Sustentabilidade

Biodiesel: como funcionam os carros com a tecnologia

Compartilhe em:

dia do biodiesel

Entenda como os combustíveis renováveis podem oferecer uma série de benefícios para o seu veículo e para o meio ambiente

Nos últimos anos, a preocupação com temas relacionados ao meio ambiente cresceu consideravelmente. Isso porque, cada vez mais se tornam evidentes as alterações e consequências de um consumo desenfreado e o uso de poluentes na atmosfera. 

Neste sentido, muitas pessoas vêm procurando alternativas mais sustentáveis como forma de tentar diminuir os impactos causados pelo uso de tantas substâncias nocivas ao nosso planeta. 

Uma das principais formas de minimizar essa situação, é justamente voltando os olhares para uma das principais causas da poluição nas cidades: o combustível queimado pelos veículos. 

Mas afinal, como é possível evitar que isso aconteça? Na verdade, a solução para este problema já existe: a substituição dos veículos por carros que reduzam o consumo do petróleo e utilizem combustíveis renováveis, como por exemplo o biodiesel.

E se este assunto ainda não é muito familiar para você, acompanhe a seguir as informações que reunimos para te inteirar sobre o assunto!

O que é Biodiesel?

Trata-se de um biocombustível produzido a partir de uma matéria orgânica de origem animal ou vegetal considerado uma fonte de energia mais limpa, orgânica e renovável. 

O biodiesel pode ser utilizado em motores que funcionam a diesel. Ele tem como principal objetivo justamente substituir o óleo diesel, muito usado em automóveis mais pesados, como os caminhões e ônibus. 

Como ele é produzido?

Como mencionamos acima, para produzir o biodiesel é necessário retirar o óleo das plantas (quando de origem vegetal) ou da gordura animal. É preciso misturá-lo com metanol e depois estimulá-lo por um catalisador – produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o metanol.

No caso da produção feita a partir de uma matéria orgânica vegetal, podem ser usadas diversas espécies, como por exemplo o óleo de soja, de girassol, de palma, de algodão, dentre outras. 

No entanto, hoje, a principal matéria-prima usada em sua produção tem sido o óleo de soja. Isso ocorre porque o Brasil é o maior produtor mundial de soja, sendo que o grão é responsável por cerca de 70% do biodiesel brasileiro. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como funcionam os carros a Biodiesel?

Assim como os veículos à diesel, os carros utilizam uma tecnologia diferente dos motores convencionais movidos a gasolina ou dos carros flex

Eles foram criados a partir de uma necessidade de encontrar uma opção mais eficiente e sustentável para o funcionamento dos veículos. Além disso, agregam mais potência aos motores.

Isso porque neste último caso, o motor a gasolina/álcool faz a combustão por meio de uma faísca produzida pela vela de ignição.

Já no caso dos motores a diesel, todo o processo ocorre a partir do calor liberado quando o ar é altamente comprimido na câmara de combustão. Assim, o biodiesel é inflamado sem precisar do uso de uma vela de ignição.

Você é daqueles curiosos que adoram saber como funciona esse tipo de processo em seus mínimos detalhes? Então acompanhe o passo a passo do funcionamento dos motores a diesel e como eles geram a energia mecânica: 

  • Indução: é a primeira etapa para o funcionamento. O ar é sugado para dentro do cilindro através de uma válvula de entrada;
  • Compressão: o pistão do motor sobe e comprime o ar no interior do cilindro;
  • Ignição: o biocombustível é injetado no ar comprimido (que já atingiu uma alta temperatura) provocando uma combustão espontânea, forçando o movimento do pistão para baixo;
  • Exaustão: são gerados os gases e os mesmos são expelidos do interior do cilindro através do movimento ascendente do pistão. 

Após todo este processo, o acelerador é quem irá regular a quantidade de combustível utilizado, ajustando a potência que o motor vai gerar. 

Quais são os benefícios para os carros e para o meio ambiente?

carros biodiesel

Os motores que funcionam a Biodiesel oferecem uma série de vantagens, tanto para o bolso dos condutores, quanto para o meio ambiente. Confira quais são elas a seguir!

Baixo consumo

Um dos principais benefícios está justamente relacionado ao baixo consumo de combustível em relação aos motores que funcionam a gasolina. 

Alguns motores conseguem rodar até até 30 quilômetros por litro de Biodiesel, enquanto os carros abastecidos com álcool fazem em média de 10 a 12 quilômetros por litro. 

Torna o motor mais potente

Como o poder de combustão é maior, aumenta-se também a potência dos motores. Eles se tornam mais fortes em comparação aos demais automóveis. 

Energia renovável

Trata-se de um combustível considerado energia renovável. Ou seja, ele é proveniente de recursos naturais que são facilmente encontrados na natureza. 

Menos poluentes

Os motores a diesel também são mais favoráveis ao meio ambiente, uma vez que não poluem tanto quanto os movidos a gasolina. 

Normalmente, esse tipo de motor possui filtros e catalisadores capazes de proporcionar uma menor emissão de poluentes, além de ser uma fonte limpa e renovável de energia. 

Como contribuir ainda mais com o planeta?

Para quem se preocupa com a poluição causada nas grandes cidades devido ao exorbitante número de veículos circulando, não só essa, mas também outras ações também podem ser incorporadas no dia a dia. 

O uso de um seguro auto que também se preocupa com essas questões é um grande exemplo disso. 

O seguro auto pago por uso da Thinkseg incentiva os motoristas a usarem seus veículos de forma mais consciente, optando sempre que possível por um meio de transporte mais alternativo. 

Com isso, contribui-se não só com o meio ambiente, mas também com a economia mensal, uma vez que com o seguro pago por km, você só paga o quanto rodar com o carro no mês. 

Ainda não conhece essa modalidade? Entre em contato com a nossa equipe e descubra as inúmeras vantagens dessa solução!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Energia eólica: conheça essa fonte de energia
A demanda mundial por energia elétrica cresce cada dia mais, em especial com a popularização dos carros elétricos. Na...
4 maneiras de lavar o carro gastando o mínimo possível de água
Nas épocas de seca, entre os meses de maio e setembro, todos os anos o alerta para o risco...
Conheça os 7 tipos de poluição
Nos últimos 100 anos, o planeta Terra passou por muitas transformações realizadas pelo homem em nome do progresso e...
9 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia
Desde os anos 1970, ativistas e instituições vêm alertando a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente e...
Fato ou fake: mesmo parados os carros poluem?
Para a maioria das pessoas, a poluição causada pela fumaça dos veículos só corre com o motor ligado. Isto...