Conheça a modalidade de cinema a céu aberto que vem ganhando cada vez mais adeptos no País e no mundo!
Muito populares nos anos 60 e 70, os cinemas drive-in voltaram a ganhar força no Brasil em 2020. Isso porque com a chegada do novo coronavírus e as medidas de saúde que indicam o isolamento social, muitos hábitos e costumes precisaram ser revistos.
Neste sentido, a diversão também passou por uma adaptação, tendo em vista que os cinemas tradicionais também foram fechados, junto com uma leva de comércios e serviços considerados não essenciais.
Se você tem um pouco mais de 30 anos, com certeza sabe do que nós estamos falando. Mas, caso seja mais novo, não tem problema: você terá a oportunidade de conhecer uma modalidade muito clássica lazer, sem precisar colocar sua saúde em risco. Confira!
Por que essa moda voltou?
Desde que o coronavírus chegou ao Brasil, muita coisa mudou por aqui: as recomendações de saúde foram para que as pessoas ficassem em suas casas, evitassem aglomerações e reforçassem as medidas de higiene.
Com isso, todos os comércios e serviços considerados não essenciais como shoppings, cinemas, teatros, estádios de futebol e tantos outros foram fechados numa tentativa de minimizar o contágio da população.
A partir daí, surgiu a necessidade de adaptar os costumes para a nova realidade: restaurantes passaram a atender apenas delivery, empresas adotaram o home office e os cinemas drive-in se tornaram a aposta para um entretenimento sem contato físico.
Esses espaços deixam de ser algo nostálgico para atrair um grande público que anseia por sentir a sensação de ‘liberdade’ outra vez.
Onde encontrá-los?
Se você decidiu se render aos encantos e deseja assistir um filme no melhor estilo ‘sessão da tarde’ saiba que muitas cidades do Brasil já estão aderindo à modalidade.
Diversas iniciativas prometem que os espaços de cinema drive-in vão surgir inicialmente em oito capitais brasileiras a partir de julho. Eles devem receber uma infraestrutura para cerca de 200 a 300 carros por sessão.
Oficialmente, já existem cerca de 15 salas a céu aberto espalhadas pelo país. Sete delas estão localizadas em São Paulo, quatro no Paraná, duas no Rio Grande do Sul, uma em Brasília e uma no Rio de Janeiro.
Programação para toda a família
Embora muitas pessoas acreditem se tratar de um programa mais romântico e que deve ser aproveitado à dois, a verdade é que os cinemas a céu aberto podem – e devem! – ser uma programação em família.
Isso porque há diversas opções de filmes disponíveis que prometem agradar ao público das mais diferentes idades.
Normalmente, as sessões apresentadas à tarde são destinadas ao público infantil, com clássicos do cinema animado e filmes a la sessão da tarde.
Já no período noturno, costuma-se exibir sessões com filmes considerados mais adultos – como os filmes de terror e romances – esses sim, ideal para casais.
O que são e onde surgiram os cinemas drive-in?
Trata-se de uma marco na história do cinema americano e que ganhou adeptos no mundo inteiro.
Os cinemas drive in basicamente são caracterizados por um grande espaço ao ar
livre onde as pessoas podem estacionar os seus veículos e assistir a um filme numa grande tela disponível, sem precisar sair do carro.
Embora o modelo de negócio tenha surgido a mais de um século, no México, a invenção só foi oficialmente patenteada em 1933 por um magnata conhecido como magnata Richard Hollingshead Jr., que abriu um cinema drive-in em Nova Jersey.
Por se tratar de algo diferenciado, logo milhares de pessoas passaram a frequentar esse tipo de lazer, o que fez com que sua popularidade aumentasse, atingindo o seu auge entre as décadas de 50 e 60.
Com o passar dos anos, muitos países também implementaram este novo formato de cinema e, embora não tenha sido tão popular quanto nos Estados Unidos, no Brasil, o drive-in também fez sucesso.
No entanto, a prática veio perdendo sua força com a chegada das tecnologias. Atualmente (ao menos até o início de 2020) apenas o Cine Drive-In Brasília, inaugurado em 1973 resistiu ao tempo.
Proteção contra a Covid-19
Para evitar a contaminação com o vírus, é necessário que esses espaços respeitem as recomendações de segurança.
Deve-se adotar um espaço seguro entre os carros e todos os funcionários precisam usar os equipamentos de segurança como luvas e máscaras de proteção.
Além disso, os espectadores também precisam se proteger para garantir sua segurança e saúde: o uso de máscaras também é recomendado, além de ter um álcool em gel sempre à mãos para higienizá-las caso necessário.
Veja também: Como evitar o contágio pelo coronavírus ao andar de carro?
Alguns estabelecimentos também estão usando um sistema de filas digital para quem precisa utilizar os banheiros.
A recomendação, é que vá preparado para qualquer imprevisto. Caso ocorra de a bateria arriar ou qualquer outro problema no seu veículo, o ideal é que você acione o seu seguro auto para não ficar na mão.
Nesse momento uma boa alternativa é o seguro auto pago por uso. Com ele você vai pagar uma assinatura fixa mensal e apenas os KMs que rodar.
No mais, aproveite o momento para curtir e aproveitar um momento de descontração, que na maioria das vezes são raros devido à correria do dia a dia!