Auto

Época de viagens de verão chegou. Como cuidar do seu carro na praia

Compartilhe em:

carro na praia

Férias de verão significam uma só coisa: praia! Com as passagens aéreas caras, muita gente está optando por viagens de carro para o litoral. Além de mais econômico, dá liberdade para se locomover e fazer passeios por lugares diferentes, como praias afastadas, restaurantes, mirantes ou outras cidades litorâneas. Mas carro na praia requer alguns cuidados!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Revisão antes da viagem

Antes de carregar o porta-malas e cair na estrada não deixe de fazer uma revisão. Verifique:

  • Óleo do motor;
  • Filtros de óleo, ar e combustível;
  • Sistema de arrefecimento;
  • Palhetas do limpador de para-brisa;
  • Pneus;
  • Suspensão;
  • Freios;
  • Correia dentada;
  • Velas de ignição;
  • Lâmpadas dos faróis e das lanternas;
  • Se o carro tiver ar-condicionado, vale a pena fazer a troca do filtro e uma higienização;
  • Leve sempre um cabo de bateria.

No dia da viagem

Assim que for sair, lembre-se de encher o tanque de combustível, calibrar os pneus e o estepe e abastecer o tanque do lavador de para-brisa. Também é recomendável que o carros esteja com os vidros limpos por dentro e por fora e sem lixo espalhado pelo interior.

Na hora de acomodar a bagagem, procure colocar os objetos mais pesados no centro do porta-malas e encostados no banco traseiro. Assim, a distribuição de peso fica mais equilibrada e não afeta a estabilidade do carro.

Não carregue objetos soltos dentro da cabine, pois eles podem ferir os passageiros em frenagens bruscas. Respeite a carga máxima recomendada pelo fabricante e os limites do carro. Não se esqueça do cinto de segurança para todos os passageiros

Carro na praia

Uma vez com o carro na praia, não há como fugir da sujeira. A não ser que você estacione ao chegar e só use o carro novamente para voltar, fatalmente ele vai ser emporcalhado por areia. Uma dica é não deixar a sujeira acumular.

Sempre que chegar da praia, bata os tapetes para retirar a areia e passe um pano úmido. Outra dica valiosa é forrar os bancos com toalhas para que trajes de banho molhados não causem manchas.

Grandes poças de água se formam nas ruas de terra das cidades praianas com as chuvas no final das tardes. Evite passar por elas para não danificar o seu carro.

Quando for à praia e não encontrar uma sombra, proteja o interior do sol, especialmente o painel. Se não tiver um protetor dobrável, utilize papelão ou uma toalha. Antes de ir embora, abra todos os vidros para o calor sair do interior do veículo.

Na praia, não!

Não entre com o carro na praia. Além de não ser permitido, você pode ser surpreendido por uma alta repentina da maré ou ficar atolado na areia fofa. Além disso, a água salgada é um veneno para o carro, pois causa rápida oxidação em partes metálicas.

Muita calma nessa hora!

Resolveu visitar uma praia afastada com acesso difícil? Avalie bem antes de se enfiar por caminhos difíceis. Lembre-se que tudo o que desce precisa subir. Aquela ladeira tranquila da ida pode se tornar uma subida perversa na volta.

Fim de férias

Voltou de viagem, hora de cuidar do carro! A maresia e a areia devem ser retiradas para não causar ferrugem. Recomenda-se uma lavagem completa, inclusive com limpeza do motor e da parte inferior do veículo. Se os bancos estiverem manchados, faça a limpeza para que a sujeira não fique impregnada. Feito isso, é só planejar a próxima viagem!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...