Atualidades

Cinemas drive-in: saiba quais as opções e como funciona

Compartilhe em:

cinemas drive-in

Conheça a modalidade de cinema a céu aberto que vem ganhando cada vez mais adeptos no País e no mundo!

Muito populares nos anos 60 e 70, os cinemas drive-in voltaram a ganhar força no Brasil em 2020. Isso porque com a chegada do novo coronavírus e as medidas de saúde que indicam o isolamento social, muitos hábitos e costumes precisaram ser revistos. 

Neste sentido, a diversão também passou por uma adaptação, tendo em vista que os cinemas tradicionais também foram fechados, junto com uma leva de comércios e serviços considerados não essenciais. 

Se você tem um pouco mais de 30 anos, com certeza sabe do que nós estamos falando. Mas, caso seja mais novo, não tem problema: você terá a oportunidade de conhecer uma modalidade muito clássica lazer, sem precisar colocar sua saúde em risco. Confira!

Por que essa moda voltou?

Desde que o coronavírus chegou ao Brasil, muita coisa mudou por aqui: as recomendações de saúde foram para que as pessoas ficassem em suas casas, evitassem aglomerações e reforçassem as medidas de higiene. 

Com isso, todos os comércios e serviços considerados não essenciais como shoppings, cinemas, teatros, estádios de futebol e tantos outros foram fechados numa tentativa de minimizar o contágio da população. 

A partir daí, surgiu a necessidade de adaptar os costumes para a nova realidade: restaurantes passaram a atender apenas delivery, empresas adotaram o home office e os cinemas drive-in se tornaram a aposta para um entretenimento sem contato físico. 

Esses espaços deixam de ser algo nostálgico para atrair um grande público que anseia por sentir a sensação de ‘liberdade’ outra vez. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Onde encontrá-los?

Se você decidiu se render aos encantos e deseja assistir um filme no melhor estilo ‘sessão da tarde’ saiba que muitas cidades do Brasil já estão aderindo à modalidade. 

Diversas iniciativas prometem que os espaços de cinema drive-in vão surgir inicialmente em oito capitais brasileiras a partir de julho. Eles  devem receber uma infraestrutura para cerca de 200 a 300 carros por sessão. 

Oficialmente, já existem cerca de 15 salas a céu aberto espalhadas pelo país. Sete delas estão localizadas em São Paulo, quatro no Paraná, duas no Rio Grande do Sul, uma em Brasília e uma no Rio de Janeiro. 

Programação para toda a família 

cine drive-in

Embora muitas pessoas acreditem se tratar de um programa mais romântico e que deve ser aproveitado à dois, a verdade é que os cinemas a céu aberto podem – e devem! – ser uma programação em família. 

Isso porque há diversas opções de filmes disponíveis que prometem agradar ao público das mais diferentes idades. 

Normalmente, as sessões apresentadas à tarde são destinadas ao público infantil, com clássicos do cinema animado e filmes a la sessão da tarde. 

Já no período noturno, costuma-se exibir sessões com filmes considerados mais adultos – como os filmes de terror e romances –  esses sim, ideal para casais. 

O que são e onde surgiram os cinemas drive-in?

Trata-se de uma marco na história do cinema americano e que ganhou adeptos no mundo inteiro. 

Os cinemas drive in basicamente são caracterizados por um grande espaço ao ar

livre onde as pessoas podem estacionar os seus veículos e assistir a um filme numa grande tela disponível, sem precisar sair do carro. 

Embora o modelo de negócio tenha surgido a mais de um século, no México, a invenção só foi oficialmente patenteada em 1933 por um magnata conhecido como magnata Richard Hollingshead Jr., que abriu um cinema drive-in em Nova Jersey. 

Por se tratar de algo diferenciado, logo milhares de pessoas passaram a frequentar esse tipo de lazer, o que fez com que sua popularidade aumentasse, atingindo o seu auge entre as décadas de 50 e 60. 

Com o passar dos anos, muitos países também implementaram este novo formato de cinema e, embora não tenha sido tão popular quanto nos Estados Unidos, no Brasil, o drive-in também fez sucesso. 

No entanto, a prática veio perdendo sua força com a chegada das tecnologias. Atualmente (ao menos até o início de 2020) apenas o Cine Drive-In Brasília, inaugurado em 1973 resistiu ao tempo. 

Proteção contra a Covid-19

Para evitar a contaminação com o vírus, é necessário que esses espaços respeitem as recomendações de segurança. 

Deve-se adotar um espaço seguro entre os carros e todos os funcionários precisam usar os equipamentos de segurança como luvas e máscaras de proteção. 

Além disso, os espectadores também precisam se proteger para garantir sua segurança e saúde: o uso de máscaras também é recomendado, além de ter um álcool em gel sempre à mãos para higienizá-las caso necessário. 

Veja também: Como evitar o contágio pelo coronavírus ao andar de carro?

Alguns estabelecimentos também estão usando um sistema de filas digital para quem precisa utilizar os banheiros. 

A recomendação, é que vá preparado para qualquer imprevisto. Caso ocorra de a bateria arriar ou qualquer outro problema no seu veículo, o ideal é que você acione o seu seguro auto para não ficar na mão. 

Nesse momento uma boa alternativa é o seguro auto pago por uso. Com ele você vai pagar uma assinatura fixa mensal e apenas os KMs que rodar.

No mais, aproveite o momento para curtir e aproveitar um momento de descontração, que na maioria das vezes são raros devido à correria do dia a dia!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
5 vantagens dos veículos autônomos
Nos últimos 20 anos, o mundo viveu uma verdadeira revolução tecnológica. No começo dos anos 2000, a internet ainda...
Quer agendar uma viagem? Conheça o Uber Reserve
Desde o fim de março, a Uber disponibiliza um novo serviço no Brasil, o Uber Reserve. Não se trata...
Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?
Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem...
VA-X4: um cruzamento de avião e helicóptero anunciado pela Gol para 2025
A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar a voar no Brasil a partir de meados de 2025 com...
Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...