Auto
Atualidades

Dirigir sem mãos ao volante é possível?

Compartilhe em:

volante semiautonomo

Saiba tudo sobre os novos modelos de carro que prometem revolucionar o mercado automobilístico

Nos dias atuais, é quase impensável viver sem tecnologia. Afinal, ela está presente em quase todos as nossas atividades cotidianas e é responsável por tornar tudo mais fácil e simplificado. 

E nesse sentido, com os carros não seria diferente. Com modelos cada vez mais tecnológicos, os automóveis estão se modernizando a fim de oferecer uma melhor experiência para seus condutores e proporcionar muito mais do que um meio de transporte. 

Estamos falando sobre os veículos com condução semiautônoma que permitem que os condutores tenham mais comodidade para trafegar por aí. 

Isso porque com esse novo sistema – pasmem – o motorista não precisa ficar o tempo todo com a mão no volante. Parece coisa de filme, mas não é!

Quer saber mais sobre como funciona essa tecnologia? Acompanhe a seguir!

O que são carros com condução semiautônoma?

Provavelmente você já viu algum filme ou desenho futurista em que os carros dirigiam sozinhos, sem precisar da ajuda do condutor para guiá-lo até o seu destino final. 

No entanto, ao contrário do que se imagina, esse tipo de carro ainda não é completamente autônomo. Isso significa que, mesmo que ele consiga percorrer longos quilômetros sem a interferência de um humano, ainda é necessário que ele esteja atento ao percurso. 

omo o próprio nome sugere, trata-se de uma tecnologia semiautônoma que funciona mais ou menos da seguinte forma: ao acionar um dispositivo, o carro controla o acelerador, freio e até mesmo o volante para o condutor, sem que ele precise fazer qualquer movimento. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como funciona essa tecnologia?

Basicamente, são instalados diversos sensores, câmeras e radares no veículo. Eles são responsáveis por ler as faixas de rolamento da via e manter o carro dentro da trajetória, utilizando um sistema de GPS para chegar até o destino. 

Com um controle cruzeiro adaptativo, o mecanismo regula a frenagem e aceleração do veículo mantendo uma distância segura dos outros carros. Assim, ele trafega praticamente sem interferência humana.

Estes carros, são capazes de trafegar em rodovias e até mesmo fazer curvas de raio mais longo, dando maior comodidade e conforto ao motorista durante os percursos.

Níveis de automação dos veículos

direção semiautônoma

Para se atingir uma automação completa dos veículos, é necessário chegar a  um estado mais avançado de tecnologia.Muitos especialistas acreditam que, pelo menos nos próximos anos, é inviável isso acontecer. 

Para não depender de completamente nenhuma interferência humana, é necessário que o veículo atinja o nível 5 de automação. Esse é  um estágio máximo para esse tipo de automóvel.

Na realidade, a maioria dos carros disponíveis atualmente estão no nível 2 e 3 de automação, o que mostra que ainda há um longo caminho a ser percorrido pelos fabricantes. 

Nível 1 

Trata-se dos carros que possuem apenas uma assitência para uma melhor condução. Dentre as tecnologias presentes em veículos em estágio 1, estão o controle de velocidade adaptativo que freia e acelera o carro sem que o motorista precise acionar os pedais. 

Além disso, alguns veículos em nível 1 também possuem leitores de faixa capazes de fazer pequenas correções na direção. 

Nível 2 

Já o nível 2 é a junção dos dois sistemas mencionados acima. É possível o motorista ‘abandonar’ o volante por alguns segundos, sem que isso necessariamente cause algum problema ou acidente. 

No Brasil, todos os veículos disponíveis com condução semiautônoma estão na fase 2, como é o caso do Volvo XC40 e da BMW Série 7.

Nível 3

No nível 3, não há muitas alterações em relação ao nível 2. O que muda é que, enquanto nos modelos menos avançados o carro convoca o motorista a assumir o volante após alguns segundos, no nível 3 isso não existirá.

Isso porque a tecnologia utilizada será capaz de ler que o veículo está em um congestionamento, por exemplo, e controlar o carro sem precisar de interferência humana.

No entanto, esse tipo de sistema ainda não foi homologado e, só funcionará em congestionamentos. 

Nível 4 

Um dos estágios mais avançados. Nessa etapa, os carros autônomos conseguirão guiar o motorista de um lugar ao outro usando apenas os dados de GPS, realizando manobras e até mesmo tomando decisões de forma autônoma. 

Nível 5 

Por fim, no nível 5, pedais e volantes se tornam completamente desnecessários. O veículo já pode atuar de maneira completamente autônoma pelas vias. 

Isso já existe no Brasil? 

Embora já seja comum nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, os carros com condução semiautônoma ainda não são tão populares no Brasil. 

Atualmente, há apenas alguns modelos de marcas de automóveis de luxo que disponibilizam a tecnologia no estágio 2.

Ainda assim, esse tipo de veículo costuma ter um preço bem elevado e, portanto, não é algo acessível a todos. 

Esse tipo de carro é seguro?

Esse é um dos pontos mais levantados quando o assunto é condução semiautônoma. Isso porque ainda não se sabe ao certo o quão seguro é esse tipo de tecnologia. 

Em casos de acidentes, por exemplo, qual a sua capacidade de reação. No entanto, para quem sonha em ter um veículo assim, deve-se ter em mente que manter o seguro auto em dia é fundamental. 

Assim, para qualquer imprevisto, você poderá acionar o seu seguro auto pago por uso e não ficar no prejuízo. Afinal, ninguém merece ter o seu carro danificado e pagar uma fortuna para arrumar, não é mesmo?! 

Mas, mesmo que o seu carro não tenha essa tecnologia toda, não deixe de protegê-lo, pois principalmente nas grandes cidades, estamos suscetíveis a diversos riscos no dia a dia.  

Então, não perca tempo, cuide-se e proteja seu veículo com o seguro pago por uso da Thinkseg, uma alternativa também tecnológica que promete revolucionar o mercado de seguros no Brasil!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...