Quase todo mundo começa o ano com novos objetivos e planos. E, para muitos, um deles é trocar de carro. Mas, antes de escolher o modelo e fechar negócio, vale a pena pesquisar para não cair em uma cilada. Separamos algumas dicas para que você faça uma boa compra e aproveite o carro novo.
O que fazer antes de trocar de carro
Verifique se o modelo não vai mudar
Os fabricantes estão antecipando cada vez mais os lançamentos dos modelos do ano seguinte. Se antes eles chegavam em agosto, setembro, atualmente algumas marcas já lançam as novas linhas logo no início do ano.
Muitas vezes não há grandes mudanças, porém não é raro o carro ganhar novos equipamentos ou alguma reestilização, sem contar melhorias mecânicas. Então, se você estiver de olho em um determinado modelo, não deixe de procurar informações.
Peça descontos
Ok, o carro escolhido vai mudar nos próximos meses. Isso pode ser um ponto positivo, caso você não faça questão de ter a última novidade na garagem. Com essa carta na manga ao negociar a compra, batalhe por um bom desconto com a concessionária.
Veja a concorrência
Se você busca por um segmento específico ao trocar de carro, uma boa ideia é ver como está a concorrência. Pode ser que um rival do modelo escolhido esteja para ser lançado e seja muito mais moderno e equipado. Daí vale a pena esperar e conhecer a novidade antes de fechar negócio.
Conheça mais sobre o carro
É importante saber o que está comprando. Antes de comprar, busque informações sobre aspectos importantes para você. Como é o consumo? O espaço no banco traseiro é bom? E o porta-malas, tem boa capacidade?
Faça um test drive
Não é raro a pessoa comprar sem andar no carro e depois se decepcionar com o comportamento dinâmico, o ruído interno, o funcionamento do ar-condicionado ou o desempenho do motor.
Se você não conhece o carro, não deixe de fazer um test drive antes de bater o martelo. Há até quem alugue um carro igual para poder avaliar por mais tempo antes de finalizar a compra.
Pesquise os preços das revisões
Hoje, as garantias de fábrica variam entre três e cinco anos. Ou seja, para manter seu carro dentro da cobertura você terá que fazer as revisões na concessionária por todo esse período. Então não deixe de verificar os preços de cada uma delas para não se assustar.
Veja a reputação da marca ou do modelo
Não quer ter dor de cabeça com defeitos e idas frequentes à concessionária? Não deixe de consultar a reputação da marca ou do modelo escolhido. Nada melhor do que saber a opinião dos donos antes de comprar.
Confira se o carro é visado para roubos e furtos
Infelizmente, alguns modelos são muito queridos pelos bandidos. Para reduzir as chances de ser vítima de um assalto, é importante verificar se o carro escolhido é visado para roubos e furtos.
Faça uma cotação de seguro
Não dá para ficar sem seguro de carro, não é mesmo? Antes de trocar de carro, faça uma cotação do seguro para ver se o modelo escolhido é viável. Dependendo do perfil do condutor, as diferenças de preços dentro do mesmo segmento de veículo podem ultrapassar os 100%.