Auto

Vai trocar de carro este ano? O que você não pode deixar de pesquisar

Compartilhe em:

comprar carro usado

Quase todo mundo começa o ano com novos objetivos e planos. E, para muitos, um deles é trocar de carro. Mas, antes de escolher o modelo e fechar negócio, vale a pena pesquisar para não cair em uma cilada. Separamos algumas dicas para que você faça uma boa compra e aproveite o carro novo.

O que fazer antes de trocar de carro

Verifique se o modelo não vai mudar

Os fabricantes estão antecipando cada vez mais os lançamentos dos modelos do ano seguinte. Se antes eles chegavam em agosto, setembro, atualmente algumas marcas já lançam as novas linhas logo no início do ano.

Muitas vezes não há grandes mudanças, porém não é raro o carro ganhar novos equipamentos ou alguma reestilização, sem contar melhorias mecânicas. Então, se você estiver de olho em um determinado modelo, não deixe de procurar informações. 

Peça descontos

Ok, o carro escolhido vai mudar nos próximos meses. Isso pode ser um ponto positivo, caso você não faça questão de ter a última novidade na garagem. Com essa carta na manga ao negociar a compra, batalhe por um bom desconto com a concessionária.

Veja a concorrência

Se você busca por um segmento específico ao trocar de carro, uma boa ideia é ver como está a concorrência. Pode ser que um rival do modelo escolhido esteja para ser lançado e seja muito mais moderno e equipado. Daí vale a pena esperar e conhecer a novidade antes de fechar negócio.

Conheça mais sobre o carro

É importante saber o que está comprando. Antes de comprar, busque informações sobre aspectos importantes para você. Como é o consumo? O espaço no banco traseiro é bom? E o porta-malas, tem boa capacidade?

Faça um test drive

Não é raro a pessoa comprar sem andar no carro e depois se decepcionar com o comportamento dinâmico, o ruído interno, o funcionamento do ar-condicionado ou o desempenho do motor. 

Se você não conhece o carro, não deixe de fazer um test drive antes de bater o martelo. Há até quem alugue um carro igual para poder avaliar por mais tempo antes de finalizar a compra.

Pesquise os preços das revisões

Hoje, as garantias de fábrica variam entre três e cinco anos. Ou seja, para manter seu carro dentro da cobertura você terá que fazer as revisões na concessionária por todo esse período. Então não deixe de verificar os preços de cada uma delas para não se assustar.

Veja a reputação da marca ou do modelo

Não quer ter dor de cabeça com defeitos e idas frequentes à concessionária? Não deixe de consultar a reputação da marca ou do modelo escolhido. Nada melhor do que saber a opinião dos donos antes de comprar.

Confira se o carro é visado para roubos e furtos

Infelizmente, alguns modelos são muito queridos pelos bandidos. Para reduzir as chances de ser vítima de um assalto, é importante verificar se o carro escolhido é visado para roubos e furtos.

Faça uma cotação de seguro

Não dá para ficar sem seguro de carro, não é mesmo? Antes de trocar de carro, faça uma cotação do seguro para ver se o modelo escolhido é viável. Dependendo do perfil do condutor, as diferenças de preços dentro do mesmo segmento de veículo podem ultrapassar os 100%.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...