Auto

Descubra quando calibrar os pneus e porque fazer isso regularmente

Compartilhe em:

Quando calibrar os pneus

Veja quais são os prós e contras de manter os pneus sempre calibrados e evite riscos

Saber quando calibrar os pneus é essencial para qualquer condutor de veículo.  Afinal, ninguém gosta de acabar parado na beira da estrada durante o trajeto para um compromisso importante. Ainda mais quando a causa poderia ser facilmente evitada com uma parada rápida em qualquer posto de combustível antes de cair na estrada. 

Pensando nisso, preparamos um texto explicando a importância de calibrar os pneus regularmente e como fazer isso da melhor forma. Assim, você já consegue se precaver e evitar problemas futuros.

Razões para calibrar os pneus

Você sabia que manter a pressão dos pneus adequada é tão importante quanto abastecer o carro? E, o mais curioso, é que muitas pessoas não fazem ideia disso.

De acordo com uma pesquisa feita pela Michelin, 45% dos motoristas brasileiros rodam com a pressão fora dos limites recomendados e, em cerca de 20% dos casos, com risco de rompimento do pneu a curto e médio prazo.

Também segundo a Michelin, um pneu com calibragem 20% abaixo do recomendável pode render menos de 20% na quilometragem.

Os principais problemas de pneus com pressão incorreta são:

  • Detalonamento: quando o pneu sai da roda com o veículo em movimento;
  • Aquaplanagem: quando a água forma uma fina camada sobre a pista, fazendo com que o pneu perca o atrito com o solo e deslize;
  • Instabilidade: a pressão irregular facilita derrapagens e frenagem ruim;
  • Desgaste: pneus mal calibrados tendem a durar menos.

A calibragem incorreta ainda causa desgaste na suspensão, forçando o motor e, consequentemente, aumentando o consumo de combustível e emissão de CO2 (dióxido de carbono).

O que além de causar danos ao meio ambiente leva a manutenções constantes e mais idas ao posto de gasolina. Ou seja, faz mal à saúde e ainda por cima causa um acidente no seu bolso.

Por isso, manter a calibragem frequente dos pneus é fundamental para garantir o seu bem estar e dos seus passageiros.

Mas então, quando calibrar os pneus?

Homem fazendo calibragem de pneu de carro.

O ideal é sempre verificar no manual do veículo quais são as instruções do fabricante específicas para o modelo do seu carro. 

De todo modo, no geral, o recomendável é calibrar os pneus de 15 em 15 dias, mas há algumas exceções. Por exemplo, se você não usa o carro com frequência, pode calibrar a cada 30 dias. Por outro lado, se costuma rodar trajetos longos com o seu carro, o ideal é fazer a calibragem a cada 500 km.

Ainda no caso de viagens longas, além dos cuidados na estrada, os pneus devem ser calibrados tanto na partida quanto na chegada, combinado? E, ainda, é importante que você não se esqueça do estepe quando calibrar os pneus

Já imaginou precisar substituir um pneu furado e, só então, reparar que o estepe está murcho? Só quem já passou por isso sabe o quanto essa situação pode ser desagradável. 

E se por acaso sentir a necessidade de calibrar os pneus além das recomendações acima, o ideal é procurar um mecânico de confiança. O problema pode não ser nos pneus e, por isso, o melhor a fazer é investigar.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como saber a calibragem correta?

A pressão dos veículos é definida de acordo com as especificações do fabricante e as regulamentações do INMETRO. Os sistemas de calibragem mais comuns são:

  • PSI (Pound Per Square Inch), presente na maioria dos veículos brasileiros;
  • BAR, usada pela indústria e pela meteorologia (barômetro);
  • KPA (Pascal), unidade padrão do Sistema Internacional de Unidades (SI).

A indicação de calibragem normalmente fica localizada em uma etiqueta na porta do motorista, na parte interna da tampa de combustível ou no manual do automóvel.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que, na maioria dos veículos, a pressão dos pneus varia de acordo com a carga. Por isso, antes de fazer uma viagem ou ir trabalhar, certifique-se de fazer a calibragem correta.

Além disso, o conjunto de pneus traseiros costuma ser maior que os dianteiros, então em alguns modelos pode haver uma variação entre eles.

Como fazer a calibragem?

Para fazer a calibragem corretamente os pneus devem estar frios, ou seja, terem rodados no máximo 3 km, segue um passo a passo:

1) Digite o número no visor da bomba de ar;

2) Retire a tampa da válvula do pneu;

3) Encaixe a mangueirinha na válvula;

4) Espere o aviso sonoro indicando a pressão ideal;

5) Retire a mangueirinha e recoloque a válvula.

Seguindo esses passos, você não terá problemas com a pressão do carro.

Lembrando que a calibragem deve ficar na medida indicada, nem mais e nem menos. Aumentar a pressão do ar também prejudicará o seu veículo e a sua segurança.

Agora que você viu como e quando calibrar os pneus, sabe exatamente o que fazer para evitar grandes dores de cabeça adotando uma atitude simples. Por isso não deixe de regular a pressão do seu carro.

E se você já é cliente do seguro auto Pay Per Use e um imprevisto surgir, basta acionar a assistência técnica ou solicitar guincho direto pelo app. Fácil e rápido.

Ainda não é cliente? Então, conheça as vantagens de contratar um seguro auto inovador e contar com a garantia da MAPFRE, a maior em seguros de bens da América latina. 

Também vale reforçar que não só a calibragem causa danos no seu veículo e coloca em risco a sua segurança. Nada substitui as inspeções nos pneus, bem como as vistorias no automóvel, feitas, de preferência, por um mecânico de confiança.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dúvidas sobre a CNH Social? O Detran esclarece
Não dá para dirigir sem CNH ou permissão para dirigir, não é mesmo? Se a grana está curta para...
Vazamento de água no carro: como identificar e o que fazer?
Um belo dia você sai da garagem e vê que há uma poça de água debaixo do carro. Se...
Direitos e deveres dos motoristas com os carros elétricos
A frota de carros elétricos não para de crescer no Brasil. Os modelos 100% elétricos tiveram 3.395 emplacamentos no...
Inmetro: saiba quais são carros mais econômicos de 2022
Apesar das ligeiras quedas no segundo semestre de 2022, o preço dos combustíveis continua alto no Brasil. Quem roda...
Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês
Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para...
Se eu atropelar um bichinho, meu seguro auto oferece cobertura?
Não é raro encontrar animais soltos nas ruas ou na beira de rodovias. Infelizmente, muitos estão perdidos ou foram...