Auto

Qual é o melhor caminho para encontrar um bom seminovo?

Compartilhe em:

compra de carro seminovo

Comprar um seminovo bom pode ser uma opção muito interessante para quem deseja economizar dinheiro em relação a um carro novo – que subiram muito de preço de três anos para cá -, mas ainda assim ter um veículo em bom estado de conservação e que atenda às suas necessidades. 

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em ciladas e acabar adquirindo um carro que não valha o que se está pagando por ele. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ajudar você a encontrar um seminovo bom.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Escolha um que caiba no seu bolso

Antes de tudo, é importante definir suas necessidades e seu orçamento. Procure fazer uma pesquisa sobre o modelo de carro que você deseja, as versões disponíveis e as médias de preços praticadas no mercado. Assim, você terá uma ideia mais clara do que pode ou não pagar e do que realmente precisa em termos de características do veículo.

Busque ofertas em revendas e plataformas

Depois de definir suas necessidades e seu orçamento, comece a buscar anúncios de carros seminovos em sites especializados ou em revendas de veículos. É importante observar bem as fotos e descrições dos carros anunciados e fazer uma pré-seleção dos modelos que mais lhe agradam.

Exija vistoria cautelar e verifique o histórico

Ao avaliar o seminovo bom, é fundamental que você faça uma vistoria cautelar no veículo. A vistoria cautelar é um exame minucioso que detecta problemas no veículo, como danos estruturais, sinistros, adulterações, entre outros. É uma forma de avaliar a situação real do carro e evitar surpresas desagradáveis após a compra.

Além da vistoria cautelar, você também deve pedir o histórico do veículo. É possível obter informações como multas, débitos e restrições em órgãos como o Detran ou por meio de empresas especializadas. Dessa forma, você terá mais informações sobre o carro e poderá tomar uma decisão mais segura.

Cuidado com a adulteração de hodômetro

Outro ponto importante é verificar a quilometragem do carro. Para saber se a quilometragem foi alterada, você pode pedir o histórico do veículo, verificar as revisões feitas em concessionárias e comparar a quilometragem atual com a que consta em documentos anteriores. Caso haja alguma discrepância, é possível que o hodômetro tenha sido adulterado. Observe o desgaste dos pedais, volante, alavanca de câmbio, tecido dos bancos.

Atenção aos detalhes de um seminovo bom

Ao fazer a visita ao vendedor ou à revenda, preste atenção em alguns pontos importantes. Verifique se o carro está limpo e bem conservado, se as peças estão em bom estado, se não há diferenças no tom e na textura da pintura, o estado dos pneus e se o motor funciona sem barulhos estranhos.

Faça um test drive e observe o comportamento do veículo em diferentes condições de uso, como em subidas, curvas, acelerações e frenagens. Se possível, leve o carro para uma avaliação em uma oficina mecânica de confiança.

Cote o seguro

Não é raro uma compra de um seminovo bom ser inviabilizada pelo preço do seguro auto. Infelizmente, alguns modelos são mais visados ou possuem alta sinistralidade, o que acaba afetando o valor do prêmio de maneira geral. Se o perfil de uso do motorista também representar um risco elevado, o preço sobe mais ainda.

Pesquise e pechinche

Na hora de fechar negócio, é importante fazer uma boa pesquisa de preços para ter uma ideia do valor de mercado do veículo que você deseja comprar. Desconfie de carros com preço muito abaixo da média. É possível negociar descontos e formas de pagamento mais vantajosas, como parcelamentos ou trocas por outros veículos.

Por fim, lembre-se de que a compra de um bom seminovo exige cuidados e atenção aos detalhes. Mesmo assim, trata-se de um produto usado e sujeito a defeitos e desgaste de componentes. O Código de Defesa do Consumidor ampara o comprador, porém alguns itens são responsabilidade de quem está comprando.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...