Auto

Revisão do carro antes da viagem: saiba como fazer

Compartilhe em:

Revisão do carro para viagem

Descubra quais itens são vistoriados em uma revisão e a importância de fazê-la antes de uma viagem

Fazer a revisão do carro é importante em vários momentos, mas antes de qualquer viagem ela se torna ainda mais essencial por uma série de motivos.

Seja para não colocar a segurança da família em risco ou para não gerar qualquer dor de cabeça, é fundamental estar com o veículo em dia antes de pegar a estrada.

Além disso, também temos o fato de que algum problema no veículo pode gerar multas e comprometer a saúde financeira do mês. Assim, uma simples revisão pode evitar muitos transtornos e, da mesma forma, não atrapalhar a viagem em qualquer sentido.

Por esse motivo, preparamos um conteúdo completo sobre a revisão do carro. Descubra os motivos que levam ela a ser tão importante e, também, quais os itens que devem fazer parte dessa vistoria. Leia o artigo até o final!

A importância do check-up completo do veículo antes de pegar a estrada

Viajar por lazer é uma das atividades mais prazerosas para fazer em qualquer momento da vida. Seja em uma viagem sozinho, com amigos ou família, são muitos os benefícios para quem deseja deixar o conforto do lar para cair na estrada.

Por esse motivo, é importante tomar vários cuidados para que a viagem aconteça de forma tranquila e saia como foi planejada. Afinal, ninguém quer interromper ou atrasar a chegada até o destino, certo?

Sendo assim, a revisão do carro é uma das primeiras etapas de uma viagem, independentemente da distância a ser percorrida. E isso acontece por alguns motivos:

Segurança das pessoas

Segundo dados levantados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 5 pessoas morrem a cada hora por consequência de acidentes de trânsito no país.

Apesar da grande parte dos acidentes serem frutos de imprudência, muitas situações também acontecem por panes mecânicas e elétricas nos veículos, o que contribui para esses números assustadores.

Portanto, além de não abusar no trânsito, os motoristas também precisam ter uma grande preocupação com a conservação do automóvel. E é aí que entra a importância da revisão periódica do veículo.

Prevenção de multas

Outro motivo para fazer um check-up completo no automóvel é a prevenção de multas. Neste sentido, o carro que apresenta determinados tipos de problemas pode ser multado e, desta forma, gerar um transtorno financeiro inesperado ao motorista.

Portanto, não custa muito fazer a manutenção preventiva para evitar essa situação.

Experiência de viagem

Por último, mas não menos importante, temos a experiência da viagem que pode ser comprometida por uma situação de quebra do veículo.

Para quem viaja com família, por exemplo, ficar com crianças no carro aguardando a resolução do problema pode ser uma dor de cabeça e tanto. Então, nesse caso, não vale a pena arriscar.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Principais itens verificados na revisão do carro

Agora que entendemos um pouco mais sobre a importância e os riscos de não fazer a revisão do carro, vamos listar os principais itens verificados nesse processo e o que é preciso analisar:

Principais pontos observados na revisão do carro

Pneus

É verificado o desgaste geral dos itens, seja na profundidade dos sulcos e na presença de bolhas que, igualmente, podem comprometer a dirigibilidade na estrada. O alinhamento e balanceamento também são verificados, bem como a calibragem dos pneus.

Suspensão

São analisados barulhos gerais e batidas secas. Isso  pode indicar o comprometimento das molas ou do sistema como um todo, o que também pode prejudicar a dirigibilidade nas vias.

Fluidos

Aqui é necessário identificar possíveis vazamentos de fluidos do carro, considerando o líquido de arrefecimento, óleo de motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, além do combustível no reservatório de partida a frio.

Bateria

A análise completa da bateria do carro também é importante. Com ela, pode ser verificado o comprometimento do fornecimento de energia para o veículo.

Luzes

Faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré, setas e iluminação do painel – principalmente da injeção eletrônica – são itens que precisam funcionar conforme o esperado para não comprometer a viagem em nenhum sentido.

Velas e cabos

As velas do veículo devem ser examinadas a cada 10.000 quilômetros rodados, sendo que os cabos precisam ser trocados a cada 50.000 quilômetros de rodagem.

É importante não deixar esses componentes serem danificados, pois eles podem comprometer outras peças do automóvel.

Freios

Pastilhas, discos e tambores são verificados para identificar qualquer tipo de desgaste, que pode variar conforme o comportamento de uso do carro.

Sistema de limpeza dos vidros

Apesar de não parecer tão importante, o sistema de limpeza dos vidros deve ser revisado para, em caso de chuvas ou neblina, não deixar o motorista na mão.

Triângulo, macaco e chave de roda

Esses acessórios precisam estar presentes no veículo para que, em uma eventual necessidade, possam ser usados para sinalizar uma troca de pneu ou pane veicular.

Bônus: seguro do automóvel

Além da revisão do carro estar em dia, é preciso ir além e proteger o veículo ainda mais. Assim, um seguro auto vai proporcionar a tranquilidade para que a viagem aconteça da melhor forma possível.

Mas antes que você pense que um seguro de automóvel é para poucos – por ser caro e inacessível –, saiba que existem modalidades que pensam no motorista e oferecem uma forma barata e acessível para proteger o veículo.

Este é o caso do Pay Per Use, um seguro pensado para ser econômico e justo. Nesta modalidade, o motorista paga apenas uma mensalidade baixa e poucos centavos por quilômetro rodado.

Ou seja, se você não costuma usar o automóvel diariamente, vai conseguir poupar sem comprometer a proteção do veículo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...