Auto

Diferença entre direção hidráulica e elétrica

Compartilhe em:

Diferenças entre direção hidráulica e elétrica

Descubra as principais diferenças e características desses dois tipos populares de direção veicular

As direções hidráulica e elétrica podem até ter funções semelhantes, que é tirar o “peso” do volante para manobrar o carro. Porém, na prática, cada modalidade apresenta características únicas e que fazem uma diferença bem grande para dirigir.

As características únicas de cada versão trazem benefícios aos motoristas e também aos veículos, como o consumo de combustível e a facilidade para manusear o carro. Então, é importante conhecer os modelos para escolher o mais adequado.

O que é e como funciona a direção hidráulica?

A direção hidráulica é um sistema que utiliza uma bomba hidráulica para circular óleo na caixa de direção. Essa característica reduz enormemente o esforço do motorista no uso do volante, o que facilita no momento de manobrar o veículo durante o uso.

Essa lubrificação permite que o volante fique mais “leve” por volta de 80% ao compararmos com o modelo tradicional. 

A característica pode ser encontrada nos veículos mais antigos e nos modelos automotores mais simples que ainda são vendidos atualmente.

Na prática, quando o motorista gira o volante, uma válvula libera óleo na caixa de direção e a bomba circula o fluido hidráulico. Isso movimenta o pistão responsável por diminuir o esforço necessário para virar o automóvel.

E esse funcionamento depende do motor, que precisa estar ligado para que tudo opere corretamente. Assim, podemos notar duas características na direção hidráulica:

  1. O sistema fica inoperante com o carro desligado;
  2. O sistema consome por volta de 5% a mais de combustível para poder funcionar.


COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

O que é e como funciona a direção elétrica?

A grande diferença entre a direção hidráulica e elétrica está em sua operação. A primeira depende de um sistema mecânico para funcionar. Já a segunda opera com um sistema próprio, elétrico, que dispensa o auxílio do motor do automóvel.

Na prática, ambas precisam do carro funcionando para trabalhar. No entanto, a semelhança acaba nesse ponto. Assim, ao ligar o veículo, uma central eletrônica vai fazer o trabalho de “controlar” o auxílio necessário para o motorista manusear o volante.

Assim, a direção elétrica se adapta ao movimento do veículo, trabalhando como um sistema inteligente para facilitar a vida do motorista. Ou seja, quando o carro está sendo manobrado, o sistema vai se adequar para deixar os movimentos mais leves, o que facilita bastante as ações.

Já com o carro em movimento e alta velocidade, o sistema vai entender que é hora de deixar o volante mais “duro”, o que resulta em um maior controle do carro para o motorista. Essa adaptação é importante por essa versão de direção, naturalmente, dar menos “feedback” do peso do automóvel.

Diferenças entre direção hidráulica e elétrica

Vantagens da direção hidráulica e elétrica

É claro que cada sistema possui vantagens e desvantagens de uso. As desvantagens – nesse caso – dizem respeito ao custo para manutenção do sistema de direção, o que, na maioria dos casos, os motoristas nem chegam a experimentar.

Portanto, vamos focar nas vantagens de cada sistema, que são as situações realmente importantes na maioria do tempo.

Vantagens da direção hidráulica

  • Oferece mais controle do veículo por não deixar a direção tão “macia”;
  • Oferece melhor comunicação com o carro, dando mais feedback da tração do pneu e do peso do veículo;
  • Manutenção mais barata.

Vantagens da direção elétrica

  • Exige menos do motor, o que ajuda a economizar combustível;
  • Oferece uma melhor resposta em diferentes velocidades, graças à adaptação eletrônica do sistema;
  • Não requer fluido hidráulico, o que torna o sistema mais sustentável e exige menos manutenção a longo prazo.

Leia também: Carros autônomos: saiba tudo sobre o assunto

Direção hidráulica e elétrica: qual escolher?

Essa pergunta, na verdade, não possui uma resposta certa. Cada sistema pode agradar determinados tipos de motoristas, com características e habilidades diferentes. Inclusive, existem alguns donos de veículos antigos que ainda preferem os sistemas mecânicos, onde é mais difícil manobrar o veículo em qualquer velocidade.

Portanto, a nossa recomendação é que você teste cada sistema, se ainda não tiver feito isso, e faça uma escolha baseada nos seus gostos pessoais e de direção. Somente com o teste prático você poderá sentir e encontrar a versão mais adequada para uso.


COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

De qualquer forma, lembre-se que a direção hidráulica e elétrica operam com confiança e, dificilmente, vai precisar de manutenções. Portanto, escolha a sua versão predileta, compre aquele carro que sempre sonhou, proteja-o com um bom seguro auto e bora pegar a estrada!

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...