Auto

Existe um carro perfeito para as mulheres?

Compartilhe em:

carro para mulher

O melhor carro para mulher é aquele que ela quer ter. Mas as montadoras, após muitas pesquisas e entrevistas, já sabem muito bem o que as mulheres mais valorizam em um carro. Assim, não param de investir em itens pensado para elas. Afinal, metade das vendas de modelos novos são para pessoas do sexo feminino e 90% do total têm influência delas.

Para chamar a atenção de uma mulher, um carro precisa se destacar pelo espaço, praticidade, conforto, design e segurança. Motores superpotentes, rodas enormes, sistema de áudio de alta fidelidade? Esqueça, estes itens são pouco importantes para elas e quase nunca definem a compra.

COTAR SEGURO AUTO MÃO NA RODA

Tem que ser bonito

Raramente uma mulher é dona de um carro sem graça. Na maioria das vezes, o design é o que tem mais peso na hora da escolha. Seja uma carroceria com contornos alegres e ousados, seja um interior com texturas, cores e traços refinados. O visual descolado sempre fez sucesso entre as garotas.

Praticidade é muito importante

O carro para mulher é uma espécie de extensão da bolsa. Então tem que ter muitos porta-trecos para acomodar o celular, maquiagem, presilhas e escova de cabelo, protetor solar, garrafinha de água e, nos últimos tempos, máscaras de proteção e álcool em gel.

A praticidade vai além. Tem que ser fácil de entrar, sair e de acomodar os filhos na cadeirinha infantil. As portas não podem ser muito grandes ou pesadas. Os comandos devem ser fáceis e intuitivos para acionar, principalmente os de entretenimento. Ah, e tem que ser fácil de manobrar!

Espaço para os filhos e a bagagem

Compras, escola, natação, aulas de inglês, balé, futebol, passeios nos fins de semana, viagens de férias ou nos feriados. O carro para mulher costumeiramente é o responsável por todos estes deslocamentos e várias vezes na semana. Para o entra e sai ser mais fácil, nada melhor do que um bom espaço na cabine e no porta-malas.

Tudo isso com muito conforto

Ar-condicionado potente, direção levíssima, chave presencial que permita abertura de portas e partida do motor apenas com o botão, travamento automático das portas são quase obrigatórios no carro para mulher. Revestimentos agradáveis ao toques das mãos, silêncio ao rodar e privacidade também são muito valorizados pelas meninas.

As centrais multimídia são um capítulo à parte. Precisam reunir câmeras de ré e sensores de estacionamento, espelhamento dos aplicativos instalados no celular e entretenimento para a criançada.

Segurança não pode faltar

As mulheres gostam de se sentir seguras. Desta maneira, um carro para elas deve ter uma boa posição de dirigir, que ofereça uma visão privilegiada do trânsito. Além disso, deve ser estável para não dar sustos durante as manobras.

Equipamentos de segurança ativa não podem faltar. Muitos airbags, freios ABS, controles de tração e estabilidade, frenagem automática de emergência, entre outros são importantes para garantir a integridade da família.

Robustez é desejável

Buracos, valetas, lombadas, sarjetas, tampas de bueiro. Multiplique por dez. Um carro para mulher que circula pelas grandes metrópoles enfrenta tal rotina diariamente. E nenhuma delas quer um pneu furado ou qualquer outro defeito que as deixem paradas na rua à espera de socorro. Então, para conquistar o coração de uma garota, o carro tem que ser robusto. 

Como reunir tudo isto no mesmo pacote?

A indústria automobilística demorou, mas parece que conseguiu encontrar a receita ideal para atrair a mulherada. Primeiro foram as peruas, depois as minivans e os hatches luxuosos ou com visual fora de estrada. O êxito, contudo, veio com os SUVs compactos.

SUV é a sigla de Sport Utility Vehicle, ou Veículo Utilitário Esportivo. Até meados dos anos 2000, os SUVs eram grandes, desajeitados, ruins de manobrar e abrutalhados. Geralmente eram carros para homens e usados em viagens.

Aos poucos, as montadoras perceberam que era possível oferecer todos os atributos de um SUV em uma embalagem menor e que resultasse em mais conforto e praticidade. Primeiro começaram a usar a plataforma de modelos médios e surgiram modelos como o Honda CR-V e o Toyota RAV-4

O SUV compacto caiu no gosto delas

Pouco tempo depois, a indústria automobilística percebeu que o caminho a seguir era o dos SUVs compactos. O primeiro foi o Ford EcoSport e depois veio uma enxurrada de modelos que cada dia mais dominam o mercado brasileiro e, principalmente, a garagem delas. Separamos alguns modelos. Confira!

Chevrolet Tracker

O Tracker iniciou sua trajetória no Brasil no início dos anos 2000 como um jipe rústico derivado do Suzuki Vitara. Foi a partir de 2014 que ganhou uma construção mais voltada para o uso urbano. Assim, tornou-se um sucesso de vendas como carro para mulher. Atualmente na terceira geração – derivada do compacto Onix -, foi o quarto SUV compacto mais vendido em 2021.

Fiat Pulse

Lançado no segundo semestre de 2021, o Pulse é o mais compacto da turma, pois utiliza uma evolução da plataforma do hatch compacto Argo. Com poucos meses de mercado, já é um dos protagonistas entre os SUVs compactos.

Honda HR-V

Quando foi lançado, em 2015, o HR-V logo se tornou um sucesso de vendas. Isso porque reunia toda a confiabilidade da Honda, com a plataforma prática do Fit embalada com uma carroceria elegante. Logo vieram muitos concorrentes e, mesmo um pouco envelhecido, foi o quinto SUV preferido no último ano.

Hyundai Creta

O Creta pegou carona no sucesso do irmão menor HB20. Foi o segundo modelo da marca sul-coreana a ser produzido no Brasil. Construído sobre a plataforma do sedã Elantra, já está na segunda geração e foi o segundo SUV compacto mais emplacado no país.

Jeep Renegade e Compass

Campeão e vice entre todos os SUVs em 2021. Está bom para você? Assim que comprou a Chrysler, a Fiat pegou toda a experiência e fama da marca americana em fazer SUVs e juntou com a sua em fazer modelos atraentes e baratos. Renegade e Compass reúnem tudo o que as mulheres gostam.

Nissan Kicks

O Kicks veio no embalo do HR-V em 2016. Conquistou as brasileiras com seu design acertado, ótimo espaço interno, motor econômico e bons equipamentos de série. O SUV derivado da dupla de compactos March/Versa passou por sua primeira reestilização em 2021 e foi o sétimo mais vendido do segmento.

Renault Duster

O Duster foi o primeiro rival de verdade para o EcoSport, que deixou de ser produzido em 2020 e por isso não aparece na lista. Lançado em 2011 e construído sobre a plataforma B0 de Logan e Sandero, combina ótimo espaço interno, robustez e bom preço. Já está na segunda geração e acaba de ganhar o novo motor 1.3 Turbo para a versão topo de linha.

Toyota Corolla Cross

Demorou, mas finalmente a Toyota entrou no segmento mais movimentado do mercado. O Corolla Cross chegou para fazer frente ao Jeep Compass e conseguiu. O modelo, que possui uma versão híbrida, foi o segundo SUV médio mais vendido logo no seu ano de estreia (2021).

Volkswagen Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan

A Volkswagen hoje tem mais SUVs do que automóveis em sua linha. E opções para todos os gostos e bolsos. O Nivus é mais esportivo, com carroceria ao estilo cupê. Possui bom porta-malas e espaço no banco traseiro apenas razoável. O T-Cross é o inverso: mais sóbrio, grande na cabine e com porta-malas mais acanhado.

O Taos chegou para roubar o cliente do Compass é um ótimo produto. Porém, seu visual extremamente sóbrio não atrai tanto os olhares das mulheres. Já o Tiguan é figurinha carimbada nas portas de escolas, pois tem como grande diferencial o espaço para sete passageiros.

COTAR SEGURO AUTO MÃO NA RODA

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...