Auto

O que é direção elétrica?

Compartilhe em:

direção semiautônoma

No Brasil, sempre se usou o termo “direção hidráulica” para se designar os veículos com direção assistida. Isso porque até pouco anos atrás, quase todos os modelos tinham o sistema que usa uma bomba hidráulica ligada ao motor do carro para reduzir a força necessária para o motorista girar o volante. Eis que surgiu a direção elétrica e tudo mudou.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Diferenças entre a direção elétrica e hidráulica

A grande diferença entre a direção elétrica e hidráulica está em sua operação. A primeira depende de um sistema mecânico para funcionar. A caixa de direção conta com um sistema hidráulico movimentado por uma bomba. 

Esta, por sua vez, é ligada ao motor do carro pela correia de acessórios. Ou seja, para funcionar a direção hidráulica precisa da potência e do combustível do propulsor e necessita de um sistema com fluido hidráulico, reservatório e mangueiras de alta e baixa pressões.

Já a direção elétrica opera com um sistema próprio que dispensa o auxílio do motor do automóvel. Um motor elétrico instalado na caixa de direção é o responsável por reduzir o esforço na hora de girar o volante.

Por ser ligado à central eletrônica do veículo, o motor elétrico pode fazer variar a assistência, aumentando-a em manobras em baixas velocidades e reduzindo quando o veículo está a 120 km/h em uma estrada, por exemplo.

Os primeiros automóveis brasileiros a utilizarem a direção elétrica surgiram no começo dos anos 2000, entre eles o Fiat Stilo, Honda Fit e Citroën C3.

Vantagens da direção elétrica

As vantagens da direção elétrica são tantas que acabaram levando à quase extinção do sistema hidráulico entre os automóveis, ficando restrito apenas aos veículos pesados. Confira algumas delas:

  • Menor consumo de combustível: a direção elétrica depende apenas do sistema elétrico do carro para funcionar. Assim, sua influência no consumo de combustível é quase zero. Já a hidráulica é ligada diretamente ao motor e pode roubar até 4 cv de potência durante as manobras, elevando o consumo;
  • Redução na emissão de poluentes: por não depender do motor a combustão, a direção elétrica não gera emissões de poluentes. Além disso, ao não exigir o fluido hidráulico, não traz problemas de descarte;
  • Simplicidade: na direção elétrica, apenas um motor ligado à caixa de direção é necessário, ocupando pouco espaço e reduzindo o peso. A direção hidráulica, por sua vez, exige uma carcaça maior da caixa de direção, além da bomba hidráulica, mangueiras, reservatório e fluido;
  • Menos manutenção: raramente o motor da direção elétrica dá problemas e, quando isso acontece, basta substituí-lo. Já a direção hidráulica, além de exigir a troca do fluido, pode ter problemas de vazamento e na bomba hidráulica.
  • Integração com demais sistemas do carro: por estar ligada à central eletrônica do carro, a direção elétrica permite a integração com sistemas do veículo, como alerta de mudança involuntária de faixa, assistente ativo de manobras, assistente ativo de direção, entre outros.

E a direção eletro-hidráulica?

Existe também no mercado a direção eletro-hidráulica, que também foi praticamente extinta entre os automóveis. Porém, permanece firme e forte entre os veículos pesados. Como  o próprio nome diz, é um misto dos sistemas elétrico e hidráulico.

A direção eletro-hidráulica tem funcionamento igual ao da hidráulica. Um sistema com fluido acoplado à caixa de direção reduz o esforço necessário para girar o volante. A grande diferença é que a bomba hidráulica é alimentada por um motor elétrico e não pelo propulsor do veículo.

Apesar de não exigir potência do propulsor, a direção eletro-hidráulica ainda ocupa espaço no compartimento do motor, demanda maior manutenção e não permite a integração com outros sistemas do carro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...