Auto

Startup revela supercarregador mais rápido do mundo para carros elétricos

Compartilhe em:

carregador para carros elétricos

Hoje, um dos maiores desafios para que os carros elétricos se tornem totalmente viáveis é o tempo de recarga das baterias. Um carro com motor a combustão precisa de cerca de três minutos para o enchimento completo do tanque de combustível. Já as baterias de um modelo elétrico necessitam entre duas e doze horas para uma recarga total. Mas, afinal, por que carregador para carros elétricos demora tanto? Será que existe algum que seja mais rápido?

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carregador para carros elétricos com carga total em 15 minutos

A solução para este problema, no entanto, está resolvida. É o que promete a startup suíça ABB, que lançou em 2021 o supercarregador instantâneo Terra 360. A estação de recarga de alto desempenho tem uma saída máxima de 360 kW, pode carregar quatro carros simultaneamente e permite atingir a carga máxima em apenas 15 minutos.

Uma recarga rápida, que permite uma autonomia de 100 quilômetros, pode ser feita em somente três minutos. A ABB informa que o Terra 360 não tem restrições e pode recarregar todos os tipos de veículos elétricos.

Terra 360 é peça chave na eletrificação

De acordo com Theodor Swedjemark, diretor do gabinete de comunicação e sustentabilidade da ABB, o carregador Terra 360 vai desempenhar “um papel chave” na eletrificação mundial e viabilizar uma sociedade com baixa emissão de carbono.

O executivo lembra que o transporte rodoviário representa um quinto das emissões globais de dióxido de carbono (CO2). Ele destaca que, sem a eletrificação, não será possível alcançar as metas do Acordo de Paris.

Vendas aquecidas no mundo todo

A aposta da ABB para carregador para carros elétricos é totalmente realista. A Agência Internacional de Energia registrou um aumento de 41% dos carros elétricos no mundo todo em 2020. Isso resulta em uma frota de três milhões de unidades. Em 2021, as vendas tomaram um ritmo ainda mais acelerado, alcançando 140% de elevação só nos primeiros três meses do ano.

Na União Europeia, os carros elétricos plug-in já representam 10% das vendas. Os modelos equipados com motores a combustão não poderão ser vendidos a partir de 2035. O mercado automotivo chinês, o maior do mundo, já registra 20% de participação para o carro elétrico. Nos EUA, país dos motores V8 e da gasolina barata, as vendas de elétricos subiram 117% nos seis primeiros meses de 2021.

Apenas para lojas e postos de combustível

O carregador para carros elétricos Terra 360, é destinado a estacionamentos, shoppings, lojas e postos de combustível e não será vendido a clientes domésticos. As primeiras instalações dos supercarregadores começaram na Europa no final de 2021. Durante este ano, a expansão será direcionada para os Estados Unidos e as regiões da América Latina e Ásia-Pacífico.

Vendas de elétricos no Brasil disparam 257%

Mesmo com o dólar alto, com a falta de uma ampla rede de carregador para carros elétricos e de incentivos governamentais, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus movidos a eletricidade cresceram 257% no Brasil em 2021. 

De acordo com os dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram emplacados 2.860 veículos elétricos vendidos durante todo o ano de 2021. Este é um resultado quase quatro vezes maior que as 801 unidades comercializadas no ano anterior.

Híbridos e pesados 100% elétricos também cresceram

O balanço divulgado pela entidade inclui também os carros híbridos. Eles tiveram crescimento expressivo  de 69% nas vendas durante o ano passado, totalizando 32.130 emplacamentos.

Somados elétricos e híbridos, foram vendidos 34.990 veículos eletrificados no mercado brasileiro no último ano. Uma elevação de 77% sobre as 19.745 unidades entregues em 2020. Com este desempenho, a participação dos eletrificados no mercado geral, subiu de 1,0% em 2020 para 1,8% de participação  no ano passado.

Falando dos veículos pesados, as vendas de caminhões e ônibus elétricos também tiveram um aumento substancial no ano passado. O segmento passou de 41 emplacamentos em 2020 para 313 unidades vendidas em 2021, um aumento de 663%.

Volvo XC40 só elétrico no Brasil

O compromisso com a eletrificação é tamanha que a Volvo anunciou que um dos seus modelos mais vendidos no Brasil, o SUV XC40, será vendido por aqui somente na versão elétrica Recharge a partir de 2022. Esta é a mesma data prevista para o início das vendas do SUV cupê C40, também 100% elétrico.

Até 2030, o fabricante sueco terá toda a sua linha de automóveis movida apenas a energia elétrica. Para dar suporte aos planos de eletrificação, a Volvo vai investir R$ 10 milhões em uma rede de carregadores no país. Até o momento, a marca já instalou mais de 1 mil equipamentos desse tipo por aqui.

Ford, Renault e Volkswagen também terão novidades

A Volkswagen, que já havia vendido o híbrido Golf GTE no país, revelou que lançará os elétricos ID.3 e ID.4 em 2022. Outro prometido, que deverá ser o elétrico mais barato do mercado brasileiro, é o Renault Kwid 100% elétrico. O SUV BYD Tan EV, o crossover Ford Mustang Mach-E e Chevrolet Bolt reestilizado são outros movidos a bateria que serão novidade.

COTAR SEGURO AUTO MÃO NA RODA

Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...