A Thinkseg esteve presente no fórum latino-americano de inovação em seguros para falar sobre o aumento da demanda do seguro auto Pay Per Use ao longo deste ano, durante a live “Ecossistema no Brasil: Oportunidades na região”, promovida pelo grupo argentino CMS, realizada no dia 6 de outubro, com 1,5 mil inscritos.
Segundo o CEO da Thinkseg, Andre Gregori, as contratações do Pay Per Use estão crescentes, principalmente, porque a pandemia acelerou o comportamento digital das pessoas em todas as áreas, inclusive, no setor de seguros. “Em 2016, quando iniciei a Thinkseg, não existia usuário de internet em seguros”, diz Gregori.
Além de o consumidor ter de se acostumar a realizar as compras pela internet, por conta do isolamento social, muitos tiveram redução receita diante do menor crescimento da economia. Hoje, é comum ouvir a pergunta do cliente: Por que tenho de pagar o mesmo preço cobrado do seguro automóvel no ano passado se estou andando muito menos com o meu carro em 2020?
“O atual cenário acelerou a pesquisa digital por produtos com melhores preços e com transparência na composição dos valores cobrados”, afirma o CEO da Thinkseg.
O crescimento dos negócios em ambiente digital também foi compartilhado pelos outros participantes da live, moderada pelo fundador do CQCS, Gustavo Doria Filho.
Diante do grande aumento da procura por bicicletas comuns e bicicletas elétricas durante a pandemia, como medida para se evitar transportes coletivos, o sócio da Prudente Seguros, Amilcar Vianna, observou o aumento da venda dos seguros online para o nicho das “bikes”.
Também o CEO da insurtech Cilia Tecnologia, Daniel Barbosa, afirma ter sido muito procurado, ao longo dos meses de isolamento social, por seguradoras no Brasil e também empresas de fora. Todas interessadas no software da startup que usa inteligência artificial.
Com uma simples foto da dianteira do carro amassado, por exemplo, o algoritmo do software do sistema Cilia pode reconhecer peças externas ou externas danificadas no veículo, apontando o custo delas e da mão de obra. A partir daí, faz o orçamento do reparo para seguradoras e a indicação da oficina mais próxima, apta a fazer determinado tipo de conserto, ao cliente.
“Do ponto inicial do imprevisto com o carro até a solução de todo o estresse”, o problema é resolvido em cinco minutos com o uso da tecnologia”, explica Barbosa.
A live “Ecossistema no Brasil: Oportunidades na região” integra o “Insurtech Latam Forum 2020” (de 5 a 9 de outubro de 2020). Trata-se de um fórum latino-americano online de inovação em seguros, com vários líderes de startups e companhias em toda a América Latina, presentes em palestras e painéis.
A iniciativa é 100% digital e interativa, promovida pela IMS (a vertical de Insurance do CMS Group), em conjunto com a Digital Insurance Latam.
Assista a uma parte da live com o CEO da Thinkseg, Andre Gregori: