os financiamentos mais caros e as aprovações mais difíceis. 

Com a procura menor, os preços dos carros usados pararam de subir. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que é calculado em cima do valor da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), subiu em média 20% no Brasil todo. Isso assustou os proprietários.

De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a tendência para 2022 é que os preços dos seminovos e usados continuem estáveis durante todo o primeiro semestre. Eles devem passar a cair a partir do segundo semestre. Será quando a produção dos modelos novos deve voltar ao normal. Entretanto, é bem pouco provável que os preços atinjam novamente o patamar pré-pandemia.

Seguro para carros mais antigos 

Com o aumento da procura e do preço dos modelos usados, bem como no custo das peças de reposição, os valores dos seguros auto também subiram. A boa notícia é que o mercado brasileiro tem alternativas para quem não pode gastar muito com o seguro auto depois da compra do carro seminovo.

Hoje já é possível fazer uma assinatura de seguro, pagar por mês e cancelar a qualquer momento sem custos. Outra boa opção é o seguro pago por uso, que é cobrado somente quando o motorista usa o carro. Ambos são perfeitos para quem pretende economizar com os custos mensais de um veículo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...