Auto

Descubra quando calibrar os pneus e porque fazer isso regularmente

Compartilhe em:

Quando calibrar os pneus

Veja quais são os prós e contras de manter os pneus sempre calibrados e evite riscos

Saber quando calibrar os pneus é essencial para qualquer condutor de veículo.  Afinal, ninguém gosta de acabar parado na beira da estrada durante o trajeto para um compromisso importante. Ainda mais quando a causa poderia ser facilmente evitada com uma parada rápida em qualquer posto de combustível antes de cair na estrada. 

Pensando nisso, preparamos um texto explicando a importância de calibrar os pneus regularmente e como fazer isso da melhor forma. Assim, você já consegue se precaver e evitar problemas futuros.

Razões para calibrar os pneus

Você sabia que manter a pressão dos pneus adequada é tão importante quanto abastecer o carro? E, o mais curioso, é que muitas pessoas não fazem ideia disso.

De acordo com uma pesquisa feita pela Michelin, 45% dos motoristas brasileiros rodam com a pressão fora dos limites recomendados e, em cerca de 20% dos casos, com risco de rompimento do pneu a curto e médio prazo.

Também segundo a Michelin, um pneu com calibragem 20% abaixo do recomendável pode render menos de 20% na quilometragem.

Os principais problemas de pneus com pressão incorreta são:

  • Detalonamento: quando o pneu sai da roda com o veículo em movimento;
  • Aquaplanagem: quando a água forma uma fina camada sobre a pista, fazendo com que o pneu perca o atrito com o solo e deslize;
  • Instabilidade: a pressão irregular facilita derrapagens e frenagem ruim;
  • Desgaste: pneus mal calibrados tendem a durar menos.

A calibragem incorreta ainda causa desgaste na suspensão, forçando o motor e, consequentemente, aumentando o consumo de combustível e emissão de CO2 (dióxido de carbono).

O que além de causar danos ao meio ambiente leva a manutenções constantes e mais idas ao posto de gasolina. Ou seja, faz mal à saúde e ainda por cima causa um acidente no seu bolso.

Por isso, manter a calibragem frequente dos pneus é fundamental para garantir o seu bem estar e dos seus passageiros.

Mas então, quando calibrar os pneus?

Homem fazendo calibragem de pneu de carro.

O ideal é sempre verificar no manual do veículo quais são as instruções do fabricante específicas para o modelo do seu carro. 

De todo modo, no geral, o recomendável é calibrar os pneus de 15 em 15 dias, mas há algumas exceções. Por exemplo, se você não usa o carro com frequência, pode calibrar a cada 30 dias. Por outro lado, se costuma rodar trajetos longos com o seu carro, o ideal é fazer a calibragem a cada 500 km.

Ainda no caso de viagens longas, além dos cuidados na estrada, os pneus devem ser calibrados tanto na partida quanto na chegada, combinado? E, ainda, é importante que você não se esqueça do estepe quando calibrar os pneus

Já imaginou precisar substituir um pneu furado e, só então, reparar que o estepe está murcho? Só quem já passou por isso sabe o quanto essa situação pode ser desagradável. 

E se por acaso sentir a necessidade de calibrar os pneus além das recomendações acima, o ideal é procurar um mecânico de confiança. O problema pode não ser nos pneus e, por isso, o melhor a fazer é investigar.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como saber a calibragem correta?

A pressão dos veículos é definida de acordo com as especificações do fabricante e as regulamentações do INMETRO. Os sistemas de calibragem mais comuns são:

  • PSI (Pound Per Square Inch), presente na maioria dos veículos brasileiros;
  • BAR, usada pela indústria e pela meteorologia (barômetro);
  • KPA (Pascal), unidade padrão do Sistema Internacional de Unidades (SI).

A indicação de calibragem normalmente fica localizada em uma etiqueta na porta do motorista, na parte interna da tampa de combustível ou no manual do automóvel.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que, na maioria dos veículos, a pressão dos pneus varia de acordo com a carga. Por isso, antes de fazer uma viagem ou ir trabalhar, certifique-se de fazer a calibragem correta.

Além disso, o conjunto de pneus traseiros costuma ser maior que os dianteiros, então em alguns modelos pode haver uma variação entre eles.

Como fazer a calibragem?

Para fazer a calibragem corretamente os pneus devem estar frios, ou seja, terem rodados no máximo 3 km, segue um passo a passo:

1) Digite o número no visor da bomba de ar;

2) Retire a tampa da válvula do pneu;

3) Encaixe a mangueirinha na válvula;

4) Espere o aviso sonoro indicando a pressão ideal;

5) Retire a mangueirinha e recoloque a válvula.

Seguindo esses passos, você não terá problemas com a pressão do carro.

Lembrando que a calibragem deve ficar na medida indicada, nem mais e nem menos. Aumentar a pressão do ar também prejudicará o seu veículo e a sua segurança.

Agora que você viu como e quando calibrar os pneus, sabe exatamente o que fazer para evitar grandes dores de cabeça adotando uma atitude simples. Por isso não deixe de regular a pressão do seu carro.

E se você já é cliente do seguro auto Pay Per Use e um imprevisto surgir, basta acionar a assistência técnica ou solicitar guincho direto pelo app. Fácil e rápido.

Ainda não é cliente? Então, conheça as vantagens de contratar um seguro auto inovador e contar com a garantia da MAPFRE, a maior em seguros de bens da América latina. 

Também vale reforçar que não só a calibragem causa danos no seu veículo e coloca em risco a sua segurança. Nada substitui as inspeções nos pneus, bem como as vistorias no automóvel, feitas, de preferência, por um mecânico de confiança.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...